Configuração do modem ONDA MSA405HS 3G da TIM no Ubuntu 10.04

Iniciado por jbcn, 03 de Maio de 2010, 13:26

tópico anterior - próximo tópico

jbcn

Depois de buscar em muitas referências na internet, encontrei uma sugestão fácil e rápida para configurar meu modem ONDA MSA405HS 3G da TIM no Ubuntu 10.04. Agradeço a dica de Hugo Bastos Lima Verde, em seu blog http://diversosassuntosbrasil.blogspot.com. As orientações a seguir serviram em meu notebook HP Pavilion dv2770BR e no netbook EeePC 1005HA-V. Seguem os procedimentos necessários para a configuração:

1. Instale os pacotes libusb-dev e usb-modeswitch. Você pode usar o Synaptic ou digitar no Terminal:
sudo apt-get install libusb-dev usb-modeswitch

2. Baixe o diretório compactado driver_tim_onda.tar.gz. Ele pode se obtido em http://www.4shared.com/file/183881134/688ee65f/driver_tim_ondatar.html

3. Descompacte o arquivo baixado. Será extraído o diretório driver_tim_onda contendo três arquivos (tim-web, 10-onda-msa420hs.fdi e 45-onda-msa405hs.rules)

4. Mova o arquivo tim-web para o diretório /sbin/

5. Atribua permissão de execução para o arquivo tim-web. Essa operação no Terminal é:
sudo chmod a+x /sbin/tim-web

6. Mova o arquivo 10-onda-msa420hs.fdi para o diretório usr/share/hal/fdi/preprobe/20thirdparty/

7. Mova o arquivo 45-onda-msa405hs.rules para o diretório /etc/udev/rules.d/

8. Reinicie o computador

9. Com o computador já reiniciado, plugue o modem (não o faça antes do computador estar completamente reiniciado). Nesse momento, o sistema deverá detectar automaticamente a conexão de rede TIM, quando a luz do modem sair de vermelho para verde.

9.1 Caso o sistema não detecte automaticamente a conexão de rede TIM (aconteceu somente com o meu HP Pavilion):
a) Abra "Conexões de rede" em Sistema -> Preferências -> Conexões de rede
b) Na aba "Banda larga móvel", clique no botão "Adicionar"
c) Na janela que se abrirá, o modem ONDA aparecerá abaixo de "Criar uma conexão para este dispositivo móvel:". Clique em "Avançar"
d) Na janela "Escolha o País de seu provedor", selecione "Brazil" e clique em "Avançar"
e) Na janela "Escolha seu provedor", selecione "TIM" e clique em "Avançar"
f) Na janela "Escolha seu plano", clique em "Avançar"
g) Na janela "Confirmação das configurações de banda larga móvel", clique em "Aplicar"
h) Na janela "Editando TIM Padrão 1", você deve marcar a caixa "Disponível para todos os usuários", se você tem mais de um usuário cadastrado em seu sistema. Caso tenha interesse, pode mudar o nome da conexão também (no meu caso, deixei apenas TIM). Depois clique em "Aplicar"
i) Feche a janela "Conexões de rede"
j) Retire o modem e recoloque-o novamente. Agora o sistema deverá detectar a conexão de rede TIM, quando a luz do modem sair de vermelho para verde.

Conforme a familiaridade do usuário com o sistema Linux e a distribuição Ubuntu, esses procedimentos deverão levar aproximadamente de 10 a 20 minutos.

João Nunes

mkleber

Excelente tópico João!

Eu tentei outras soluções apresentadas por colegas e também funcionaram, mas a sua sem dúvida é a mais "mastigada" para os leigos e a mais funcional.

Obrigado e parabéns, acredito que com a popularização do ubuntu e dos modems 3G seu tópico vai ser sempre atual e de grande utilidade.

zekkerj

Eu consegui (re)ativar meu modem MSA405HS da Tim de outra forma, utilizando o pacote usb-modeswitch a partir dos repositórios.
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,62590.msg372284.html#msg372284
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

oceano

João,

Deu certo no meu Dell Inspiron 1420 com o Lucid 64bit.

Todavia, depois de um tempo variável (30min, 40min, 2h...), o modem desliga e tenho que desconecta-lo/conectá-lo de volta para que a conexão fique novamente disponível. É o mesmo que ocorria quando usava o KPPP ou gnome-ppp no Hardy Heron.

O mesmo acontece contigo? Arrumou alguma solução?

No Hardy eu instalei o Vodafone Mobile Connect <https://forge.betavine.net/forum/forum.php?thread_id=582&forum_id=20> e resolvi o problema mas os desenvolvedores estao reformando o software e a versão pra Lucid deve sair só pro fim do mês.

Obrigado,
Igor Moura.

zekkerj

CitarTodavia, depois de um tempo variável (30min, 40min, 2h...), o modem desliga e tenho que desconecta-lo/conectá-lo de volta para que a conexão fique novamente disponível. É o mesmo que ocorria quando usava o KPPP ou gnome-ppp no Hardy Heron.

Ative a opção "Enviar pacotes de eco PPP".
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

zekkerj

Você por acaso teria um celular com chip da mesma operadora, para acompanhar o nível do sinal na mesma posição em que esse modem vai ser usado?

Marcelox

Possuo um eeepc e segui o passo a passo indicado neste tópico e também não obtive sucesso.

Investigando um pouco mais encontrei esse outro tópico: http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=62590.0
um dos participantes comenta que falta um arquivo em alguns casos.
/etc/usb_modeswitch.d/19d2:2000:uPr=ONDA_CDMA_Technologies_MSM

Este era  meu caso, funcionou sem problemas apos a inclusão deste arquivo.

Espero ter contribuído,
Marcelox
Ubuntu Netbook Edition lucid
2.6.32-24-generic #43-Ubuntu SMP