Wicd x Network-manager x Ndiswrapper

Iniciado por Dexzinhu, 17 de Junho de 2010, 19:22

tópico anterior - próximo tópico

Dexzinhu

Oi pessoal, venho recorrer a vocês novamente, é o seguinte, fiquei um tempo sem utilizar o linux pois estava sem tempo mesmo, e voltei esses dias a instalar a versão 10.04.
Pois bem, tenho o problematico chip wireless realtek 8187b que funciona mal e porcamente com o driver nativo.
Instalei o ndiswrapper, peguei o driver do win98 e instalei com ndiswrapper -i net8187.inf, ok como podem ver:

alvaro@alvaro-desk:~$ ndiswrapper -l
net8187b : driver installed
   device (0BDA:8187) present (alternate driver: rtl8187)

(esse rtl8187 é o nativo, creio eu rs)
Continuando..

Editei os arquivos \etc\modules, adicionando a linha "ndiswrapper" e em \etc\modprobe.d\blacklist.conf, adicionando a linha "blacklist rtl8187"
a questão é que o sistema não reconhece a rede, se eu desfazer as alterações e ativar o driver nativo "rtl8187", reconhece e conecta na hora (a navegação é quase impraticável de tão lenta, mas conecta), basta eu desativar o nativo, ativar o ndiswrapper e pronto, nem reconhece a rede.
Ah.. instalei o wicd também e fica na mesma coisa, não reconhece a rede.
Não sei mais o que fazer  :-X

zekkerj

Instale o driver do XP, não do Win98.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Felix

não sei qual o kernel padrão do Ubuntu atual, mas tenho o mesmo chipset de rede e tive esse problema no Debian, só precisei instalar um novo kernel, no caso o 2.6.30 e para mim funcionou perfeitamente, sem precisar alterar mais nada.

zekkerj

Citarnão sei qual o kernel padrão do Ubuntu atual
2.6.32-23...
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Dexzinhu

Quando eu estava com o Karmic, atualizei o kernel e senti melhora sim, mas neste caso, o kernel ja é mais atual.

Tanto com o driver do 98 quanto do XP, o problema é o mesmo, não reconhece a rede.

zekkerj

Joguei uma pesquisa no google, e achei alguns resultados interessantes.

1) Bugs abertos sobre o chipset RTL8187b com o driver nativo:

https://bugs.launchpad.net/ubuntu/+source/linux/+bug/254438
https://bugs.launchpad.net/ubuntu/+source/linux/+bug/215802

Este último é interessante, sugere forçar a taxa de 11Mbps para estabilizar o funcionamento do driver nativo.
sudo iwconfig wlan0 rate 11M

2) Um tópico do fórum em inglês, explica o uso do driver ndiswrapper.
http://ubuntuforums.org/showthread.php?p=9069762

Kairion

Tenho o mesmo chipset, creio até que meu notebook seja parecido com o do Felix, mas, após atualizar o Kernel do Ubuntu, a placa funcionou normalmente (antes eu ia para a sala e a internet caía, agora só preciso testar na minha escola, outro local em que não funcionava).

OBS.: Meu kernel é o 2.6.32-22-generic