O "bug" continua...

Iniciado por Jubuntu, 30 de Abril de 2010, 12:40

tópico anterior - próximo tópico

Jubuntu

Pois é pessoal, já relatei várias vezes aqui o que ocorria com a versão 9.10 e agora retorno pra dizer, que pra minha tristeza, o bug não foi solucionado...
Resumindo, não consigo desde a versão 9.10 usar os efeitos visuais no meu pc, quando faço isso trava tudo, tudo mesmo, nada se move... e tenho que desligar o pc na energia mesmo!
Uma pena... Sei que não posso exigir nada, o sistema é gratuito, e efeitos visuais não interferem no bom uso do sistema, mas...Só queria entender por que isso acontece? Considerando que uso o Ubuntu desde a versão 8** e sempre rodou com tudo, até com o compiz fusion!
Abraços...
Mas tudo bem, ainda amo o Ubuntu!
"Você pode descobrir mais sobre uma pessoa em uma hora de brincadeira do que em um ano de conversa." Platão

Leonardo C

Citação de: Jubuntu online 30 de Abril de 2010, 12:40
Pois é pessoal, já relatei várias vezes aqui o que ocorria com a versão 9.10 e agora retorno pra dizer, que pra minha tristeza, o bug não foi solucionado...
Resumindo, não consigo desde a versão 9.10 usar os efeitos visuais no meu pc, quando faço isso trava tudo, tudo mesmo, nada se move... e tenho que desligar o pc na energia mesmo!
Uma pena... Sei que não posso exigir nada, o sistema é gratuito, e efeitos visuais não interferem no bom uso do sistema, mas...Só queria entender por que isso acontece? Considerando que uso o Ubuntu desde a versão 8** e sempre rodou com tudo, até com o compiz fusion!
Abraços...
Mas tudo bem, ainda amo o Ubuntu!

Deve ser culpa da sua placa de vídeo.
Qual é o modelo?

Tota

Ola

Nestes últimos 5 meses => http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,59073.msg335887.html#msg335887

Você não encontrou nada na Internet para configurar sua placa de vídeo=> 00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation 82945G/GZ Integrated Graphics Controller (rev 02) ?

Verificou se os pacotes mesa, mesa-dri, etc responsáveis pelo 3d Intel no Linux estão instalados?

Criou um xorg.conf e editou com suas configurações?

CitarRe: O bug continua...

Qual o numero do bug no launchpad para o forum poder acompanhar?

Tem certeza que é mesmo um bug? Como é uma placa de 2006, acredito ser difícil não terem resolvido este "bug" ainda...

Seu xorg.conf deveria se parecer com este (este é exemplo, - é para solaris, não Ubuntu, mas xorg é xorg )

CitarSection "ServerLayout"
   Identifier     "X.org Configured"
   Screen      0  "Screen0" 0 0
   InputDevice    "Mouse0" "CorePointer"
   InputDevice    "Keyboard0" "CoreKeyboard"
EndSection

Section "Files"
   RgbPath      "/usr/X11/lib/X11/rgb"
   ModulePath   "/usr/X11/lib/modules/amd64"
   FontPath     "/usr/X11/lib/X11/fonts/TrueType/"
   FontPath     "/usr/X11/lib/X11/fonts/Type1/"
   FontPath     "/usr/X11/lib/X11/fonts/Type1/sun/"
   FontPath     "/usr/X11/lib/X11/fonts/F3bitmaps/"
   FontPath     "/usr/X11/lib/X11/fonts/misc/"
   FontPath     "/usr/X11/lib/X11/fonts/100dpi/"
   FontPath     "/usr/X11/lib/X11/fonts/75dpi/"
EndSection

Section "Module"
   Load  "xtrap"
   Load  "dri"
   Load  "dbe"
   Load  "extmod"
   Load  "GLcore"
   Load  "IA"
   Load  "record"
   Load  "freetype"
   Load  "glx"
EndSection

Section "InputDevice"
   Identifier  "Keyboard0"
   Driver      "kbd"
EndSection

Section "InputDevice"
   Identifier  "Mouse0"
   Driver      "mouse"
   Option        "Protocol" "auto"
   Option        "Device" "/dev/mouse"
   Option        "ZAxisMapping" "4 5 6 7"
EndSection

Section "Monitor"
   Identifier   "Monitor0"
   VendorName   "Monitor Vendor"
   ModelName    "Monitor Model"
EndSection

Section "Device"
       ### Available Driver options are:-
       ### Values: <i>: integer, <f>: float, <bool>: "True"/"False",
       ### <string>: "String", <freq>: "<f> Hz/kHz/MHz"
       ### [arg]: arg optional
       #Option     "NoAccel"              
       #Option     "SWcursor"              
       #Option     "ColorKey"              
       #Option     "CacheLines"            
       #Option     "Dac6Bit"              
       #Option     "DRI"                    
       #Option     "NoDDC"          
       #Option     "ShowCache"    
       #Option     "XvMCSurfaces"
       #Option     "PageFlip"          
   Option      "AccelMethod" "XAA"
   Identifier  "Card0"
   Driver      "intel"
   VendorName  "Intel Corporation"
   BoardName   "82945G/GZ Integrated Graphics Controller"
   BusID       "PCI:0:2:0"
EndSection

Section "Screen"
   Identifier "Screen0"
   Device     "Card0"
   Monitor    "Monitor0"
   SubSection "Display"
       Viewport   0 0
       Depth     1
   EndSubSection
   SubSection "Display"
       Viewport   0 0
       Depth     4
   EndSubSection
   SubSection "Display"
       Viewport   0 0
       Depth     8
   EndSubSection
   SubSection "Display"
       Viewport   0 0
       Depth     15
   EndSubSection
   SubSection "Display"
       Viewport   0 0
       Depth     16
   EndSubSection
   SubSection "Display"
       Viewport   0 0
       Depth     24
   EndSubSection
EndSection

Basta adaptar, se já funcionou em versões anteriores, deveria funcionar nas mais novas.

Se desejar você pode remover o X11 novo e colocar uma versão anterior para sua placa funcionar.

Tem tudo explicado na internet para se fazer o procedimento de downgrade.

De qualquer forma, poste os links que pesquisou neste tempo todo para o fórum poder ajudar.

[],s

erikchagas

Olá!
Gostaria de me juntar ao Jubuntu, estou com os mesmos problemas que ele relatou!
O modelo da minha placa de vídeo é a mesma, quando digito 'lspci | grep -i vga' também aparece '00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation 82945G/GZ Integrated Graphics Controller (rev 02)' e também não uso mais os efeitos visuais desde a versão 9.10, sendo que já os utilizava desde a versão 8.04!
Em todo lugar que procuro sobre o assunto é sempre a mesma solução: desative o Compiz.
Pra mim também não faz muito sentido que uma placa de vídeo que dava conta desse efeitos desde edições passadas justamente nas mais novas não repita o mesmo desempenho.
Por favor Tota, até hoje não achei solução efetiva para este "bug" na internet e se você puder nos ensinar como fazer o downgrade do X11 do qual você mencionou seria ótimo!
Desde já, obrigado.

irtigor

@erikchagas Você realmente tem um problema, aqui tenho a mesma placa de vídeo e uso todos os efeitos do compiz sem gargalo. Roda com a opção "extra" e com qualquer outra configuração.

Tota

Antes de pensar em downgrade, o melhor mesmo é criar o xorg.conf, ou pedir para o irtigor citar:

Qual kernel usa, quais pacotes estão listados como instalados no synaptic ( intel, mesa, mesa-dri, mesa-glx, etc ), uma copia do lsmod ( relativo a parte de vídeo ) e, logico, uma copia do xorg.conf ( se ele tiver, pois do 9.10 para a frente ele deixou de existir por norma )

Com isto basta ir copiando e testando.

Um downgrade da parte gráfica irá exigir o Linux em modo console e tudo deve ser feito na unha, o que dá um trabalhão. Além de você ficar preso a não atualizar mais o X.

[],s

irtigor

Kernel: 2.6.32-21-generic-pae; pacotes: libdrm-intel1, intel-gpu-tools, xserver-xorg-video-intel, xserver-xorg-video-i740, libgl1-mesa-glx, libgl1-mesa-dri e libglu1-mesa; modulos: agpgart, intel-agp, drm e i915.

Jubuntu

Amigos, pela rapidez que me responderam, acredito que a intenção de ajudar é imensa, então vou pedir um pouco de pasciência, ok?! Não sou Expert em Linux, sei que já enviei essas informações posteriormente e quando fui reconfigura o tal do  X11 (mudar do novo para o velho) o sistema não inicializava, daí por diante eu desisti... pois tive que formatar por duas vezes o PC...
Mas vamos lá, como eu faço pra
Citarntes de pensar em downgrade, o melhor mesmo é criar o xorg.conf, ou pedir para o irtigor citar:

Qual kernel usa, quais pacotes estão listados como instalados no synaptic ( intel, mesa, mesa-dri, mesa-glx, etc ), uma copia do lsmod ( relativo a parte de vídeo ) e, logico, uma copia do xorg.conf ( se ele tiver, pois do 9.10 para a frente ele deixou de existir por norma )

Ou ainda: 
CitarVocê não encontrou nada na Internet para configurar sua placa de vídeo=> 00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation 82945G/GZ Integrated Graphics Controller (rev 02) ?

Verificou se os pacotes mesa, mesa-dri, etc responsáveis pelo 3d Intel no Linux estão instalados?

Criou um xorg.conf e editou com suas configurações?

Tô me sentindo tão burrinho...

Como proceder? Por favor, peço ensinar passo a passo, acredito que a solução desse problema será de grande vaia para vários outros Ubunteiros!
"Você pode descobrir mais sobre uma pessoa em uma hora de brincadeira do que em um ano de conversa." Platão

asghan

Cara, vai no Synaptic e roda o nome dos pacotes !!!
   Ubuntu 12.04 - Unity 64bits

gustavolwalker

Pessoal, sobre esse bug existe o registro dele e gostaria de pedir que todos que possuem o problema ainda acessem e registrem que também tem problema com isso, assim o mesmo terá mais prioridade para ser resolvido.

https://bugs.launchpad.net/ubuntu/+source/xserver-xorg-video-intel/+bug/445056

viniciusmarx

Boa Noite a Todos,

Parece um pesadelo esse problema, eu usava o 9.04 tranqüilamente com o Compiz funcionando 100% inclusive usava o cairo-dock. Qual não foi a minha surpresa ao instalar o 9.10 e verificar que o mesmo congelava no livecd, entrei em modo gráfico seguro e funcionou normalmente, pesquisei e nada resolveu, aguardei ansiosamente uma atualização para solucionar mas não deu em nada. Minhas expectativas eram grandes quanto ao lançamento da versão 10.04 mas continua travando e só roda se os efeitos estiverem desativados. Aguardo a solução mas desanimado pois em 6 meses do 9.10 p/ 10.04 não resolveram não acredito que vão fazer algo agora. Dizem que é o driver da Intel que está apresentando essa falha, então que o Sistema venha com o driver antigo que usavam no 9.04 mas que pelo menos funciona, pq eu mesmo com conhecimento intermediário não consegui resolver o problema com o downgrade.

Kleyton Lopes

Eu tenho este mesmo chipset. Comecei a usar o ubuntu  na  versão 9.10.
No começo travava, mas consegui solucionar o problema mudando algumas letrinhas num arquivo gedit :
http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=463106&tid=5401106728339829936&na=4&nst=11&nid=463106-5401106728339829936-5401609205190324707 .
Porém, quando atualizei pra versão 10.04 os travamentos voltaram.
O arquivo gedit da versão 9.10  não existe na versão 10.04 .Só não trava se desativar os efeitos.
Estou procurando nos fórums por uma solução.
Indico este tópico: http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=65645.0
consegui diminuir bastante a frequência dos travamentos.
A versão 10.04 está nova. Vamos ter paciência e tentar resolver seus problemas... :)!
Kleyton Lopes -> Sucesso= Trabalho+Prazer (Einstein)