Remover linux-image-2.6.31-21-generic da versão 10.04?

Iniciado por bpteixeira, 30 de Abril de 2010, 12:25

tópico anterior - próximo tópico

bpteixeira

Depois que instalei a versão 10.04, sempre que abro o mantenedor do sistema, aparece uma mensagem dizendo que o linux-image-2.6.31-21-generic é um pacote que não é mais suportado e que talvez eu queira removê-lo. A minha dúvida é saber se eu preciso ou não desse pacote. Como saber se ele é ou não necessário? A que ele se refere? Obrigado pela ajuda.

Xterminator

Digite em um terminal

uname -ar

Ou abra o monitor de sistema e veja a versão do kernel utilizada, se a versão é diferente desta
você pode remover sem problemas, desde que todos seus Drivers e Periféricos estejam funcionando a contento, eu aguardaria mais uma semana de testes para remover, pois pelo que eu pude entender
você fez um upgrade à partir de uma versão anterior.

velox256

Bem, eu sempre deixo duas versões de kernel nas minhas instalações, pois se uma der defeito, a outra pode substituí-la. Mas se vc estiver desesperado em recuperar alguns MB na sua máquina, basta ir no Synaptic e mandar procurar pelo linux-image, headers e source relativos ao kernel que vc quer tirar (no caso, o 2.6.31-21-generic). Agora o Ubuntu ainda está nesse kernel (nem reparei nisso...)? O meu é compilado (uso Debian) e uso o 2.6.32.10 e tendo a 2.6.22.2 como 'reserva', hehehehe...

Citação de: bpteixeira online 30 de Abril de 2010, 12:25
Depois que instalei a versão 10.04, sempre que abro o mantenedor do sistema, aparece uma mensagem dizendo que o linux-image-2.6.31-21-generic é um pacote que não é mais suportado e que talvez eu queira removê-lo. A minha dúvida é saber se eu preciso ou não desse pacote. Como saber se ele é ou não necessário? A que ele se refere? Obrigado pela ajuda.
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

bpteixeira

Citação de: velox256 online 30 de Abril de 2010, 12:31
Bem, eu sempre deixo duas versões de kernel nas minhas instalações, pois se uma der defeito, a outra pode substituí-la. Mas se vc estiver desesperado em recuperar alguns MB na sua máquina, basta ir no Synaptic e mandar procurar pelo linux-image, headers e source relativos ao kernel que vc quer tirar (no caso, o 2.6.31-21-generic). Agora o Ubuntu ainda está nesse kernel (nem reparei nisso...)? O meu é compilado (uso Debian) e uso o 2.6.32.10 e tendo a 2.6.22.2 como 'reserva', hehehehe...

Obrigado pelo esclarecimento. Acabei de conferir e realmente não posso apagar este pacote, pois ele é a minha versão do kernel.

Citação de: bpteixeira online 30 de Abril de 2010, 12:25

bpteixeira

Citação de: Xterminator online 30 de Abril de 2010, 12:30
Digite em um terminal

uname -ar

Ou abra o monitor de sistema e veja a versão do kernel utilizada, se a versão é diferente desta
você pode remover sem problemas, desde que todos seus Drivers e Periféricos estejam funcionando a contento, eu aguardaria mais uma semana de testes para remover, pois pelo que eu pude entender

Obrigado pela ajuda irmão. Não posso mesmo apagar este pacote. Fiz o que vc me disse e vi que era impossível.

Xterminator

Citação de: bpteixeira online 30 de Abril de 2010, 13:56
Digite em um terminal

uname -ar

Obrigado pela ajuda irmão. Não posso mesmo apagar este pacote. Fiz o que vc me disse e vi que era impossível.

Cuidado com este mantenedor "use com cautela"
agora achei estranho o kernel atual do lucid se eu não me engano é
2.6.32-21 e não 2.6.31-21 (que é o úlrimo update do karmic disponível)
digite num terminal.

ls /boot

e veja quantas imagens do kernel tem disponível, teoricamente se existisse uma mais recente ela seria usada como padrão.

bpteixeira

Citação de: Xterminator online 30 de Abril de 2010, 15:39
Citação de: bpteixeira online 30 de Abril de 2010, 13:56
Digite em um terminal

uname -ar

Cuidado com este mantenedor "use com cautela"
agora achei estranho o kernel atual do lucid se eu não me engano é
2.6.32-21 e não 2.6.31-21 (que é o úlrimo update do karmic disponível)
digite num terminal.

ls /boot

e veja quantas imagens do kernel tem disponível, teoricamente se existisse uma mais recente ela seria usada como padrão.

Amigo, fiz o que vc falou e o que apareceu pra mim foi isso aqui:

abi-2.6.31-21-generic         memtest86+.bin
abi-2.6.32-21-generic         System.map-2.6.31-21-generic
config-2.6.31-21-generic      System.map-2.6.32-21-generic
config-2.6.32-21-generic      vmcoreinfo-2.6.31-21-generic
grub                          vmcoreinfo-2.6.32-21-generic
initrd.img-2.6.31-21-generic  vmlinuz-2.6.31-21-generic
initrd.img-2.6.32-21-generic  vmlinuz-2.6.32-21-generic

Ai então eu resolvi entrar em monitor do sistema e ver qual era a versão do kernel que estava sendo usada (exatamente como vc me explicou da outra vez) e para a minha surpresa a versão que apareceu foi a 2.6.32-21-generic

Não estou entendendo mais nada. Pq antes apareceu uma coisa e agora apareceu outra?

alarcon

Você deve ter atualizado o seu Ubuntu 9.10 para o Ubuntu 10.04 aí ele manteve no seu sistema o último kernel atualizado do Ubuntu 9.10 (2.6.31-21-generic), mas instalou o kernel do Ubuntu 10.04 (2.6.32-21-generic) que deve ser o usado por padrão.

Ou no grub deve ter as entradas para os dois e você, por descuido, entrou no sistema pelo kernel antigo e no monitor do sistema foi mostrado ele, pois é sempre mostrado o kernel em uso e se no seu grub há mais de um ele mostra aquele que vc entrou no momento.