Java no Ubuntu 10.04

Iniciado por Josue Carrecon, 30 de Abril de 2010, 10:57

tópico anterior - próximo tópico

Josue Carrecon

Pessoal, instalei o Ubuntu 64 bits, show de bola, mas não toh conseguindo instalar os pacotes do java JRE e JDK, parece que esse pacotes não estão nos repositórios, como revolver???

mpmoraes

Adicionar o novo repositório Partner :
sudo add-apt-repository "deb http://archive.canonical.com/ lucid partner"
sudo apt-get update
Agora é só instalar...
Ubuntu 12.04 - AMD64 Notebook: Compaq Q40-714br, Intel Core 2 Duo T6600 2.2GHz Memória 4GB HD 500GB DVD-RW

Miro

Fiz tudo isso, mas apesar de parecer que estava instalado, o Banco do Brasil continua sem funcionar e funcionava perfeito na 9.10... >:(

alarcon

Citação de: Miro online 01 de Maio de 2010, 20:29
Fiz tudo isso, mas apesar de parecer que estava instalado, o Banco do Brasil continua sem funcionar e funcionava perfeito na 9.10... >:(

Veja se isso pode se aplicar a você:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,65739.msg368328.html#msg368328

principalmente na parte que falo sobre Ubuntu-restricted-extras, openjdk e o icedtea

Veja também se não tem haver com a mudança do sistema operacional e aí o Banco possa está querendo uma nova validação do PC por segurança algo assim, caso o falado acima não resolva.

Andreson Goveia

Citação de: Josue Carrecon online 30 de Abril de 2010, 10:57
Pessoal, instalei o Ubuntu 64 bits, show de bola, mas não toh conseguindo instalar os pacotes do java JRE e JDK, parece que esse pacotes não estão nos repositórios, como revolver???
Não é por nada não, mas se você tivesse pesquisado no forum por banco do brasil teria facilmente achado a solução

segue
http://dannemca.blogspot.com/2010/04/banco-do-brasil-e-o-ubuntu-1004.html

Miro

Citação de: alarcon online 01 de Maio de 2010, 20:33

principalmente na parte que falo sobre Ubuntu-restricted-extras, openjdk e o icedtea

Veja também se não tem haver com a mudança do sistema operacional e aí o Banco possa está querendo uma nova validação do PC por segurança algo assim, caso o falado acima não resolva.

Sei que é "falta" de java, pq o BB entra na tela onde pede para eu instalar o Java, mas vou dar uma olha na sua dica e refazer os passos... Obrigado!

pablomadias

Citação de: Josue Carrecon online 30 de Abril de 2010, 10:57

Eu instalei no meu e depois da instalação, também tive o mesmo problema com o BB, então descobri que vc tem de ativar o java no mozila... segui o tutorial no site www.java.com e deu tudo certo. Dá uma olhada em: http://www.java.com/pt_BR/download/help/5000010500.xml#14

Espero que sirva para vc também!

Ah, se vc estiver usando o Google Chrome, desista e use o Mozila, pois o Chrome não tem suporte ao java, ainda.

[]´s
Ubuntu User # 31529 - IBM ThinkCentre
Celeron D 1,5GiB RAM 1,08TiB HD
GNU/Linux Ubuntu 9.04 Karmic Koala

Miro

Que bosque, fiz quase tudo e nada, até nos plugins esta aparecendo o java....

Inlcusive baixei a útilma versão, mas se vou através do terminal no local onde o java esta baixado e mesmo em ROOT, executo o comando ./jre-6u20-linux-i586.bin da permissão negada...

Aff, não sei mais o que fazer... Acho que devido a versão do firefox, 3,6...

Aff, que meleca...

alarcon

Citação de: Miro online 01 de Maio de 2010, 21:18

Inlcusive baixei a útilma versão, mas se vou através do terminal no local onde o java esta baixado e mesmo em ROOT, executo o comando ./jre-6u20-linux-i586.bin da permissão negada...

Aff, que meleca...

Na barra de endereços do firefox digita: about:plugins

Veja lá se o icedtea está instalado. Se tiver, vc tem de remover ele para instalar o plugins da sun.

No terminal também digite:

sudo update-alternatives --config java

e veja qual é o java que está configurado e se existe mais de um java instalado aí.

Problemas de java e bancos nas versões anteriores do Ubuntu se resolvia assim, removendo o java openjdk e o icedtea e depois instaladno o java da sun. Tudo conforme falo lá no link.

- desinstalar o pacote: icedtea

sudo apt-get remove icedtea*

- instalar o java assim (se já não estiver instalado):

sudo apt-get update

sudo apt-get -y install sun-java6-bin sun-java6-fonts sun-java6-jre sun-java6-plugin

ou reinstalar

- e digitar o comando:

sudo update-alternatives --config java

irá aparecer algo semelhante a isso:

CitarExistem 3 alternativas que fornecem `java'.

Seleção      Alternativa
-----------------------------------------------
         1    /usr/bin/cacao
*         2    /usr/lib/jvm/java-6-sun/jre/bin/java
+        3    /usr/lib/jvm/java-6-openjdk/jre/bin/java

Pressione enter para manter o padrão

* ou digite o número da seleção:

caso tenha mais de um java instalado ok, aí é só digitar o número correto, que no caso acima seria o 2

OBS: o repositório partner tem de estar ativo no synaptic

Andreson Goveia

Citação de: Miro online 01 de Maio de 2010, 21:18

Aff, que meleca...
Você verificou as permições?

botão direito em cima do arquivo, propriedade --> permições veja se o quadradinho (permitir execução ...) la em baixo esta marcado e se as prmições estão ok. depois tente novamente.

Miro

Em primeiro lugar, obrigado por ajudarem, até pq sei pouco sobre ubuntu, estou quebrando a cabeça com a versão servidor e instalei no meu NB também a versão grafica!

Vamos por Partes...

O IcedTea ou Openxxx nunca esteve instalado até pq eu fiz uma atualização, mas em todo caso eu chequei, tanto no sistema como nos plugins do firefox...

Nos plugins do firefox, mostra sempre o java...

No site da JAVA diz que o java esta instalado... ??? ??? ???

Mas no BB da erro dizendo, falha ao instalar módulo de segurança, verifique se o java esta instalado...

Lembrando denovo, que na versão 9,10 do Ubuntu, funcionava normal...

Vou ver o lance da permissão agora...

Miro

Citação de: Miro online 01 de Maio de 2010, 21:44...

A permissão estava desmarcada mesmo! Executei o comando ./jre-6u20-linux-i586.bin e Seguil "viagem",  passei o termo da licença, digitei yes e agora tem que ainda fazer outro passo, não é?

alarcon

Citação de: Miro online 01 de Maio de 2010, 21:51

A permissão estava desmarcada mesmo! Executei o comando ./jre-6u20-linux-i586.bin e Seguil "viagem",  passei o termo da licença, digitei yes e agora tem que ainda fazer outro passo, não é?

Seu Ubuntu 10.04 é 64bits?

As dicas comentadas por mim são para o Ubuntu 32bits, então se o que você acabou de fazer logo acima não deu certo, tente o que é falado aqui:

http://blog.fabioluciano.com/linux/ubuntu/instalando-o-java-no-ubuntu-64bit/

não vi para qual versão do Ubuntu é essa dica.

Miro

Citação de: alarcon online 01 de Maio de 2010, 22:05
Citação de: Miro online 01 de Maio de 2010, 21:51

A permissão estava desmarcada mesmo! Executei o comando ./jre-6u20-linux-i586.bin e Seguil "viagem",  passei o termo da licença, digitei yes e agora tem que ainda fazer outro passo, não é?

Seu Ubuntu 10.04 é 64bits?

As dicas comentadas por mim são para o Ubuntu 32bits, então se o que você acabou de fazer logo acima não deu certo, tente o que é falado aqui:

http://blog.fabioluciano.com/linux/ubuntu/instalando-o-java-no-ubuntu-64bit/

não vi para qual versão do Ubuntu é essa dica.

Sim é 64 bits, e fiz algo parecido qd instalei o 9,10... Mas era instalação "fria", agora como foi atualização achei que ele iria "se virar"... Vou testar..