upgrade ou safe-upgrade ?

Iniciado por JoaoDamasceno.ufc, 29 de Abril de 2010, 13:12

tópico anterior - próximo tópico

JoaoDamasceno.ufc

Pessoal, boa tarde, qual seria a diferença entre, após verificarmos se há atualizações com "sudo aptitude update" e em seguida colocar "sudo aptitude update" ou "sudo aptitude safe-upgrade" ? Tudo bem, pode até ser algo bem simples, mais fui pesquisar e não achei nada satisfatório não.... Obs: Eu sempre uso safe-upgrade e não upgrade !

Valeu.

Hqxriven

upgrade - Obsoleto

Safe-upgrade - Atual

Os dois fazem a mesma coisa...
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

JoaoDamasceno.ufc

Taí, tinha certeza de que era algo simples !!!

Valeu e tudo de bom. Obs: Pra um tópico tão simples, devo marcar mesmo assim, como [Resolvido] ??

Xterminator

Como já falei aqui anteriormente http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,54449.msg310775.html#msg310775, após um safe-upgrade (antigo upgrade) é necessário rodar o full-upgrade (antigo dist-upgrade)
Caso não seja rodado você pode ter muitos problemas no sistema, pois o safe-upgrade apenas atualiza os pacotes instalados para versões mais novas, mas se a nova versão necessitar de alguma biblioteca extra, esta não será instalada, já o full-upgrade faz o serviço completo, instalando ou removendo pacotes caso seja necessário.
Bom é isto.

JoaoDamasceno.ufc

êpa, então de uma forma mais gerl eu poderia sempre usar o "full-upgrade"  ????

Xterminator

Citação de: JoaoDamasceno.ufc online 29 de Abril de 2010, 15:13
êpa, então de uma forma mais gerl eu poderia sempre usar o "full-upgrade"  ????

Não, diretamente não "eu uso" mas não recomendo, aliás o synaptic por padrão faz sempre full-upgrade
antigamente dava para escolher isto ao clicar em Atualizar Distribuição existiam as opções eis um screenshot do synaptic dos tempos do Conectiva, com uma breve explicação das opções ;-)
http://200.204.198.164/mvb-rpm/comofaconocl10/imagens/Atualizacaointeligente.png
ultimamente ando tão precavido, que não estou fazendo atualizações completas nem safe nem full
já que não tenho mais tempo de ficar resolvendo problemas, logo eu defino algumas prioridades e uso uma sequência lógica.
1 - gnome e pacotes relacionados de uso diário
2 - xorg
3 - bibliotecas base e kernel
4 - pacotes extras e grandes usados esporadicamente
assim é mais fácil de resolver os problemas caso apreca algum, e deixa os pacotes maiores para baixar
quando já se tem um sistema estável.

Aff eu tenho saudades do apt do conectiva :-(

Hqxriven

Citarassim é mais fácil de resolver os problemas caso apreca algum, e deixa os pacotes maiores para baixar
quando já se tem um sistema estável.

Eu baixo tudo e depois quando tenho tempo instalo é bem mais seguro...
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

JoaoDamasceno.ufc

Entendo... Pessoal, de uma forma geral muito obrigado. Já me esclareceu muita coisa sobre essa de safe-upgrade vs upgrade !!
Qeria saber se pra um tópico relativamente simples, devo colocar como [resolvido] ?

Valeu !