DTPBlender, novo programa de publicação baseado em Blender!

Iniciado por mangojambo, 26 de Maio de 2006, 16:18

tópico anterior - próximo tópico

mangojambo

Incrivel!!!

http://dtpblender.instinctive.de/cms/Main/Home

Um DTP novinho em folha baseado em Blender ...

é como o blender.. a princípio vc nao consegue fazer pichorra nenhuma, mas depois que aprende a mexer, vai faltar teclado e mouse para acompanhar a velocidade do desenvolvimento!!!

insondavel

Cara...

eu ví as screenshots isso é coisa de maluco!
Não dá para trabalhar chongas...

será que esses caras ouviram falar em usabilidade?
"Você pode ser definido pelo que fez pelo outro."
Mark Shuttleworth

mangojambo

vou explicar de um jeito bem fácil:
um cara que tem carteira B (de carro de passeio), consegue dirigir um carro de formula1?

Isso chama-se metodologia ou lógica de trabalho. Para quem nunca mexeu com Blender, é um bicho de sete cabeças, mas depois que aprende sua lógica de trabalho, fica muito mais fácil.

Exemplo: Vc acha que o pessoal que trabalha na Pixar usa corel (tanto o draw qto o 3D)? Usa 3Dmax???
eles tem um programa proprio deles.. com logica propria ..

;) bem-vindo a um novo mundo ! ;)

insondavel

Concordo quando se fala em animação com grande estúdios de grandes empresas que usam software próprios ou no máximo MAYA.(3dmaX é para noob)

A questão é que quando se fala em DTP (DT de Desktop), usuário que trabalham com design, diagramação de layouts e etc. Penso que fica complicado uma curva de aprendizado monstruosa como a do BlenderDTP. Obviamente ele não são obrigados a seguir interfaces de softwares tradicionais para DTP, como o Adobe Indesign (apenas citando um dos mais conhecidos.) Mas também eles não "ganham" dinheiro com o sofware. E por isso se dão ao luxo do "apreende quem quer". Caso os desenvolvedores fossem uma empresa, tenho a sensação que a interface seria muito mais amigavel. :wink:
"Você pode ser definido pelo que fez pelo outro."
Mark Shuttleworth

mangojambo

Citação de: "insondavel"Concordo quando se fala em animação com grande estúdios de grandes empresas que usam software próprios ou no máximo MAYA.(3dmaX é para noob)

A questão é que quando se fala em DTP (DT de Desktop), usuário que trabalham com design, diagramação de layouts e etc. Penso que fica complicado uma curva de aprendizado monstruosa como a do BlenderDTP. Obviamente ele não são obrigados a seguir interfaces de softwares tradicionais para DTP, como o Adobe Indesign (apenas citando um dos mais conhecidos.) Mas também eles não "ganham" dinheiro com o sofware. E por isso se dão ao luxo do "apreende quem quer". Caso os desenvolvedores fossem uma empresa, tenho a sensação que a interface seria muito mais amigavel. :wink:

acho muito interessante sua colocação, insondavel. Mas ainda assim é como comparar o Corewdraw com Illustrator+Indesign, ou ainda, Quark-xpress... as lógicas e formas de trabalho dos 3 são diferentes!

Sempre achei q o blender, como suíte 3D, deve-se ser mais amigável, seguir os padrões de metodologia dos programas que estamos acostumados a utilizar, porém, como você mesmo disse, em 3D isso muda bastante... olha o Maya, o Softimage por exemplo ... Difíceis de aprender, mas depois fica tudo fácil!!!

Acho que é muito válido a forma que estão trabalhando com o DTPblender, seguindo o padrão de desenvolvimento de 3D.
Em outras palavras: Eu prefiro algo mais difícil que deixe a minha vida fácil, do que algo fácil que deixe a minha vida mais difícil!

O eggman falou que prefere o scribus. Eu uso ele também, edito uma revista, mas uso no Windows pois é a última versão dele q rox!! e NÃO TEM PARA UBUNTU!!!!!!!! :(

O que senti falta nele foram 3 coisas:
- biblioteca de objetos (descente, pois a funcão "rascunho" quebra o galho qto a isso)
- mais opções em estilos (no DTPblender isso vem resolvido)
- Mais facilidade para edição de texto (variaveis dentro do estilo) ;
- CMYK descente; (ou melhor, o que vejo é mais próximo do que será impresso)

o que falta para o dtpblender:
- CMYK (de preferência descente);
- exportação para PDF ... (na verdade não verifiquei mesmo se tem, mas pelo que li rapidamente não tem mesmo!

Fiquem com Deus!!