Desinstalar Ubuntu: 9.10 e instalar 10.4 [Resolvido]

Iniciado por Vandré, 27 de Abril de 2010, 10:51

tópico anterior - próximo tópico

Vandré

Daqui dois dias lança o Ubuntu 10.4; e quero aproveitar para fazer algumas alterações no meu PC, gostaria de algumas dicas.

Atualmente:

HD1: Windows 7 e uma partição de livre (aonde quero instalar o Ubuntu 10.4)
HD2: Ubuntu 9.10 e a outra partição de dados (em ntfs)

Quero que fique assim:
HD1: Windows 7 e Ubuntu 10.4 (com partição home separado)
HD2: Dados em Ext4 e Dados em ntfs (talvez futuramente deixe quase tudo em ext4)

Tudo bem, baixo o Ubuntu e instalo nas opções avançadas onde coloco o "\" e o "\home" separados. Não mexendo na partição do Windows. Certo?

Dúvidas:
1) Faz diferença eu colocar partição física ou lógica?
2) Terei "tri-boot" após fazer estas alterações (Windows 7, Ubuntu 9.10 e Ubuntu 10.4)? Como vou desinstalar o Ubuntu 9.10 depois? Apenas excluindo a partição pelo gparted?
3) Ao desinstalar o Ubuntu 9.10, o Ubuntu detectará a partição Ext4 do HD2 sem problemas? Ou terei que fazer alguma coisa manualmente?
4) Não há como eu transformar o ntfs em ext4 direto né!? Tenho que ir movendo os dados aos poucos, correto?
5) Alguma dica a mais?

Já agradeço a quem puder me ajudar... !

pigdin

Citação de: Vandré online 27 de Abril de 2010, 10:51
Daqui dois dias lança o Ubuntu 10.4; e quero aproveitar para fazer algumas alterações no meu PC, gostaria de algumas dicas.

Atualmente:

HD1: Windows 7 e uma partição de livre (aonde quero instalar o Ubuntu 10.4)
HD2: Ubuntu 9.10 e a outra partição de dados (em ntfs)

Quero que fique assim:
HD1: Windows 7 e Ubuntu 10.4 (com partição home separado)
HD2: Dados em Ext4 e Dados em ntfs (talvez futuramente deixe quase tudo em ext4)

Tudo bem, baixo o Ubuntu e instalo nas opções avançadas onde coloco o "\" e o "\home" separados. Não mexendo na partição do Windows. Certo?

Dúvidas:
1) Faz diferença eu colocar partição física ou lógica?
acho que você quer dizer primária ou logica
Você pode ter até 3 partições primárias

2) Terei "tri-boot" após fazer estas alterações (Windows 7, Ubuntu 9.10 e Ubuntu 10.4)? Como vou desinstalar o Ubuntu 9.10 depois? Apenas excluindo a partição pelo gparted?
Sim, eu manteria o 9.10 por um tempo até a nova versão ficar totalmente estável, basta excluir a partição e aumentar o espaço de outra pegando esse espaço.
3) Ao desinstalar o Ubuntu 9.10, o Ubuntu detectará a partição Ext4 do HD2 sem problemas? Ou terei que fazer alguma coisa manualmente?
a nova instalação reconhecerá normalmente, eu deixaria tudo em ntfs, pois se você deixar tudo em ext4 o windows não vai poder ler esta partição.
4) Não há como eu transformar o ntfs em ext4 direto né!? Tenho que ir movendo os dados aos poucos, correto?
para converter tem que formatar, faça cópia dos arquivos para outra partição antes
5) Alguma dica a mais?

Já agradeço a quem puder me ajudar... !
Desk: Phenom X3 2GB DDR II - Win 7 / Ubuntu 10.04 64 Bits
Note MUB: Core2Duo 4GB - Win7 / Ubuntu 10.04 / Bodhi Linux.
@alexpigdin