Desinstalação do ubuntu

Iniciado por lucivando, 24 de Abril de 2010, 11:54

tópico anterior - próximo tópico

lucivando

Pessoal, quero instalar o ubuntu. Mas, acontece que ouvi dizer que a versão final sai daqui a uma semana. Se eu instalar e usar durante a semana e quiser desinstalar depois vou perder o windows xp? Como faço para desinstalar sem perder o windows?

mintuser.again

Para "desinstalar" o Ubuntu: Supondo que você fez dual-boot, use o Gparted e apague a partição relacionada ao Ubuntu, depois redimecione a partição do Windows (para ela cobrir o que era usado pelo Ubuntu). [tudo isso pode ser feito por um live CD]

Para não perder o Windows: Se você usa o XP, depois de retirada do Ubuntu, vai dar falha na inicialização, por causa do Grub. Então é só colocar o cd do Windows XP no drive; iniciar por ele; entrar no console de recuperação e digitar "fixmbr" ou "fixboot".

Se usa Windows 7, siga essa dica: http://www.guiadopc.com.br/dicas/13098/como-recuperar-o-boot-mbr-do-windows-7.html
Não é o software que é livre. Eu que sou livre para escolher o Software que eu quiser.

"O fim do mundo começou quando o primeiro ser humano surgiu." Adam Bankains

Bettina

Amigos

Primeiro, sou nova no forum, então eu fiz uma procura, mas não achei o que eu quero perguntar.

Se que existem vários que adoram o Ubuntu, mas eu não consegui me acertar com ele.

Eu instalei o Ubuntu 9.10 no meu eee 701 (4g), e agora gostaria saber como eu faço para desinstalar e colocar o windows XP lite (ou outra versão que seja mais leve que os normais XP).

Eu sou uma negação em Ubuntu, não sei nada sobre Linux, apenas ligar e usar os aplicativos dele. Então se for necessário usar o "dos", por favor coloca tudinho que tem que escrever.

Obrigada desde já
Bettina

Falco90

Citação de: Bettina online 24 de Abril de 2010, 18:54
Amigos

Primeiro, sou nova no forum, então eu fiz uma procura, mas não achei o que eu quero perguntar.

Se que existem vários que adoram o Ubuntu, mas eu não consegui me acertar com ele.

Eu instalei o Ubuntu 9.10 no meu eee 701 (4g), e agora gostaria saber como eu faço para desinstalar e colocar o windows XP lite (ou outra versão que seja mais leve que os normais XP).

Eu sou uma negação em Ubuntu, não sei nada sobre Linux, apenas ligar e usar os aplicativos dele. Então se for necessário usar o "dos", por favor coloca tudinho que tem que escrever.

Obrigada desde já
Bettina
De boot pelo live cd, abra o gparted, apague todas as partições e crie 1 NTFS com o espaço livre gerado. Depois disso instale o sistema windows de sua preferência.

Se você não souber fazer isso, chame alguém que entenda de informática, pois esses processos são padrão para qualquer formatação e não algo exclusivo de linux. Mas como a internet é uma coisa maravilhosa, você pode encontrar tutoriais passo a passo sobre isso.

Bettina

Citação de: Falco90 online 24 de Abril de 2010, 18:59
De boot pelo live cd, abra o gparted, apague todas as partições e crie 1 NTFS com o espaço livre gerado.

Se você não souber fazer isso, chame alguém que entenda de informática, pois esses processos são padrão para qualquer formatação e não algo exclusivo de linux.
[/quote]

Vou fazer o boot pelo pendrive...
Tentei uma vez, mas não me recordo qual a msg que fez... Estou gravando agora o pendrive de novo, para bootar normal.

Teria q entrar na parte da Bios para bootar, certo??
Só não entendo como apagar as partições. Não tem como dar uma luz??

Obrigada pela rapidez.

Falco90

Bettina, vou tirar algumas fotos ilustrativas para você.

Bettina

Citação de: Falco90 online 24 de Abril de 2010, 19:04
Bettina, vou tirar algumas fotos ilustrativas para você.

Obrigada
Assim já ajuda imenso...
;D

Tota

Citação de: Bettina online 24 de Abril de 2010, 18:54
Amigos

Obrigada desde já
Bettina

Ola Bettina

Prá que complicar tanto?

Eu tenho um EeePc 701, e no manual tem tudo, passo a passo como instalar o que voce pretende.

Nas ultimas paginas existe um manual passo a passo, e no cd rom do eeepc701 existem os drivers para a instalação posterior.

desculpe a franqueza, mas o povo aqui está perdendo tempo, basta ler o manual.

E se por acaso perdeu o manual basta baixar no site da asus=> http://br.asus.com/product.aspx?P_ID=h6SPd3tEzLEsrEiS

E se perdeu o cd rom basta baixar os drivers no site da asus => http://br.asus.com/product.aspx?P_ID=h6SPd3tEzLEsrEiS

Lembrando ao forum que XP lite é pirata, e qualquer tentativa de ajuda na instalação do mesmo vai de encontro as regras do forum.

Compre um sistema operacional original, Bettina, ou utilize o Xandros original de seu EeePc 701.

Abraços e boa sorte em sua empreitada.

Falco90

A partir do live cd/usb, abra o gparted: Sistema>Administração>gparted

1 - Exclua tudo que estiver na area em vermelho:

Click no espaço não alocado gerado com o botão direito do mouse e vá em Novo

2 - Coloque o sistema de arquivo como NTFS e vá em adicionar:

3 - Click em aplicar. Agora você pode inserir um cd qualquer e instalar o sistema operacional que desejar.

Obs: Todos os arquivos serão apagados no processo, então não esqueça de fazer backup.

Bettina

Citação de: Tota online 24 de Abril de 2010, 19:12
Ola Bettina

Prá que complicar tanto?

Eu tenho um EeePc 701, e no manual tem tudo, passo a passo como instalar o que voce pretende.

Nas ultimas paginas existe um manual passo a passo, e no cd rom do eeepc701 existem os drivers para a instalação posterior.

desculpe a franqueza, mas o povo aqui está perdendo tempo, basta ler o manual.

E se por acaso perdeu o manual basta baixar no site da asus=> http://br.asus.com/product.aspx?P_ID=h6SPd3tEzLEsrEiS

E se perdeu o cd rom basta baixar os drivers no site da asus => http://br.asus.com/product.aspx?P_ID=h6SPd3tEzLEsrEiS

Lembrando ao forum que XP lite é pirata, e qualquer tentativa de ajuda na instalação do mesmo vai de encontro as regras do forum.

Compre um sistema operacional original, Bettina, ou utilize o Xandros original de seu EeePc 701.

Abraços e boa sorte em sua empreitada.

Olá Tota

Eu sei que no manual tem tudo, mas mesmo assim estava tendo dificuldades para tirar o Ubuntu 9.10.
Parece que o Ubuntu fez com que o HD fosse dele, e pronto...

Entrei no site para pegar o manual, mas tem tantos que a gente fica até tonta...

Agora, os drivers, em ql parte eu acho eles no site??

Obrigada também.

Tota

No link que mandei voce encontra tudo do EeePC 701.

Procure as abas=> Visão Geral Especificações Download

Ou peça a alguém para instalar para voce, pois quando voce insere o cd do windows ele localiza o ssd de 4gigas e pergunta se quer formatar.

Mais facil impossivel.

Citação de: Bettina online 24 de Abril de 2010, 19:27

Entrei no site para pegar o manual, mas tem tantos que a gente fica até tonta...

Desculpe querida, mas qual parte do " Eee PC User's Manual for Portuguese Edition (pg3683) " voce não encontrou?

[],s

Bettina

Citação de: Falco90 online 24 de Abril de 2010, 19:24
A partir do live cd/usb, abra o gparted: Sistema>Administração>gparted

1 - Exclua tudo que estiver na area em vermelho:

Click no espaço não alocado gerado com o botão direito do mouse e vá em Novo

2 - Coloque o sistema de arquivo como NTFS e vá em adicionar:

3 - Click em aplicar. Agora você pode inserir um cd qualquer e instalar o sistema operacional que desejar.

Obrigada...

Agora só preciso saber como eu faço p rodar esse LiveCD no Ubuntu, pois não achei nele... (ou estou procurando no lugar errado)

(estou falando q sou uma negação, e por isso não vou usar o Ubuntu... pena)

Bettina

Citação de: Tota online 24 de Abril de 2010, 19:32
No link que mandei voce encontra tudo do EeePC 701.

Procure as abas=> Visão Geral Especificações Download

Ou peça a alguém para instalar para voce, pois quando voce insere o cd do windows ele localiza o ssd de 4gigas e pergunta se quer formatar.

Mais facil impossivel.

[],s

Certo...

Baixei um manual aqui, e verei o que posso extrair dele...

Vou ter q fazer a instalação do meu XP pelo pendrive, e lembro q no manual eles falam sobre isso...

Não tenho driver de CD externo, senão seria mto mais mega fácil...

Obrigada

Tota

CitarVou fazer o boot pelo pendrive...
Tentei uma vez, mas não me recordo qual a msg que fez... Estou gravando agora o pendrive de novo, para bootar normal.

É impossivel instalar o windows via pendrive.

O sistema não foi projetado para isto, requer muito "hack", e eu assumo que nem em cem anos voce vai fazer isto.

Pode desistir. Arrume um aparelho de cd rom portatil.

[],s

Bettina

Citação de: Tota online 24 de Abril de 2010, 19:39
É impossivel instalar o windows via pendrive.

O sistema não foi projetado para isto, requer muito "hack", e eu assumo que nem em cem anos voce vai fazer isto.

Pode desistir. Arrume um aparelho de cd rom portatil.

[],s

Obrigada...
Mas já fiz isso antes...

Só estou realmente com problemas em desinstalar/formatar o Ubuntu...

Agradeço a ajuda