Ubuntu 9.04 - Restaurar sistema

Iniciado por kinkartre, 21 de Abril de 2010, 01:50

tópico anterior - próximo tópico

kinkartre

Olá Pessoal !
Fiz M no meu ubuntu  ::)
Na verdade, acho estranho oq aconteceu..

Eu, desatento, criei uma pasta lib dentro de /etc   era pra ter criado em outro lugar
Ai vi q criei errado e, dentro de /etc , rodei o comando: sudo rm -rf /lib
Quando fui dar outro comando, o sudo não funcionava mais.. Tentei abrir outro terminal, e não abria.. dava erro...
Resolvi reiniciar e agora ele está parando na tela de load (aquela com logo do ubuntu)
E agora ? Como posso restaurar o sistema ?  ???

Obrigado !!

mintuser.again

Esse "rm -rf" é perigoso, não tanto pelo "rm", mas pelas opções dadas, ou seja, o "rf", que não pergunta e nem avisa, apenas deleta.

No seu caso, se não tiver nenhum arquivo importante no Ubuntu, eu recomendo instalar do zero.

Se tiver arquivos importantes no Ubuntu, provavelmente eles ainda estão intactos, já que você não deletou a raiz toda, e sim só a lib. Então dá pra recuperar alguma coisa com um Live CD (entre com um live CD e copie os arquivos importantes para outra partição. Quando falo de arquivos importantes, digo os vídeos, músicas ou documentos que você não quer perder).

Restaurar? Infelizmente o Ubuntu não tem essa opção, pelo menos no caso de arquivos, eu acho. Que falta faz uma restauração de sistema...  :-\
Não é o software que é livre. Eu que sou livre para escolher o Software que eu quiser.

"O fim do mundo começou quando o primeiro ser humano surgiu." Adam Bankains

Tota

Citação de: mintuser.again online 21 de Abril de 2010, 09:22
Restaurar? Infelizmente o Ubuntu não tem essa opção, pelo menos no caso de arquivos, eu acho. Que falta faz uma restauração de sistema...  :-\

Ola,

Tem o remastersys, tem o mindi, e varios outros pacotes de back up com esta finalidade.

À maneira GNU/Linux de pensar é que é diferente. Como todo e qualquer programa tem bugs, para que integrar um "restaurador do sistema" ao GNU/Linux que pode ter partições separadas para /home /root /user, etc e que teria que a cada boot ficar copiando coisas no HD para verificar o estado de uma máquina que não trava nem precisa ser desligada a cada instalação?

Um arquivo para restauração teria que verificar o estado do disco, partições, marcar cada pacote instalado e gravar um arquivo com estas informações num HD que pode se corromper.

Na maneira GNU/Linux de pensar, o melhor mesmo é colocar alguns ovos em outra cesta, gravar um pacote em outra midia e restaurar tudo com segurança quando necessário.

[],s

mintuser.again

Citação de: Tota online 21 de Abril de 2010, 11:08

Tem o remastersys, tem o mindi, e varios outros pacotes de back up com esta finalidade.

À maneira GNU/Linux de pensar é que é diferente. Como todo e qualquer programa tem bugs, para que integrar um "restaurador do sistema" ao GNU/Linux que pode ter partições separadas para /home /root /user, etc e que teria que a cada boot ficar copiando coisas no HD para verificar o estado de uma máquina que não trava nem precisa ser desligada a cada instalação?

Um arquivo para restauração teria que verificar o estado do disco, partições, marcar cada pacote instalado e gravar um arquivo com estas informações num HD que pode se corromper.

Na maneira GNU/Linux de pensar, o melhor mesmo é colocar alguns ovos em outra cesta, gravar um pacote em outra midia e restaurar tudo com segurança quando necessário.

[],s

Olá Tota. Creio que há uma diferença entre Restauração do Sistema e Restauração de arquivos (Backup). Na Restauração do sistema, usada na maioria das versões do Windows, o utilitário restaura os arquivos principais do sistema, não todos, apenas os principais; por outro lado, na restauração de arquivos o utilitário (seja ele remastersys, mindi, rsync...) faz um backup de todo o sistema, até a pasta do usuário e documentos. No caso do colega que criou o tópico, seria desnecessário fazer um backup de todo o sistema, porque demandaria muito espaço e arquivos inúteis se juntaria ao backup. Nessa situação, onde ele deletou sem querer a pasta lib (uma pasta importante do sistema), uma Restauração do Sistema bastaria, não levando muito tempo e nem precisando recuperar arquivos que não têm nada a ver com o problema.

Na parte que você diz de restaurar para o mesmo HD, eu concordo contigo. Mas ainda sim prefiro uma Restauração do Sistema (ou como eu digo: revertor de cacas!) do que algo tipo "Time Machine". (Bom seria ter os dois né...)  :)
Não é o software que é livre. Eu que sou livre para escolher o Software que eu quiser.

kinkartre

Então pessoal...
Eu tava cheio de sono, mas mesmo assim estava instalando e configurando um servidor local subversion.
Era pra eu estar mexendo na pasta /var, qd vi q tava na /etc 
Ai olhei na pasta /etc/lib e já não tinha nada nela.. nem arquivos ocultos..

Tenho arquivos importantes sim, q não qria perder...

Eu qria o seguinte:
1 - coloco o cd de instalação do ubuntu e mando instalar novamente, no mesmo lugar...
2 - ele vai instalar o sistema e por consequencia os arquivos q a anta aki deletou
3 - o resto continuará no seu lugar e o sistema funcionando

No windows isso é possivel.. eh possivel fazer isso no ubuntu ?
Funciona dessa forma que falei ?

vlw !

mintuser.again

Citação de: kinkartre online 21 de Abril de 2010, 11:57
Então pessoal...
Eu tava cheio de sono, mas mesmo assim estava instalando e configurando um servidor local subversion.

Eu qria o seguinte:
1 - coloco o cd de instalação do ubuntu e mando instalar novamente, no mesmo lugar...
2 - ele vai instalar o sistema e por consequencia os arquivos q a anta aki deletou

vlw !

Não. O Ubuntu vai até o número 2, o número 3 ele não faz.  :(

Se fosse você, eu entraria no Live CD do Ubuntu, fazia uma partição separada em NTFS, colocaria os arquivos importantes nessa partição e formatava a partição antiga (aquela que você deletou a lib); instalava o Ubuntu do zero na partição antiga, depois pegava os arquivos importantes da partição NTFS e passava para o Ubuntu recém instalado. Ai depois de ter passado todos os arquivos, é só deletar a partição NTFS que você fez. Essa é minha sugestão.

Editado: Ou então passar a lib do live CD pra partição com a lib deletada. Opção arriscada, mas é uma opção.

Entrar na pasta raiz do live CD e depois:

sudo mv -iv lib /media/[local do seu HD com a lib deletada]/

kinkartre

Citação de: mintuser.again online 21 de Abril de 2010, 12:15
Citação de: kinkartre online 21 de Abril de 2010, 11:57
Então pessoal...

Eu qria o seguinte:

vlw !

Não. O Ubuntu vai até o número 2, o número 3 ele não faz.  :(

Se fosse você, eu entraria no Live CD do Ubuntu, fazia uma partição separada em NTFS, colocaria os arquivos importantes nessa partição e formatava a partição antiga (aquela que você deletou a lib); instalava o Ubuntu do zero na partição antiga, depois pegava os arquivos importantes da partição NTFS e passava para o Ubuntu recém instalado. Ai depois de ter passado todos os arquivos, é só deletar a partição NTFS que você fez. Essa é minha sugestão.

Editado: Ou então passar a lib do live CD pra partição com a lib deletada. Opção arriscada, mas é uma opção.

Entrar na pasta raiz do live CD e depois:

sudo mv -iv lib /media/[local do seu HD com a lib deletada]/

Entrei na pasta /etc do livecd e não existe nela a pasta lib  :-\
Não sei qual foi a M q deu no sistema.
Como eu acesso o meu ubuntu pelo terminal do livecd ?
Lembrando q ele não carrega o sistema, então de modo grafico é impossivel..
Outra coisa, esse ubuntu é uma maquina virtual

mintuser.again

Citação de: kinkartre online 21 de Abril de 2010, 20:07

A pasta lib está na raiz do sistema, ou seja, está dentro da pasta / (barra). Na pasta /etc não tem nenhuma pasta lib.

Para acessar o Ubuntu pelo terminal do live cd, primeiro, verifique se ele reconheceu seu HD, que deve estar montado em /media/[o nome do seu HD do Ubuntu aparece aqui, normalmente um monte de números e letras]. Se achar o HD, é só abrir o terminal e digitar "cd /media/[seu HD]". A partir daí você estará dentro do HD do Ubuntu danificado.

kinkartre

Citação de: mintuser.again online 21 de Abril de 2010, 20:25
Citação de: kinkartre online 21 de Abril de 2010, 20:07

A pasta lib está na raiz do sistema, ou seja, está dentro da pasta / (barra). Na pasta /etc não tem nenhuma pasta lib.

Para acessar o Ubuntu pelo terminal do live cd, primeiro, verifique se ele reconheceu seu HD, que deve estar montado em /media/[o nome do seu HD do Ubuntu aparece aqui, normalmente um monte de números e letras]. Se achar o HD, é só abrir o terminal e digitar "cd /media/[seu HD]". A partir daí você estará dentro do HD do Ubuntu danificado.

Ah sim !
Valeu cara pela ajuda..

Hoje eu tenho o windows vista rodando o ubuntu como maquina virtual. Uso ele pra trabalho..
Eu vou fazer o seguinte... vou salvar os arquivos q tenho nesse ubuntu e vou comprar 1 hd e vou colocar o windows seven...
depois vou colocar o vmware e vou criar uma maquina virtual nova com o ubuntu 9.10 ou 10.04 (basta saber se vai valer a pena arriscar o 10.04)

Valeu pela ajuda/aula !!!

mintuser.again

Citação de: kinkartre online 21 de Abril de 2010, 21:57

Ah sim !
Valeu cara pela ajuda..

Hoje eu tenho o windows vista rodando o ubuntu como maquina virtual. Uso ele pra trabalho..
Eu vou fazer o seguinte... vou salvar os arquivos q tenho nesse ubuntu e vou comprar 1 hd e vou colocar o windows seven...
depois vou colocar o vmware e vou criar uma maquina virtual nova com o ubuntu 9.10 ou 10.04 (basta saber se vai valer a pena arriscar o 10.04)

Certo. Você também pode instalar o Ubuntu em dual-boot com o Windows 7 se quiser.  ;)

kinkartre

Citação de: mintuser.again online 21 de Abril de 2010, 22:06
Citação de: kinkartre online 21 de Abril de 2010, 21:57

Ah sim !
Valeu cara pela ajuda..

Certo. Você também pode instalar o Ubuntu em dual-boot com o Windows 7 se quiser.  ;)

Sim, mas eu adoro poder mexer no ubuntu e no windows ao mesmo tempo  rsrsrs
E fica perfeito... Muito rapido.. Outro motivo é q eu penso em tentar colocar a VM em um HD externo e levar pro trabalho..
Seria como se fosse meu notebook  hahahaha
O  problema é a conexão entre o Case do hd e o desktop do trabalho...
Teria q ser uma conexão bem rapida...

Alguem já fez isso ??