Criando arquivo bootavel para ms dos

Iniciado por m.kelton, 15 de Abril de 2010, 10:09

tópico anterior - próximo tópico

m.kelton

Bom dia senhores,

Estou alterando o meu grub (menu.lst) para que seja iniciado o ms-dos para atualizar a minha bios. Estou usando sem problemas um arquivo img (DRDFLASH.IMG) que simula um disquete. Ai está o problema. Este arquivo tem o tamanho FIXO de 1.44 Mb, sendo que somente o meu arquivo de BIOS possui 4 Mb, sem falar no AFUDOS que vou precisar inserir dentro do arquivo de inicialização.

Bom , sendo assim, eu criei um novo arquivo IMG usando estes comandos:

dd if=/dev/zero of=boot.img bs=1024 count=0 seek=$[1024*10]

Ele cria um arquivo img com o tamanho de 10Mb
Depois o formato.

mkfs.ext2 boot.img

Certinho. Consigo mountar a imagem e colocar os arquivo dentro dela.Mas na hora de iniciar, ela nao simula o boot.
Pára na mensagem "Booting Sector ..." E trava a maquina ..

Alguem sabe como fazer este meu arquivo se tornar bootável ?

jrmenezes

Citação de: m.kelton online 15 de Abril de 2010, 10:09
Bom dia senhores,

Estou alterando o meu grub (menu.lst) para que seja iniciado o ms-dos para atualizar a minha bios. Estou usando sem problemas um arquivo img (DRDFLASH.IMG) que simula um disquete. Ai está o problema. Este arquivo tem o tamanho FIXO de 1.44 Mb, sendo que somente o meu arquivo de BIOS possui 4 Mb, sem falar no AFUDOS que vou precisar inserir dentro do arquivo de inicialização.

Bom , sendo assim, eu criei um novo arquivo IMG usando estes comandos:

dd if=/dev/zero of=boot.img bs=1024 count=0 seek=$[1024*10]

Ele cria um arquivo img com o tamanho de 10Mb
Depois o formato.

mkfs.ext2 boot.img

Certinho. Consigo mountar a imagem e colocar os arquivo dentro dela.Mas na hora de iniciar, ela nao simula o boot.
Pára na mensagem "Booting Sector ..." E trava a maquina ..

Alguem sabe como fazer este meu arquivo se tornar bootável ?

Não vou explicar em detalhes estava com um problema semelhante resolvir com o Qemu criei a imagem vou postar o link da imagem de 15 MB ja bootavel

http://qssqdq.blu.livefilestore.com/y1pyvtenaIx_IW0HCT8n3pxMuC5TsZ8Dxy5J5u_3pSe-IQSu5bm83VaPQkqYqiXtVlh4oovJhVBrzZTBzMgSCa9hQu05mWB-3ja/boot.zip?download