Pacotes Orfãos....

Iniciado por JoaoDamasceno.ufc, 13 de Abril de 2010, 15:07

tópico anterior - próximo tópico

JoaoDamasceno.ufc

Durante muito tempo e carregando ainda um certo vício das características do Windows, sempre, de tempos em tempos, eu fazia uma espécie de faxina no sitema operacional, no intuito de remover programas que não eram mais utilizados. Agora usando Linux/ubuntu andei fazendo o mesmo com "deborphan" ou Sistema>>Administração>> "remove orphaned packages"... porém, lendo sobre o "universo" Linux, constatei que essa remoção me parecia algo bobo, desnecessário até porque o espaço a ser liberado seria normalmente tão pequeno que influenciaria muito pouco no desempenho total do sistema.
Bem, então o que lhes pergunto é: É mesmo necessário identificar e remover pacotes orfãos do sistema? Preciso mesmo fazer isso?

Valeu. 

mintuser

Citação de: JoaoDamasceno.ufc online 13 de Abril de 2010, 15:07
Durante muito tempo e carregando ainda um certo vício das características do Windows, sempre, de tempos em tempos, eu fazia uma espécie de faxina no sitema operacional, no intuito de remover programas que não eram mais utilizados. Agora usando Linux/ubuntu andei fazendo o mesmo com "deborphan" ou Sistema>>Administração>> "remove orphaned packages"... porém, lendo sobre o "universo" Linux, constatei que essa remoção me parecia algo bobo, desnecessário até porque o espaço a ser liberado seria normalmente tão pequeno que influenciaria muito pouco no desempenho total do sistema.
Bem, então o que lhes pergunto é: É mesmo necessário identificar e remover pacotes orfãos do sistema? Preciso mesmo fazer isso?

Valeu. 

Olha amigo, na minha opinião, se a pessoa tem bastante espaço de HD (mais de 100 GB) e utiliza o sistema para o básico (não fica instalando trocentos temas e trocentos programas por dia), eu digo que não é necessário. Mas isso vai muito da pessoa, tem pessoas que são paranóicas (no bom sentido) por limpeza, querem a todo custo seu HD o mais limpo possível, eu era assim quando utilizava Windows. No Linux Mint/Ubuntu, eu apenas uso os comandos "apt-get clean" e "apt-get autoremove"; isso de mês em mês. E olha que tenho 40 GB de HD!
Não é o software que é livre. Eu que sou livre para escolher o software que eu quiser.

"O fim do mundo começou quando o primeiro ser humano surgiu." Adam Bankains

Xterminator

Isto depende realmente do ponto de vista de cada um
eu mantenho meu sistema limpo, por alguns motivos bem simples
não pelo fato da falta de espaço, os comandos que fazem busca no sistema retornarão
resultados mais rápidos, como por exemplo o updatedb(que varre todos arquivos) e é utilizado pelo comando locate, a checagem do sistema de arquivos fica mais rápida quando necessário
e o ldconfig que atualiza o link para as bibliotecas do sistema e é sempre rodado pelo dpkg.
Eu removo bibliotecas que não são mais usadas.
Removo arquivos e diretórios ocultos da /home que não são mais úteis
Fontes não utilizadas, fazem o fontconfig demorar mais para atualizar o cache
e por aí vai.
Para mim quanto mais limpo o sistema, mais rápido e menos vulnerável ele será, ainda mais
que eu vivo praticamente de atualizações então de vez em quando faço uma faxina no sistema e ao contrário de muitos
não tenho o /home separado do sistema, pela praticidade de caso precise formatar, formato tudo
o que é importante deixo em um diretório separado, pois no /home acaba se acumulando muito lixo
o que pode gerar problemas em uma nova instalação.

JoaoDamasceno.ufc

Pessoal, tudo bem, o que eu queria mesmo era uma espécie de "opinião" sobre essa de remover ou não remover pacotes orfãos, tudo bem, valeu, agora, preciso postar como [resolvido]? Ou não é necessário? rsrsrsrs...