Dúvidas com ponto de montagem

Iniciado por rodrigotsouza, 10 de Abril de 2010, 17:19

tópico anterior - próximo tópico

rodrigotsouza

Olá amigos, sou novo por aki e no linux, to adorando o sistema, muito show.
Minha dúvida é um seguinte:

eu tenho 1 hd separado da seguinte forma
1 partição: windows - ntfs
2 partição: bkps - ntfs
3 partição: ubuntu 9.10 - ex4
4 partição: swap

na instalação, configurei o ponto de montagem das duas unidades para /media/windows; e /media/bkps

tudo funcionava a mil maravilhas, o grande lance foi que descidi criar um usuário pra minha mãe poder usar linux, então criei o usuário com o nome dela

a partir disso, quando loguei na conta dela, notei que as unidades não estavam no desktop, de forma que se eu logar com meu nome, lá estão elas, se eu logar com o usuário da minha mãe, não estão.

notei também que na pasta /media estão lá os diretórios "windows e bkps" instalados bonitinhos. porém no meu usuário é acessível, no usuário da minha mãe está com um "X" não conseguindo alterar em permissões.

Com relação ao fstab, se encontra da mesma forma, tanto em um, quanto em outro.

peço-vos ajuda, pois só falta isso pra ela poder usar o Linux, precisamos do ponto de montagem funcionando nos 2 usuários

ps: ja consegui inserir o usuário dela na lista sudo atravéz do comando sudo usermod -g nome-do-usuário

ps2: eu e minha mae participamos do mesmo grupo de usuário

Abraçõs, minhas gratidões

Rodrigo Soares

jeflui

Com o seu usuário vai em Sistema > Administração > Usuários e Grupos.
E veja seus privilégios e compara com o dela, deve estar faltando algum.

rodrigotsouza

Já consegui galera, na verdade pesquisei bastante e tirei umas conclusões.

eu fiz um seguinte: fui no arquivo /etc/group (comando sudo gedit /etc/group) e do lado de plugdev:x:46:rodrigo, coloquei um ",eliane". Assim, ficou --> plugdev:x:46:rodrigo,eliane

depois disso, automaticamente ja carregou os dispositivos no usuário da minha mae.

Gostaria de saber agora se tem como dar permissões de acesso, de modo que 1 dos hds, (BKPS) seja acessível só por mim e não por ela.

Grato

Rodrigo Soares