Dica para renomear arquivos.

Iniciado por J4P0N315, 31 de Março de 2010, 11:41

tópico anterior - próximo tópico

J4P0N315

Bom dia, galera do fórum! :)

Gostaria de saber se existe uma maneira mais fácil de renomear os arquivos no bash, de acordo com a situação abaixo:

O nome do arquivo é ABC_teste e preciso renomeá-lo para teste.
Para executar o rename, eu faço o seguinte comando: "mv ABC_teste teste".

Uma maneira fácil seria apagar somente a parte ABC_. Alguém sabe como fazer isto???

Desde já, agradeço a atenção de vocês! :D
Por enquanto, um mero iniciante...

musinet

Japoneis,

Creio que a sua dúvida não se refira a mudar somente o nome de um único arquivo, não é mesmo? Provavelmente você esteja necessitando renomear arquivos em lote.

O caminho é o mv, mesmo. Mas se for o caso e renomear um lote de arquivos, podemos trabalhar um script usando recursos de bash combinados com editor de texto. Isso ajudaria você?

J4P0N315

Primeiramente, gostaria de lhe agradecer pela resposta, musinet.

Não. Não estou precisando renomear um lote de arquivos. Na verdade, não consegui escrever um bom post sobre a minha dúvida.
A minha situação era a seguinte (era, pois para solucionar este problema de maneira mais fácil, eu acabei apelando para a interface gráfica, coisa que eu não queria, pois no meu estudo eu foco no shell):

Eu tinha alguns arquivos espalhados em diversos diretórios, e dentro destes diretórios eu queria renomear alguns arquivos aleatórios, mas todos tinham o mesmo prefixo.Por exemplo, ABC_teste, ABC_file, ABC_make e etc. A minha tarefa era apenas tirar o prefixo ABC_. Por exemplo: o arquivo ABC_make deveria se  chamar make. Para fazer esta tarefa, eu fazia o seguinte comando: mv ABC_make make.

Como eu não podia errar o nome desses arquivos nem F#D$&#@, resolvi apelar para a interface gráfica, mesmo. Só clicar em F2 e dar um delete no prefixo! :)

Essa era a minha tarefa e gostaria de saber se existe uma maneira mais fácil e segura de executá-la. Creio que a criação de um script não é viável, uma vez que não é uma tarefa que eu irei executar várias vezes. Ou é?

Muito obrigado pela atenção! :)
Por enquanto, um mero iniciante...