ATI Radeon

Iniciado por Hii, 22 de Março de 2010, 13:09

tópico anterior - próximo tópico

Hii

Olá,

Eu tenho um vostro 1000 com ATI radeon xpress 1150.

Eu li em muitos fóruns, inclusive nesse, alguns tutoriais para instalar o driver proprietário dessa placa. Só que nenhum funcionou. Inclusive um desses tutoriais era para eu pegar o driver do Ubuntu 8.04, só que provavelmente eu fiz algo errado e não deu certo.

Eu uso o Ubuntu 9.10 Karmic Koala. Sou iniciante ainda no Linux, por isso peço a ajuda de alguém para me ajudar a instalar esse driver.

Não sei se isso influência, mas quando eu instalo o Compiz, ele funciona numa boa. Porém, quando eu reiniciou/ desligo o computador ele perde todos os efeitos e eu tenho que mudar a aparência para extra de novu, senão nada funciona (nem a o efeito da janela gelatina que é do próprio Gnome). Ah! Eu já coloquei para ele iniciar a cada sessão e mesmo assim nada.

Agradeço a ajuda

rjbgbo

Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Hii

Então, não vem esses driver na versão. Nem no site da ATI tem ele. Quando entro nos drivers proprietário não aparece nada

rjbgbo

Citação de: Hii online 22 de Março de 2010, 13:22
Então, não vem esses driver na versão. Nem no site da ATI tem ele. Quando entro nos drivers proprietário não aparece nada
aqui também é assim, é chamado drive vesa
uso normal/ o compiz
mas sincera/ p/ quem usa Linux qualquer coisa de Ati, Sis e Via são furadas

Hii

Calma ai, não entendi heheh. Esse driver VESA está instalado na minha máquina, mas não aparece nos drivers proprietários?

O compiz ele funciona normal desde que não reinicie o computador. Se eu fizer isso tenho que configurar tudo novamente, tipo ele não segura

rjbgbo

CitarCalma ai, não entendi heheh. Esse driver VESA está instalado na minha máquina, mas não aparece nos drivers proprietários?
sim

CitarO compiz ele funciona normal desde que não reinicie o computador. Se eu fizer isso tenho que configurar tudo novamente, tipo ele não segura
como vc instalou o compiz?

sudo apt-get install -y simple-ccsm compizconfig-settings-manager fusion-icon emerald
depois vá em menu > sistema > preferencia > aparência > efeitos visuais > habilite o personalizado

dica deixe ativado icon compiz
CitarAtivar fusion-icon no início da sessão:
Em aplicativos de início da sessão
Add
nome: Compiz Fusion Icon
comando: fusion-icon --no-start
comentário: Start and manage Compiz Fusion

Acho que pode ser no icon fusion o que vai manter teu compiz ativado

Hii

CitarCalma ai, não entendi heheh. Esse driver VESA está instalado na minha máquina, mas não aparece nos drivers proprietários?
sim

Sabe se a aceleração 3D funciona?

CitarO compiz ele funciona normal desde que não reinicie o computador. Se eu fizer isso tenho que configurar tudo novamente, tipo ele não segura
como vc instalou o compiz?

Pelo gerenciador synaptic, instalei só o compiz-settings-manager.

O problema é assim. Toda vez que reiniciou o note ele abre sem efeito, nisso eu entro em aplicativos>preferências>aparência. Quando eu entro lá vejo que os efeitos estão em nenhum, ai tenho que colocar extra de novu. Só que nisso perde toda a configuração do compiz.

Quando eu chegar em casa, vou tentar fazer isso que você me falou.

Valeu!

platao

Ola Hii, sua placa nao e mais suportada pelo novo X entao tera que usar o driver livre (que ja esta instalado na sua maquina) ou entao usar uma versao mais antiga do Ubuntu(8.04 ou 8.10) o driver da ATI "Catalyst 9.4", ou seja, o único que funciona no Ubuntu 9.04 e 9.10 por conta do xorg-xserver 1.6, não suporta as seguintes placas antigas:

* ATI Radeon 9500 Series
* ATI Radeon 9550 Series
* ATI Radeon 9600 Series
* ATI Radeon 9700 Series
* ATI Radeon 9800 Series
* ATI Radeon X300 Series
* ATI Radeon X550 Series
* ATI Radeon X600 Series
* ATI Radeon X700 Series
* ATI Radeon X800 Series
* ATI Radeon X850 Series
* ATI Radeon X1050 Series
* ATI Radeon X1200 Series
* ATI Radeon X1250 Series
* ATI Radeon X1300 Series
* ATI Radeon X1400 Series
* ATI Radeon X1550 Series
* ATI Radeon X1600 Series
* ATI Radeon X1650 Series
* ATI Radeon X1800 Series
* ATI Radeon X1900 Series
* ATI Radeon Xpress Series
* ATI Radeon X2100 Series

A lista acima foi tirada daqui: http://wiki.cchtml.com/index.php/9.4

A Ati nao vai mais dar suporte a drivers a essas placas 3D

\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Hii

Ah que beleza a ATI...

Em todo caso muito obrigado pela ajuda.

Só uma pergunta, aonde minha placa de vídeo se enquadra ai? Porque a minha é 1150.