JFS - Por que as pessoas não o usam?

Iniciado por Magali, 12 de Março de 2010, 13:59

tópico anterior - próximo tópico

Magali

Olá, Pessoas!

Sou uma iniciante, alguns já devem saber, e estou tentanto migrar pro mundo dos softwares livres. Ainda não instalei o Ubuntu na minha máquina, mas isto está prestes a acontecer. Comprei um Netbook, o mini da HP, que deve chegar por esses dias. Pretendo formata-lo e instalar o Ubuntu Netbook Remix, e já estou tomando algumas providências a respeito.

A primeira delas é escolher o sistema de arquivos e nisso eu ainda tenho dúvidas, uma grata dúvida, por sinal, já que podemos escolher ao invés de se contentar com o NFTS. Depois de muita pesquisa e muitos benchmarks, meu coração ficou com Journaling File System - JFS, da IBM, disparado o campeão no desempenho e segurança em todos esses testes. Procurando saber mais, percebi que a minha escolha não possui muitos adeptos apesar de ter se saído tão bem nos testes.

Como ainda é cedo pra se arrepender, e com certeza há alguma coisa que eu não sei, gostaria de entender porque o JFS não é tão popular. Agradeço a atenção de todos!

Falco90

Deve ser porque o ext é o padrão de algumas distribuições linux grandes. Mas agora que você disse, pesquisarei sobre o JFS

Magali

Citação de: Falco90 online 12 de Março de 2010, 14:10
Deve ser porque o ext é o padrão de algumas distribuições linux grandes. Mas agora que você disse, pesquisarei sobre o JFS

Falco,

um dos recentes segue nesse link: http://www.vivaolinux.com.br/dica/Benchmark-dos-sistemas-de-arquivos-Linux

no google, você encontra material mais recente, mas só em Inglês.

A proposito... o Ubuntu N Remix 9.10 suporta o JFS?

Xterminator

Eu particularmente não uso pois já fiz o teste do Reset, uso reiserfs desde 2001, quando ainda era experimental, hoje estou "testando" o Ext4 no ubuntu por falta de tempo, pois o CD que usei para instalar não tinha suporte a reiserfs, mas a minha partição de dados continua sendo Reiserfs pois confio mais nele, testei XFS e JFS já faz algum tempo, depois disto nem tentei mais pois como dizem a primeira impressão é a que fica.

Magali

Citação de: Xterminator online 12 de Março de 2010, 14:49
Eu particularmente não uso pois já fiz o teste do Reset, uso reiserfs desde 2001, quando ainda era experimental, hoje estou "testando" o Ext4 no ubuntu por falta de tempo, pois o CD que usei para instalar não tinha suporte a reiserfs, mas a minha partição de dados continua sendo Reiserfs pois confio mais nele, testei XFS e JFS já faz algum tempo, depois disto nem tentei mais pois como dizem a primeira impressão é a que fica.

O que é teste do Reset?

Xterminator

O Teste do Reset, na verdade e testar o sistema de arquivos para ver o quanto ele é tolerável a falhas como por exemplo quedas de energia,caso você tenha um bom No-Break qualquer sistemas de arquivo é bom, mas se não tiver vai ter muitos arquivos corrompidos.

Magali

De fato, diziam que no começo ele era instável... mas isso só no começo. De 2001 para à 2009, ano do último release, foi-se muito tempo! Acho que o JFS já alcançou alguma estabilidade, do contrário não teria se saído tão bem nos testes.

Deve ser outra a razão para explicar a falta de adeptos. No que vocês pensam, além de desempenho e confiabilidade (Atributos do JFS), antes de escolherem um Sistema de Arquivos?!

Tenho medo de fazer a escolha errada...  :'(

Magali

civanlobo

eu utilizo um disco com partição em jfs e hoje ao faltar energia tive a triste experiência de corromper todos os meus arquivos e tendo a maior dificuldade de rodar um mero fsck.

JFS nunca mais !!! que journalling é este ??!!

Xterminator

Citação de: civanlobo online 06 de Maio de 2010, 18:12
eu utilizo um disco com partição em jfs e hoje ao faltar energia tive a triste experiência de corromper todos os meus arquivos e tendo a maior dificuldade de rodar um mero fsck.

JFS nunca mais !!! que journalling é este ??!!

::)

Mais alguém?
Citação de: Magali online 12 de Março de 2010, 15:46
Citação de: Xterminator online 12 de Março de 2010, 14:49

O que é teste do Reset?