Atualização mal sucedida na versão 9.10

Iniciado por andrecs2, 12 de Março de 2010, 09:32

tópico anterior - próximo tópico

andrecs2

Bom dia a todos,

Possuo um mobo 1050, e recentemente instalei o ubuntu 9.10 nele. Acontece que na minha primeira instalação no momento em que atualizei ele através do apt-get eu ncao conseguia mais inciar ele, ele começava a rodar mais em determinado momento parava a inicializacao .ok. Criei um disco inicializavel e acabei instalando novamente, mas sem remover a instalação anterior. Funcionou tudo muito bem até que eu inventei de atualizar e acabou acontecendo a mesma coisa.

Gostaria que se alguem pudesse me ajudar a recuperar o meu boot e nao perder essa instalação.

Grato desde já.
sds

Tota

Ola,

Ao ligar a maquina, tecle <shift> para entrar nas opções do grub2

Escolha uma versão anterior do kernel ( a que estava antes da atualização. )

Se estiver tudo ok, então voce vai ter tempo de corrigir o que não foi atualizado.

[],s

andrecs2

minha tela inicial tem o seguinte:
-------------------------

GNU GRUB version 1.97 ~ beta4

Memory test (memtest86+)
Memory test (memtest86+, serial console 11520)
Ubuntu, Linux 2.6.31-19-generic (on /dev/sda1)
Ubuntu, Linux 2.6.31-19-generic (recovery mode)(on /dev/sda1)
Ubuntu, Linux 2.6.31-14-generic (on /dev/sda1)
Ubuntu, Linux 2.6.31-14-generic (recovery mode)(on /dev/sda1)

-------------------------
Pressionei <shift> e nao obtive resultado algum.

Tota

então, voce selecionou a versão do kernel => Ubuntu, Linux 2.6.31-14-generic (on /dev/sda1)

Para ver se tudo volta a ser como antes?

andrecs2

Tota

Quando voce estiver nesta tela do seu grub, navegue com as setas até o kernel Ubuntu, Linux 2.6.31-14-generic (on /dev/sda1) para dar o boot por ele e verificar se seu sistema retorna ao normal.

andrecs2

Citação de: Tota online 12 de Março de 2010, 11:00
Quando voce estiver nesta tela do seu grub, navegue com as setas até o kernel Ubuntu, Linux 2.6.31-14-generic (on /dev/sda1) para dar o boot por ele e verificar se seu sistema retorna ao normal.

Isso já foi tentado, mas, o fiz novamente, ele inicializa até determinado ponto e pára no seguinte:

fsck from util-linux-ng 2.16
/dev/sda1: clean, 185327/1221600 files, 2234354/4883752 blocks (check in 3 mounts)

eu meio que segui um tutorial sem muito sucesso e aparentemente a minha ultima instalacao esta em /dev/sda8 e justamente eh essa que to tentando recuperar

Tota

Citação de: andrecs2 online 12 de Março de 2010, 11:04
Citação de: Tota online 12 de Março de 2010, 11:00

Isso já foi tentado, mas, o fiz novamente, ele inicializa até determinado ponto e pára no seguinte:

fsck from util-linux-ng 2.16
/dev/sda1: clean, 185327/1221600 files, 2234354/4883752 blocks (check in 3 mounts)

eu meio que segui um tutorial sem muito sucesso e aparentemente a minha ultima instalacao esta em /dev/sda8 e justamente eh essa que to tentando recuperar

Bem o grub indica que sua instalação está em sda1 e voce cita estar em sda8.

Neste caso voce tera que utilizar o live cd do Ubuntu.

Entre com o live cd e verifique como estão suas partições.

Com o live cd ou pendrive rodando va em aplicações => sistema =>administração => gparted ou gerenciador de partições.

Lá voce verá uma caixa para selecionar os discos do lado direito superior.

com os discos desmontados ilumine um a um e selecione com o botão direito o item verificar.

verifique os discos.

a seguir monte as partições e verifique se seus dados estão ok. Aproveite para se certificar que seu Ubuntu ( a partição raiz e a pasta boot )estejam mesmo em sda8 ou sda1.

neste momento seria interessante fazer um back up de seus dados caso algo se complique.

se estiver tudo ok, vamos em terminal digitar sudo grub-install /dev/sdax

onde X é a sua "/" ou a raiz do sistema.

a seguir digitamos sudo grub-update

deveria funcionar.

[],s