klamav da mensagem de erro de inicialização da base de dados

Iniciado por inor, 09 de Março de 2010, 17:36

tópico anterior - próximo tópico

inor

fiz a instalação deste anti-virus pelo synaptic, não entendo porque está dando este erro. alguem poderia me ajudar.

luismcrd

eu qnd vi isso do anti virus também tava pa instalar o klamav, mas achei estranho pq eu tinha ouvido falar no clamav e na no klamav. depois tive a ver e a diferença é q o klamav é pa KDE.
se tiver errado corrijam q eu sou noob nisto

inor

Estou fazendo a instalação do clamav com extenção .tar.gz, o comando tar - zxvf foi beleza, o comando ./configure também o make também, mas o make install não está fazendo a instalação dá erro ex:
Making install in libclamunrar
make[1]: Entrando no diretório `/home/roni/Desktop/clamav-0.94.2/libclamunrar'
make[2]: Entrando no diretório `/home/roni/Desktop/clamav-0.94.2/libclamunrar'
test -z "/usr/local/lib" || /bin/mkdir -p "/usr/local/lib"
/bin/bash ../libtool   --mode=install /usr/bin/install -c  'libclamunrar.la' '/usr/local/lib/libclamunrar.la'
libtool: install: /usr/bin/install -c .libs/libclamunrar.so.5.0.4 /usr/local/lib/libclamunrar.so.5.0.4
/usr/bin/install: cannot create regular file `/usr/local/lib/libclamunrar.so.5.0.4': Permission denied
make[2]: ** [install-libLTLIBRARIES] Erro 1
make[2]: Saindo do diretório `/home/roni/Desktop/clamav-0.94.2/libclamunrar'
make[1]: ** [install-am] Erro 2
make[1]: Saindo do diretório `/home/roni/Desktop/clamav-0.94.2/libclamunrar'
make: ** [install-recursive] Erro 1

se alguem me der uma idéia do que fazer: estou aceitando sugestões. 

Tota

Ola,

Hoje já perguntaram exatamente o mesmo problema (só não era compilar o clamav ) e o usuario lá não estava fazendo o make install como root.

Citar/bin/bash ../libtool   --mode=install /usr/bin/install -c  'libclamunrar.la' '/usr/local/lib/libclamunrar.la'
libtool: install: /usr/bin/install -c .libs/libclamunrar.so.5.0.4 /usr/local/lib/libclamunrar.so.5.0.4
/usr/bin/install: cannot create regular file `/usr/local/lib/libclamunrar.so.5.0.4': Permission denied

Como você está executando, como usuario ou como root?

[],s

inor

ok amigo só faltava o sudo, executei o comando e deu certo. no entanto ele deveria está em aplicativo>sistema, mas não o encontro.

mpmoraes

Eu uso kde, mas instalei o clamav, tudo via terminal.
Acabou que sua dúvida virou uma demanda de pesquisa para mim, ou seja, vou instalar o klamav.
Ubuntu 12.04 - AMD64 Notebook: Compaq Q40-714br, Intel Core 2 Duo T6600 2.2GHz Memória 4GB HD 500GB DVD-RW

inor

olha só! instalei o clamav pelo synaptic mas não encontro ele em lugar algum, é como se eu não o tivesse instalado. alguem te alguma idéia do que pode ser?

mpmoraes

Citação de: inor online 11 de Março de 2010, 17:58
olha só! instalei o clamav pelo synaptic mas não encontro ele em lugar algum, é como se eu não o tivesse instalado. alguem te alguma idéia do que pode ser?
Meu amigo, o Clamav é para ser usado via interface gráfica.
Para te adiantar seguem os principais comandos:
a) atualização da base de dados
sudo freshclam

b) para localizar vírus
clamscan -r <nome do diretório>

c) para localizar e remover vírus
clamscan -r --remove <nome do diretório>
Ubuntu 12.04 - AMD64 Notebook: Compaq Q40-714br, Intel Core 2 Duo T6600 2.2GHz Memória 4GB HD 500GB DVD-RW

Ioca100

Instala o nautilus-clamscan pelo  synaptic , aí é só clicar sobre o arquivo com o direito do mouse  e , depois em scan for viruses.
Usuário Linux- 449417

adrianojbr

Citação de: mpmoraes online 11 de Março de 2010, 18:14
Meu amigo, o Clamav é para ser usado via interface gráfica.
(...)

Você quis dizer sem interface gráfica, né.

O Klamav é uma interface gráfica própria para o ambiente KDE. Eu uso no Gnome o ClamTK, que é uma interface em GTK parao clamav.

Tota

Citação de: inor online 10 de Março de 2010, 20:45
ok amigo só faltava o sudo, executei o comando e deu certo. no entanto ele deveria está em aplicativo>sistema, mas não o encontro.

O clamav é em linha de comandos. Você precisa instalar um front end para ele.

No gerenciador de pacotes synaptic, digite clamav no campo de pesquisas e escolha um front end para ele.  ( uso o clamtk para o gnome - o klamav é para Kde )

[],s

mpmoraes

Fiz uns testes com o Klamav aqui em casa e deu tudo certo.

inor

ola! eu instalei o nautilus-clamscan pelo synaptic e não instalou, quer dizer instalou mas clicando com o botão direito do mouse sobre um diretório não aparece a opção de rastrear virus. o que está errado?