problemas na inicialização devido a edição /etc/fstab

Iniciado por wendelmineiro, 09 de Março de 2010, 14:54

tópico anterior - próximo tópico

wendelmineiro

Olá boa tarde.  Preciso de uma ajuda na seguinte questão, editei o arquivo /etc/fstab para tentar montar uma partição que está um computador com windows xp. A questão q é bem possível que eu naum tenha feita da maneira correta. Agora quanto fui reiniciar meu sistema ele está com a seguinte mensagem: One or more of the mount listed in /etc/fstab cannot yet be mounted.  Apertei esc para entrar no shell e dei cat /etc/fstab e vi q as linhas q coloquei logicamente estavam lá...
O que deve fazer para no caso desfazer isto?
Desde já agradeço.

overlock@

Olá

Se você tem acesso ao terminal,desfaça o que você fez.com o comando;

sudo nano /etc/fstab

Remova as linhas que você adicionou e para gravar tecle Ctrl+o e para fexar Ctrl+x
"Linux User" # 480186 

Kubuntu 11.04 kernel 2.6.38.8-ck3 kde 4.6.4

wendelmineiro

obrigado por ter respondido...então entrei na edição e apaguei as linhas q tinha escrito só que está aparecendo o seguinte erro: Error writing /etc/fstab: Read-only file system. E eu coloco igual foi especificado sudo nano /etc/fstab tentei também usar o sudo vi /etc/fstab mas sem sucesso também.
então...não conheço tantos comandos do linux, mas o q dever ser feito por favor? No aguardo de uma resposta desde já agradeço.

overlock@

Citação de: wendelmineiro

Error writing /etc/fstab: Read-only file system

Hummm,quer dizer que o arquivo está somente para leitura,você mexeu nas permissões?tente o seguinte;

sudo su

E depois;
nano /etc/fstab
"Linux User" # 480186 

Kubuntu 11.04 kernel 2.6.38.8-ck3 kde 4.6.4