Checar o Md5sum

Iniciado por HighlanderJp, 04 de Março de 2010, 18:44

tópico anterior - próximo tópico

HighlanderJp

Baixei o BrOffice e ele está compactado, o nome dele é BrOOo_3.2.0_LinuxIntel_instal_pt-BR_deb.tar.gz. pois bem, procurei por toda parte, mesmo aqui no forum  e não encontrei um método que faça esse código "sair" da toca, já abri a pasta downloads, onde está o arquivo, depois terminal, e digitei: $md5sum BrOOo_3.2.0_LinuxIntel_instal_pt-BR_deb.tar.gz depois enter e sai a mensagem de que o arquivo ou diretório não encontrado, copiei esse arquivo e coloquei na área de trabalho, que acredito ser esse desktop que aparece no comando e nada tbm,  seguindo outra dica $md5sum /home/user/download/o_nome_do_arquivo substituindo os dados em questão, e sai sempre a mesma mensagem, o que está errado com esse md5? Pq não funciona?  Agradeço se alguém der uma luz.
Já descompactei e fiz os processos todos com o nome gerado após descompactar Ou estou fazendo algo errado ou esse terminal está quebrado.

Já estou cansado de tentar de todos os modos e só sair essa mensagem chata.
Fui na página onde mostram os comandos e ficou uma dúvida:

#

"cd /" para ir ao diretório raiz.    ao digitar isso ele retorna arquivo não encontrado ???
#

"cd" para ir ao seu diretório pessoal.  esse aqui muda para linha de baixoo com o nome do computador e o sinal $   ???
#

"cd .." para acessar um diretório de nível acima do atual.  desktop /home$ ??/ que não entendi para que serve, se pudessem colocar exemplos mais concretos ficaria melhor de entender, tipoo o que deve aparecer depois do comando,   um que funciona é o free -m    ao digitar mostra o estado da memória, isso sim é um comando que vc executa olhando um tutorial e ele responde na hora  mostrando o resultado, seria bom se tivesse mais clareza, ajudaria muito quem nunca precisou digirar esses comandos como eu que sou leigo e venho do uso de windows, No aguardo de uma luz vinda de usuários mais experientes, obrigado desde já

#

"cd -" para voltar ao diretório que se encontrava antes de mudar.
#

Para navegar através múltiplos níveis de diretórios em só comando, use por exemplo, "cd /var/www", que o levará diretamente ao sub-diretório /www do diretório /var.

Felix

Desculpe, não compreendi o que você pretende.

Você baixou o BrOffice e quer conferir o md5 dele? Se for isto, basta o comando seguido do caminho e nome do arquivo mesmo, um exemplo:

Tenho aqui o arquivo teste.rb em minha pasta de usuário e quero saber o md5 dele, para isso basta, dentro da mesma pasta, executar o comando:

md5sum teste.rb

que no meu caso apresentou o seguinte resultado:
1b57b9421c6bd1a761370e21174767e3  teste.rb

De posse deste código, se eu lhe enviar o mesmo arquivo por e-mail você pode após baixá-lo executar o mesmo comando e daí confere o código gerado. Se for igual, tudo ok, se tiver qualquer caractere diferente é sinal de que o arquivo está corrompido, sendo necessário que eu lhe envie novamente. De forma resumida essa é a utilidade do md5, portanto você deve ter o código original para fazer as comparações.

Ou no caso você deseja instalar o BrOffice que veio compactado em formato tar.gz? Daí a coisa muda totalmente de figura. Aqui no fórum mesmo há vários tópicos ensinando como proceder para fazer a instalação de programas a partir do código fonte, que é o caso deste que você baixou.

Se for isso, aconselho que faça uso da Pesquisa, encontrará vasto material.

Espero ter ajudado.

HighlanderJp

Olá Felix se vc ler atentamente vai ver que fiz isso fui na pasta downloads, onde se encontra esse arquivo e abri o terminal, não deu retorno , copiei para a área de trabalho e de lá executei o mesmo procedimento e nada Na verdade quero instalar mas quero ver se está integro, fazendo o check,mas não dá certo acho que fui bem explicativo de como fiz e de como não funciona, se ficou mais claro e souber de uma solução estou no aguardo

HighlanderJp

ele simplesmente não gera código nenhum apenas  "arquivo não encontrado" acho que mais claro que isso não posso ser.

Felix

Acho que entendi o problema e o que você está fazendo de errado, vamos por partes:

Citação de: HighlanderJp online 04 de Março de 2010, 18:44
(...)
#

"cd /" para ir ao diretório raiz.    ao digitar isso ele retorna arquivo não encontrado ???
#

Este e a maioria dos comandos você está fazendo de forma errada, em nenhum deles há as aspas, vou marcar em vermelho a maneira errada e em verde a correta:

ao invés de fazer:

"cd /"

faça

cd /

Já no caso deste outro exemplo:
Citação de: HighlanderJp online 04 de Março de 2010, 18:44
"cd" para ir ao seu diretório pessoal.  esse aqui muda para linha de baixoo com o nome do computador e o sinal $   ???
#

veja no meu prompt como me é apresentado quando estou no diretório atual:
felix@midgard:~$

dividindo então temos:
felix = meu nome de usuário;
midgard = o nome de minha máquina;
~ = o símbolo que representa meu diretório pessoal;
$ = Simbolo que representa que estou atualmente com um usuários sem privilégios administrativos.

Portanto, se eu fizer o comando "cd /" (sem as aspas) eu irei para o diretório raiz, ficando desta forma:
felix@midgard:/$

Observe que o "~" foi substituido pela "/", então para voltar ao meu diretório de usuário eu executo o comando:
cd ~

E assim em diante, observe que os comandos são sem as aspas.

Portanto imagino que o seu problema com o md5sum é que você está digitando antes dele o símbolo: "$" por isso os erros.

Espero que eu tenha sido claro na explicação

HighlanderJp

Agora já clareou um pouco, mas eu fiz conforme está em todos os tutoriais que vi na net,  conforme vou copiar e postar aqui
II - GNU/LInux
II-1 -Em um console
No Linux, o utilitário "md5sum" é em geral integrado na sua distribuição. Se
por acaso, este não se encontrar alí, acesse o seguinte endereço para baixar
um arquivo compactado :
www.fourmilab.ch/md5/
No GNU/Linux, você deverá somente colocar-se no diretório contendo seu
arquivo a verificar e digitar o seguinte comando :
$md5sum nome_do_arquivo <Enter>
O resultado deverá aparecer em alguns seguntos sob a seguinte forma (na
verdade a mesma que para o Windows) :
D0AB11311B866B2332E92479906F2FF9 nome_do_arquivo

Eu até fiz um teste aqui e na verdade eu não estou colocando o "$" não! como dizem por aí eu nem conheço ele, ele é que se mete a intrometido e aparece em todas  por mim deletava ele se esse é o problema, mas  não sei como apagar ele
Se você não estiver no diretório contendo o arquivo a verfificar, você pode
indicar o caminho da seguinte forma :
$md5sum /home/user/download/o_nome_do_arquivo <Enter>
Não esqueça de utilizar a "tecla tab " (para completar suas linhas de
comandos)

Felix

é isso mesmo, só que o comando não é $md5sum, mas sim md5sum, ou seja: se você digitar o "$" no inicio não dará certo

HighlanderJp

mas eu não digito ele não!

HighlanderJp

fazendo uma comparação simploria esse md5, seria algo como passar o antivirus para checar o arquivo baixado, no windows é só click com o direito e escolher seu antivirus

Felix

Citação de: HighlanderJp online 04 de Março de 2010, 20:04
fazendo uma comparação simploria esse md5, seria algo como passar o antivirus para checar o arquivo baixado, no windows é só click com o direito e escolher seu antivirus

Não, nada há ver. Para entender o que vem a ser o md5, acesse este link:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Md5

HighlanderJp

Não me leve a mal,mas o problema nem é para que serve tanto, pq eu entendi lendo e lendo que é para saber se teve alteração no arquivo de origem e depois ao chegar na minha máquina, o meu problema é como isso funcionar e gerar o bendito código colocando nome do arquivo

HighlanderJp

Desculpem  me todos é que a pergunta que eu fiz e o meu problema é tão simples que não há resposta para ela obrigado e desculpem alguma coisa, Certas coisas nunca serão reveladas, essa é uma delas

HighlanderJp

Graças ao apoio de um conhecido consegui finalmente gerar o código, seguindo os passos que ele me passou por vídeo,
que foram esses procedimentos:

1- Abrir terminal
2- digitar ls      (feito isso  apareceram todas as minhas pastas e o arquivo que queria)
3- md5sum  "espaço" nome do arquivo
4-Tecla TAB (aquela que fica acima do caps locks
5-Enter e foi gerado o código.     

Simples, desde que se tenha a orientação correta de como funciona, para um leigo como eu, esses passos foram cruciais para que executasse uma simples tarefa, coisa que infelizmente não consegui aqui no forum. se isso servir para alguém que assim seja, mesmo assim obrigado a todos

Darcamo

CitarSimples, desde que se tenha a orientação correta de como funciona, para um leigo como eu, esses passos foram cruciais para que executasse uma simples tarefa, coisa que infelizmente não consegui aqui no forum. se isso servir para alguém que assim seja, mesmo assim obrigado a todos

É assim mesmo quando se está começando porque o sua mente já está treinada com uma certa maneira de pensar e você acaba não percebendo pequenos detalhes que depois de entender passam a ser simples.   ;)

Pelo mesmo motivo, quanto mais você aprende mais agradável fica usar o linux e muitas vezes você passa a achar mais fácil fazer certas coisas no linux do que em outros sistemas.