Compartilhamento de pasta ubuntu 9.10

Iniciado por lfernandosg, 01 de Janeiro de 2010, 20:41

tópico anterior - próximo tópico

Cálcio

Citação de: zekkerj online 06 de Janeiro de 2010, 18:53
Citação de: Cálcio online 06 de Janeiro de 2010, 17:27
Como faço para acessar minha pasta compartilhada pelo Windows?

Você quer acessar a partir de outra máquina com windows, ou quer acessar a pasta que compartilhou em outra máquina que está rodando windows?
Quero acessar uma pasta do Ubuntu por uma outra maquina Windows.

zekkerj

Instale o pacote samba completo ("sudo apt-get install samba")

Edite o arquivo /etc/samba/smb.conf (como root), defina o "workgroup" igual ao da máquina windows.

Certifique-se de que ambas as máquinas estejam na mesma faixa de endereços de rede.

Ative o serviço samba ("sudo service samba start" --- tudo bem se ele disse "already running").

Certifique-se de que o firewall de ambas as máquinas esteja configurado pra deixar passar a rede windows na rede local. Não esqueça que muitos antivírus costumam ter firewall embutido.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Cálcio

Cara valeu pela paciência com esse ser aki q ñ saca PN de redes. rs
Foi só mudar o Workgroup e restartar o samaba. Vlw msm!

Agora vou pra minhas outras missões. rs

jpc

CitarCitação de: zekkerj em 03 de Janeiro de 2010, 01:14
Citação de: lfernandosg em 01 de Janeiro de 2010, 20:41
mas fiquei encucado com uma coisa, porque não aparece esse compartilhamento no  /etc/samba/smb.conf???

não era para ter esse compartilhamento lá dentro? nesse ubuntu novo é em outro caminho?alguém me tira essa dúvida pois achei muito prático mas preciso entender como funciona pois até hoje eu criava manualmente no smb.conf.

Não, esse é um "compartilhamento de usuário". Como usuário não escreve no arquivo smb.conf, ele não tem como colocar/tirar compartilhamentos aí, concorda?

certo...mas onde(em que arquivo) ele salva esse compartilhamento visto que o linux usa o samba para compartilhar pastas,arquivos entre linux e windows...ou nesse caso não é no samba? fiz um compartilhamento na mão e fica a mesma coisa do usuário só que dentro do arquivo smb.conf tem tudo detalhado nesse caso do usuário comum não poder escrever no smb.conf onde ele salva então?

Citação de: zekkerj online 04 de Janeiro de 2010, 21:54
O local exato onde ele salva, eu não tenho neste momento. Mas com certeza é dentro do seu diretório HOME, muito provavelmente numa pasta ".samba", ou talvez ".smb". Daí o Samba, periodicamente, vai checar as pastas dos usuários nesses pontos pré-definidos, e ler/reler as configurações dos seus compartilhamentos.

O local onde ficam registrados os compartilhamentos criados por usuários comuns, sem poderes para editar o arquivo /etc/samba/smb.conf, é a pasta

/var/lib/samba/usershares

quando se clica com o botão direito do mouse sobre o ícone de uma pasta qualquer, aparece um menu, com o comando a "opções compartilhamento". Após marcado o quadro de diálogo, imediatamente o sistema cria um arquivo de atalho na pasta /var/lib/samba/usershares, com o endereço do compartilhamento e demais configurações.

O arquivo /etc/samba/smb.conf fica inalterado, até mesmo porque o usuário comum não pode editá-lo.

No meu caso, uso uma pequena rede doméstica entre um PC, um notebook e um Xbox-1, que serve de media center.
Configurei o PC com Ubuntu para atuar como servidor de arquivos e impressora para o notebook com windows e o para Xbox chipado ;D rodando o XBMC
no smb.conf do meu Ubuntu PC, apenas acertei o compartilhamento de impressora. Não há nenhuma configuração para compartilhamento de pastas por lá.

O compartilhamento de arquivos para o Xbox fiz "manualmente", clicando com o botão direito nas pastas que quis compartilhar, fazendo surgir o ícone da mãozinha.

automaticamente, os arquivos de atalho foram para a pasta /var/lib/samba/usershares