Compartilhamento de pasta ubuntu 9.10

Iniciado por lfernandosg, 01 de Janeiro de 2010, 20:41

tópico anterior - próximo tópico

lfernandosg

instalei recetenmente o ubuntu 9.10 em meu netbook e notei hoje que ele dá opção de compartilhar a pasta graficamente sem ter que ir lá em /etc/samba.smb e criar manualmente...achei um máximo a praticidade então fui testar:

1)cirei uma pasta dentro de documentos;
2)cliquei com o botão direito do mouse e opções de compartilhamento
3)na janela que se abre, escolhi compartilhar a pasta logo após isso o sistema pede para instalar o samba;
4)samba instalado o sistema pede para reinciar a sessão;
5)feito isso, fui em uma máquina com windows 7 e digitei o ip do ubuntu..pronto acessei normal a pasta

mas fiquei encucado com uma coisa, porque não aparece esse compartilhamento no  /etc/samba/smb.conf???

não era para ter esse compartilhamento lá dentro? nesse ubuntu novo é em outro caminho?alguém me tira essa dúvida pois achei muito prático mas preciso entender como funciona pois até hoje eu criava manualmente no smb.conf.

Dell Xps M1330/c2d 2.0Ghz/4GB ddr2/320GB sata/etc...

bred81

Se não me engano, esse compartilhamento é só para redes Linux - Linux.
O samba faz a tradução do formato ext* para o ntfs ou fat32...
O que o Mario foi fazer no pscicólogo?
- Ele estava passando por uma fase difícil...

zekkerj

Citação de: lfernandosg online 01 de Janeiro de 2010, 20:41mas fiquei encucado com uma coisa, porque não aparece esse compartilhamento no  /etc/samba/smb.conf???

não era para ter esse compartilhamento lá dentro? nesse ubuntu novo é em outro caminho?alguém me tira essa dúvida pois achei muito prático mas preciso entender como funciona pois até hoje eu criava manualmente no smb.conf.

Não, esse é um "compartilhamento de usuário". Como usuário não escreve no arquivo smb.conf, ele não tem como colocar/tirar compartilhamentos aí, concorda?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

zekkerj

Citação de: bred81 online 01 de Janeiro de 2010, 20:45
Olá bred81,

Vc precisa se informar melhor sobre o Samba. O que vc disse não tem nada a ver, nem de ser só Linux-Linux (o Samba foi criado pra ligar o Linux às redes Windows), nem de ter alguma coisa a ver com formatos de disco. Quando falar de Samba, esqueça que existe Ext2/3/4, Reiser, NTFS, vfat ou o que seja: só existe o Samba (smbfs) e o CIFS.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

bred81

Citação de: zekkerj online 03 de Janeiro de 2010, 01:16
Citação de: bred81 online 01 de Janeiro de 2010, 20:45
Olá bred81,

Vc precisa se informar melhor sobre o Samba. O que vc disse não tem nada a ver, nem de ser só Linux-Linux (o Samba foi criado pra ligar o Linux às redes Windows), nem de ter alguma coisa a ver com formatos de disco. Quando falar de Samba, esqueça que existe Ext2/3/4, Reiser, NTFS, vfat ou o que seja: só existe o Samba (smbfs) e o CIFS.
Obrigado!
Isso ajuda muito mais do que se pensa. Realmente, pensava que fazia tradução sobre os formatos...
O que o Mario foi fazer no pscicólogo?
- Ele estava passando por uma fase difícil...

lfernandosg

Citação de: zekkerj online 03 de Janeiro de 2010, 01:14
Citação de: lfernandosg online 01 de Janeiro de 2010, 20:41mas fiquei encucado com uma coisa, porque não aparece esse compartilhamento no  /etc/samba/smb.conf???

Não, esse é um "compartilhamento de usuário". Como usuário não escreve no arquivo smb.conf, ele não tem como colocar/tirar compartilhamentos aí, concorda?

certo...mas onde(em que arquivo) ele salva esse compartilhamento visto que o linux usa o samba para compartilhar pastas,arquivos entre linux e windows...ou nesse caso não é no samba? fiz um compartilhamento na mão e fica a mesma coisa do usuário só que dentro do arquivo smb.conf tem tudo detalhado nesse caso do usuário comum não poder escrever no smb.conf onde ele salva então?
Dell Xps M1330/c2d 2.0Ghz/4GB ddr2/320GB sata/etc...

zekkerj

O local exato onde ele salva, eu não tenho neste momento. Mas com certeza é dentro do seu diretório HOME, muito provavelmente numa pasta ".samba", ou talvez ".smb". Daí o Samba, periodicamente, vai checar as pastas dos usuários nesses pontos pré-definidos, e ler/reler as configurações dos seus compartilhamentos.

Cálcio

Galera fiz esse procedimento para compartilhar uma pasta, conforme lfernandosg postou.
Porém ñ consigo acessar pelo Windows. Precisa de alguma configuração a mais?

zekkerj

executa o comando "smbstatus" no Linux, e posta a saída aqui.

Cálcio

Samba version 3.4.0
PID     Username      Group         Machine                       
-------------------------------------------------------------------

Service      pid     machine       Connected at
-------------------------------------------------------

No locked files

Estranho isso...

zekkerj

bom, não estou conseguindo reproduzir aqui, pra ter certeza de que o serviço samba está instalado/ativado a partir de sua saída.

Vamos na marra, então:

sudo apt-get install samba
sudo service samba restart
smbclient -L localhost

Cálcio

zekkerj, fiz oq vc falou!

Na instalação boa notícia, ele ñ instalou pq já esta na versão + nova. ;)
Restartei o serviço do Samba e smbclient -L localhost me retornou...

CitarDomain=[WORKGROUP] OS=[Unix] Server=[Samba 3.4.0]

Sharename       Type      Comment
   ---------       ----      -------
   print$          Disk      Printer Drivers
   IPC$            IPC       IPC Service (ubuntu-desktop server (Samba, Ubuntu))
   teste           Disk      Pasta de Teste
Domain=[WORKGROUP] OS=[Unix] Server=[Samba 3.4.0]

Server               Comment
   ---------            -------
   UBUNTU-DESKTOP       ubuntu-desktop server (Samba, Ubuntu)

Workgroup            Master
   ---------            -------
   WORKGROUP

Não to conseguindo acessar essa máquina pelo Windows ainda. tentei pelo Explorer "//meu ip" e ñ consegui!

Como posso mudar esse Grupo Workgroup para o grupo da minha rede?

zekkerj

Edite o arquivo "/etc/samba/smb.conf" (como root) pra isso.

Cálcio

Como faço para acessar minha pasta compartilhada pelo Windows?

zekkerj

Citação de: Cálcio online 06 de Janeiro de 2010, 17:27
Como faço para acessar minha pasta compartilhada pelo Windows?

Você quer acessar a partir de outra máquina com windows, ou quer acessar a pasta que compartilhou em outra máquina que está rodando windows?