Conky - exibir arquivo txt; dispositivo USB; temp. do processador errada

Iniciado por heitorpb, 19 de Fevereiro de 2010, 18:57

tópico anterior - próximo tópico

heitorpb

Olá,

Estou com trẽs probleminhas com o Conky:

1) a temperatura do processador mostrada está errada, mostra sempre 40°C, nunca muda.
no .conkyrc uso "${acpitemp}" para mostrar a temp..
O que preciso fazer para mostrar a temperatura correta??

2) tenho uns if para mostrar informações de dispositivos USB quado conectados no computador:

Citar${if_mounted /media/disk}Disk: $alignr ${fs_used /media/disk} / ${fs_size /media/disk} ($alignr${fs_free_perc /media/disk}%)
${fs_bar 4 /media/disk} ${endif}
${if_mounted /media/PHONE}PHONE: $alignr ${fs_used /media/PHONE} / ${fs_size /media/PHONE} ($alignr${fs_free_perc /media/PHONE}%)
${fs_bar 4 /media/PHONE} ${endif}
${if_mounted /media/PHONE CARD}PHONE CARD: $alignr ${fs_used /media/PHONE CARD} / ${fs_size /media/PHONE CARD} ($alignr${fs_free_perc /media/PHONE CARD}%)
${fs_bar 4 /media/PHONE CARD} ${endif}

Mas o do PHONE CARD não funciona, acho que é porque tem um espaço no meio. Como posso resolver isso??

3) uso o comando "${exec cat /home/heitorpb/f2knp.txt}" para exibir umas informações no conky, mas aparecem trÊs caracteres extranhos antes do texto, e em toda quebra de linha aparece um quadrado. Isso não tem no txt, o que faço para isso não acontecer???

Obrigado,
Heitorpb

Georg

Talvez assim funcione. Qualquer dúvida veja no link que coloquei em Fonte. E se não der volta aí que alguém resolve. Tem bastante gente usando.

Para a CPU
CPU Temp : ${execi 1 /usr/bin/sensors | grep temp2 | cut -c11-20;}${alignr 3}

Para a Placa Mãe:
MB Temp : ${execi 1 /usr/bin/sensors | grep temp1 | cut -c11-20;}

Fonte:
http://ginhoubuntu.blogspot.com/2009/01/conky-no-ubuntu-810.html

T+

heitorpb

Obrigado, Georg, mas a temperatura do CPU não apareceu, ficou em branco e a da MB mostrou 40°C.
Pelo terminal, se digito /usr/bin/sensors aparece isso:
Citaracpitz-virtual-0
Adapter: Virtual device
temp1:       +40.0°C  (crit = +75.0°C)
Só o 'temp1', "travado" em 40° :/

Mas obrigado mesmo assim!
E quando às outras dúvidas, conhece alguma resolução?

Obrigado

rjbgbo

Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Georg

Citação de: heitorpb online 19 de Fevereiro de 2010, 23:35
Obrigado, Georg, mas a temperatura do CPU não apareceu, ficou em branco e a da MB mostrou 40°C.
Pelo terminal, se digito /usr/bin/sensors aparece isso:
Citaracpitz-virtual-0
Adapter: Virtual device
temp1:       +40.0°C  (crit = +75.0°C)
Só o 'temp1', "travado" em 40° :/

Mas obrigado mesmo assim!
E quando às outras dúvidas, conhece alguma resolução?

Obrigado

Que engraçado, esta é a primeira vez que tenho informação de que não funciona, obrigado por reportar, vou ficar de olho e se continuar a acontecer coloco no blog uma observação.

Aqui ainda funciona, mesmo que não estou usando mais.

T+

heitorpb

Não consegui com a dica do velox256 também.

E quanto às outras dúvidas?? Sabem de alguma coisa??

Obrigado!

rjbgbo

heitor, pode ser também que as leituras dos sensores de sua pl. mãe estejam sendo erradas, tive um problema assim no Ubuntu 9.10, que resolvi assim - http://informeaberto.blogspot.com/2009/11/resolvendo-problemas-do-lm-sensors-no.html

outra coisa ñ posso de dar certeza, mas talvez o conky possa fazer registros diferentes desses sensores p/ cada pc, o que aí é preciso muita pesquisa p/ configurar.

eu por exemplo, deixo essa leitura fora do meu conky, já que uso 2 pcs. eu faço assim.

Medidores de temperatura do PC:
sudo apt-get -y install lm-sensors mbmon sensors-applet

Depois terá que configurar ele:
sudo sensors-detect
Responda as perguntas, quando terminado o tutorial reinicie o sistema!

Aplique também:
sudo mbmon

Reinicie o sistema - sudo reboot para reiniciar imediatamente o sistema.
E ative o sensors-applet, no painel superior do Gnome.

sobre os caracteres estranhos, os que são usados precisam estar instalados
dá uma lida nesse tópico - http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,5386.0.html
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

heitorpb

Obrigado, vou dar uma olhada nisso tudo, mas agora estou sem tempo.
Será que é por meu processador ser um pouco antigo? é um AMD Athlom(tm) XP 1600+ de 1394MHz.

E quando aos caracteres estranhos, não têm no txt. É apenas um arquivo com carcateres simples: letras, números, acentos e parênteses.
Sempre aparecem uns no início da primeira linha e um quadrado em toda quebra de linha.

Obrigado.

Edit:
Eu já possuia o lm-sensors instalado.
instalei o mbmon e quando digito sudo mbmon recebo o seguinte:

CitarTemp.= 46.0, 127.0, 44.0; Rot.= 3835,    0,    0
Vcore = 1.70, 2.50; Volt. = 3.30, 4.78, 12.22,  -0.00, -0.00

Parece que agora está certo, pois os valores não estão fixos, variam, recebo várias mensagens como essa, mas com temperaturas diferentes.
Como passo isso para o conky???
E o que significa cada valor desses??

Também possuo o hddtemp instalado, como mostro a temp. do hd no conky?

Obrigado!

Edit2:
consegui mostrar a temperatura do hd assim:
CitarHard Drive Temp:${alignr}${execi 10 hddtemp /dev/sda | cut -c32-34 ;}C
mas o símbolo de "°"(em °C) aparece como um "A" (é um A meio diferente, não sei como colocar aqui, fica AC, em vez de °C), Alguém sabe como resolvo isso??
E como mostro a temperatura com o mbmon no conky??

Obrigado!

heitorpb

Agora minhas dúvidas são as seguintes:

1) Sobre a temperatura do processador:
Qual dos três valores é o da temp. do processador?? os outros são quais temperaturas??

2)tenho uns if para mostrar informações de dispositivos USB quado conectados no computador:

Citar${if_mounted /media/disk}Disk: $alignr ${fs_used /media/disk} / ${fs_size /media/disk} ($alignr${fs_free_perc /media/disk}%)
${fs_bar 4 /media/disk} ${endif}
${if_mounted /media/PHONE}PHONE: $alignr ${fs_used /media/PHONE} / ${fs_size /media/PHONE} ($alignr${fs_free_perc /media/PHONE}%)
${fs_bar 4 /media/PHONE} ${endif}
${if_mounted /media/PHONE CARD}PHONE CARD: $alignr ${fs_used /media/PHONE CARD} / ${fs_size /media/PHONE CARD} ($alignr${fs_free_perc /media/PHONE CARD}%)
${fs_bar 4 /media/PHONE CARD} ${endif}

Mas o do PHONE CARD não funciona, acho que é porque tem um espaço no meio. Como posso resolver isso??
E outra coisa, que só reparei agora: quando os dispositivos não estçao montados, não mostra nada, mas as linhas continuam lá, em branco. Como tiro isso??

3)uso o comando "${exec cat /home/heitorpb/f2knp.txt}" para exibir umas informações no conky, mas aparecem trÊs caracteres extranhos antes do texto, e em toda quebra de linha aparece um quadrado. Isso não tem no txt, o que faço para isso não acontecer???
E o símbolo de 'graus' na temperatura não aparece correntamente, mostra um A extranho no lugar, o que preciso fazer corrigir??

obrigado.

heitorpb

Não estou no meu computador agora, mas se eu usar "%20" no lugar dos espaços no "/media/PHONE CARD" daria certo?

ALguém sabe qual dos trÊs valores do mbmon é a temp. do processador??