Problema com gerenciador de janelas

Iniciado por analyst.rafael, 24 de Fevereiro de 2010, 14:52

tópico anterior - próximo tópico

analyst.rafael

Galera, hoje quando liguei meu notebook e abri minha sessão no Ubuntu, ao aparecer a tela inicial, uma surpresa, os ícones e os arquivos que estão em minha área de trabalho não apareceram. Mais fui em "Locais -> computador -> /home/rafael/Área de Trabalho" e estavam todos lá. Isso foi só a primeira coisa estranha. Quando cliquei no botão, "mostrar área de trabalho", no canto inferior esquerdo da tela, apareceu uma janela com a seguinte menssagem:

Seu gerenciador de janelas não suporta o botão mostrar área de trabalho, ou você não está executando um gerenciador de janelas.

As janelas não tem mais botão de minimizar, maximizar e fechar.
Quando tento abrir uma pasta qualquer no menu "Locais" aparece a seguinte menssagem:

Não foi possível abrir a localização "file:///home/rafael"
Nenhum aplicativo está registrado como manipulador deste arquivo

Estive olhando essa página http://wiki.ubuntu-br.org/GerenciadoresDeJanelas. Dei o comando sudo aptitude install ubuntu-desktop, e instalou tudo certo, mas nada mudou, quero dizer, os mesmos problemas continuam. Preciso mesmo de ajuda, já não sei mas o que fazer.

orlando.xavier

Isso tá me cheirando a Compiz ou Emerald.
Por acaso você habilitou algum efeito do Compiz ou iniciou o Emerald antes disso tudo acontecer?
Orlando Xavier
Graduando em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

analyst.rafael

O compiz está instalado em minha máquina, o emerald não, mas não fui eu quem instalou, e não o iniciei não, a não ser que tena feito isto sem querer, pois nunca useio-o, pois não precisei. Mas consegui resolver o problema, criando um novo usuário, em sua sessao está tudo funcionando normal. Mas deixa eu explicar o que acho que gerou o problema. Eu estava removendo uns programas que não utilizo, como joguinhos da cobrinha, campo minado, etc e tal, pelo programa chamado "Central de Programas do Ubuntu", lixo puro, vou usar só linha de comando agora. Pelo que vi, esse programa só remove para um usuário, de modo que ao criar outro, esses programas estarão disponíveis para ele, da mesma forma como para mim antes, o mais engraçado é que isso não acontece ao instalar um programa, visto que este fica disponível para todos os usuários. Aí vem o problema, ao remover um programa, ele deve ter removido algumas dependências, sem perguntar nada, dependências estas que provavelmente foram as que quebraram o gerenciador de janelas para o usuário em questão. Bom, o problema das janelas, foi resolvido, como já citado, mas agora me surge outro: como remover programas sem remover dependências?

barbosa.edrd

O problema é que o Gerenciador de Janelas não está sendo iniciado com o Sistema.
Para resolver: Sistema > Preferências > Aplicativos de Sessão

Clique em Adicionar
No campo Comando, digite: /usr/bin/gnome-wm
No campo Nome, digite: Gerenciador de Janelas

Clique em Adicionar
Reinicie o computador.