O meu Ubuntu eu instalo assim e explico o porquê. E você Instala como?

Iniciado por advogama, 21 de Fevereiro de 2010, 09:49

tópico anterior - próximo tópico

advogama

O Ubuntu por padrão instala vários pacotes, uma suite de escritório (openoffice), de Email (Evolurion), Gimp, Firefox, Gnome-games (vários joguinhos).

Você pode simplesmente não usar tudo isso, eu, por exemplo não uso o Gimp (nada contra o programa, que parece ótimo – mas eu não lido com imagens, no maximo um organizador – F-spot, Picasa). Também não uso Evolution, prefiro web-mail. Mesmo o firefox eu não tenho usado, utilizo o Crhome (acho muito mais leve). Claro que tudo isso é uma questão de gosto pessoal.

Por outro lado eu também não quero instalar um sistema do zero (que seria uma instalação mínima), até por que eu não saberia tudo que é preciso instalar para manter a segurança do sistema.

Daí eu instalo meu ubuntu assim.

Requisitos: 1 - Ter uma internet banda larga disponível, sem precisar configurar nada (um modem roteado ou uma rede conectada) - claro que daria para configurar em linha de comando, mas já seria outro post.
2 - usar um CD do Ubuntu Alternate (pode ser xubuntu, kubuntu nbuntu).

A a partir daí instale assim:

1 – inicie pelo CD alternate.
2 - No prompt de inicialização, pressione F4 para abrir o submenu de instalação. Com o teclado, escolha instalar um sistema de linha de comando. (pode parecer que todo a instalação vai ocorrer em modo texto  mas isso não acontece, a instalação é normal, no mesmo ambiente gráfico – apenas depois da reinicialização vc vai ser logado em modo texto).

3 – ao final da instalação quando o sistema iniciar em modo texto faça seu login e digite:

sudo apt-get update

depois

sudo apt-get dist-upgrade

depois

sudo apt-get install ubuntustudio-desktop

Depois de baixar o sistema vc vai ter um Ubuntu enxuto, no qual pode instalar o que os pacotes que preferir.

Pra se ter uma ideia, ele não instala nem mesmo as duas barras do gnome, apenas uma (a superior) e mesmo assim basica. Depois disso vc instala outra barra, com os aplets que preferir.

Depois eu instalo o que eu quero: meu tema preferido, meus players , enfim escolho o que quero instalar.

OBS 1- esse método não instala o Ubuntu Studio completo, apenas o básico, pois o Ubuntustidio tem metapacotes para música, imagens ou videos, que não são instalados juntos.

OBS 2 – Pelo fato de ter usado "sudo apt-get dist-upgrade" no inicio do processo, quando vc terminar o seu sistema já vai estar atualizado.

se souber, poste também algum detalhe para melhorar meu modo de instalar.

E você, tem alguma forma diferente de instalar o Ubuntu? Poste aí ...
Prepare-se para o Vista. Aprenda Linux.

ucastrobr

Legal, sempre uso o cd alternate e além disso removo pelo BootUP-manager o que não uso na inicialização, por exemplo bluetooh, dns-clean... Faça uma pesquisa do que é cada elemento que é inicializado e remova os que você não usa. Fica mais enxuto ainda o sistema.
Para instalar o BootUP-manager.
sudo apt-get install bum
Para executá-lo digite num terminal:
sudo bum
Spock – "After a time, you may find that having is not so pleasing a thing, after all, as wanting. It is not logical, but it is often true."
("Depois um de tempo você vai perceber que ter algo pode não ser tão prazeroso quanto deseja-lo. Isto não é lógico, mas frequentemente é verdade.")

velox256

Eu instalo normalmente e depois arranco fora o que não preciso, já tenho o cd de instalação, instalo, atualizo, aí sim depois dessa atualização básica, colocando novos repositórios e tal é que eu começo a faxina. Mesmo pq eu uso Debian, hehehehe...
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

web2000

Eu normalmente só troco o papel de parede e instalo o Wine, VLC, Ubuntu Restricted Extras e o plugin Java

julianoazevedo

Como sou um novo usuário do ubuntu, eu gosto de instalar normalmente e depois faço experiências com as minhas configurações e instalações: Inkscape, Vlc, Winff, DVD:rip, Scribus, entre outros
Linux, agora eu faço parte.

mintuser

Essa instalação é do tipo Arch Linux, você escolhe o que instalar, somente o que você precisa.

Bom, eu instalo o meu normalmente, não curto muito instalações "manuais". Quanto mais automatizado o processo, melhor.

Na instalação, a única coisa que mudo é o sistema de arquivos (Em vez do Ext4, eu uso o XFS, sempre.) e o Swap (1 GB).

Na pós-instalação, eu não costumo tirar nada, apenas instalar programas que eu uso muito (VLC, Liferea, Opera, Chrome...). Como uso o Linux Mint, não preciso instalar o Flash, nem os codecs habituais.  :D

Não é o software que é livre. Eu que sou livre para escolher o software que eu quiser.

"O fim do mundo começou quando o primeiro ser humano surgiu." Adam Bankains

rruella

valeu advogama eu sempre tive vontade de saber como era instalar pelo terminal. sentir o verdadeiro prazer de ser livre. até na hora de escolher as aplicações que eu quero e uso.
actualmente uso o lubuntu vem enxutinho, e depois ainda troquei aquilo que não gosto e pronto.
hoje estava pensando em abrir um tópico sobre este assunto. até mesmo de aconselhar novatos a começarem por uma derivada leve como o lubunto.
foi porque precisei de usar o nautilus e não o tinha instalado. comecei a pensar bom eu conheço uma solução para isso pois já li algo no forum, foi quando me veio a ideia. mas pronto o colega foi mais rápido. obrigado
Dar como resolvido, ou como solucionado um tópico seu:

http://www.youtube.com/watch?v=cW8isbYhR_M

toso51

Eu costumo instalar muitas coisas, não sou adepto de usar script prontos, apesar que alguns considero ser de fontes confiáveis, acho que um que não for bem reconhecido pode vir a danificar seu sistema.

Tive experiência com 4 ambiente de trabalhos, e que eu mais gostei foi o Gnome. Xfce e LXDE acho que faltam funcionalidades que gosto de utilizar. O KDE e LXDE não me agradam muito mais usabilidade.

Após instalado o Ubuntu 10.04 recentemente. A primeira coisa que faço é instalar pela Central de Programas do Ubuntu o que eu acho essencial:

Ubuntu restricted extras
plug-in sun java
adobe flash plugin

Depois começo a instalar os demais programas (muitos são firulas, os principais estão em negrito):

Acessórios:
Avant Window Navigator (barra estilo MAC)
Cairo-Dock (barra estilo MAC)
GConjugue (conjugação de verbo)
Screenlets (mini aplicativos para área de trabalho)
VirtualBox OSE (máquina virtual)
gworldclock (ver o horário em outras zonas de horário)

Internet:
Chromium Web Browser (Navegador Internet Chromium)

Jogos:
glchess (xadrez)
FTLK checkers (damas)
Bygfoot (gerenciador de futebol)
Tennix! (tênis)
Xmoto (moto)
Peg Solitaire (resta um)
Quatro-em-uma-linha
GNUBik (cubo mágico rubik)
Blobby Volley 2 (volei)
Chromium B.S.U. (aviãozinho)
dopewars (simulador do mercado de drogas)
Emilia Pinball
Extreme Tux Racer (pinguim montanha abaixo)
SuperTux (similar Mário Bros - tela não volta)
SuperTux 2 (tela volta)
Estou ainda para adicionar mais jogos...

Multímidia:
Cheese (webcam)
Extrator CDs de áudio
Ripador de DVDs Thoggen
OggConvert (converte arquivos de midia para formatos livres)
VLC (reprodutor de mídia) - tem uns DVDs só consigo reproduzir com ele.
gtk-recordMyDesktop (gravador da área de trabalho)
Ainda faço o falado pela Ajuda do Sistema:
"Se você quiser reproduzir DVDs protegidos, pressione Aplicativos ▸ Acessórios ▸ Terminal e digite o seguinte na tela que aparecer, seguido da tecla Enter:

sudo /usr/share/doc/libdvdread4/install-css.sh"

Sistema:
gISOMount (montador de imagem .iso e verificador de iso md5sun)

Camada wine (Camada de compatibilidade com Windows)

Preferências:  
Configurações avançadas de efeitos da área de trabalho - Gerenciador de Configurações CompizConfig (efeitos visuais diversos)

Adminstração:
ntfs (Ferramenta de configuração NTFS)

Retiro:
Mahjonng (jogo)
Sudoku gnome (jogo - pois já tenho FTLK Sudoku e não consigo apagar este sem apagar o jogo de damas)
Ubuntu 13.04 - Chromium !

Hqxriven

Instalo normalmente e deixo tudo redondo depois faço um DVD de quick restore para clonar o hd para que se eu fizer alguma besteira todo o trabalho não seja perdido...

Se acontecer algo é só colocar o dvd e escrever e y e a mágica é feita...
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Tuxjanus

Citação de: advogama online 21 de Fevereiro de 2010, 09:49
O Ubuntu por padrão instala vários pacotes, uma suite de escritório (openoffice), de Email (Evolurion), Gimp, Firefox, Gnome-games (vários joguinhos).

Você pode simplesmente não usar tudo isso, eu, por exemplo não uso o Gimp (nada contra o programa, que parece ótimo – mas eu não lido com imagens, no maximo um organizador – F-spot, Picasa). Também não uso Evolution, prefiro web-mail. Mesmo o firefox eu não tenho usado, utilizo o Crhome (acho muito mais leve). Claro que tudo isso é uma questão de gosto pessoal.

Por outro lado eu também não quero instalar um sistema do zero (que seria uma instalação mínima), até por que eu não saberia tudo que é preciso instalar para manter a segurança do sistema.

Daí eu instalo meu ubuntu assim.

Requisitos: 1 - Ter uma internet banda larga disponível, sem precisar configurar nada (um modem roteado ou uma rede conectada) - claro que daria para configurar em linha de comando, mas já seria outro post.
2 - usar um CD do Ubuntu Alternate (pode ser xubuntu, kubuntu nbuntu).

A a partir daí instale assim:

1 – inicie pelo CD alternate.
2 - No prompt de inicialização, pressione F4 para abrir o submenu de instalação. Com o teclado, escolha instalar um sistema de linha de comando. (pode parecer que todo a instalação vai ocorrer em modo texto  mas isso não acontece, a instalação é normal, no mesmo ambiente gráfico – apenas depois da reinicialização vc vai ser logado em modo texto).

3 – ao final da instalação quando o sistema iniciar em modo texto faça seu login e digite:

sudo apt-get update

depois

sudo apt-get dist-upgrade

depois

sudo apt-get install ubuntustudio-desktop

Depois de baixar o sistema vc vai ter um Ubuntu enxuto, no qual pode instalar o que os pacotes que preferir.

Pra se ter uma ideia, ele não instala nem mesmo as duas barras do gnome, apenas uma (a superior) e mesmo assim basica. Depois disso vc instala outra barra, com os aplets que preferir.

Depois eu instalo o que eu quero: meu tema preferido, meus players , enfim escolho o que quero instalar.

OBS 1- esse método não instala o Ubuntu Studio completo, apenas o básico, pois o Ubuntustidio tem metapacotes para música, imagens ou videos, que não são instalados juntos.

OBS 2 – Pelo fato de ter usado "sudo apt-get dist-upgrade" no inicio do processo, quando vc terminar o seu sistema já vai estar atualizado.

se souber, poste também algum detalhe para melhorar meu modo de instalar.

E você, tem alguma forma diferente de instalar o Ubuntu? Poste aí ...

instalei o cd alternate pelo Unetbootin e estou tentando fazer a instalação manual. Mas ele não consegue montar o "CD"
Estou buscando um comando que me permita montar o Usb pelo Shell. Alguma coisa como
# sudo apt-usb add
Alguem pode me ajudar?

Tuxjanus

Citação de: Tuxjanus online 02 de Junho de 2010, 11:42

instalei o cd alternate pelo Unetbootin e estou tentando fazer a instalação manual. Mas ele não consegue montar o "CD"
Estou buscando um comando que me permita montar o Usb pelo Shell. Alguma coisa como
# sudo apt-usb add
Alguem pode me ajudar?

respondendo a minha pergunta, o Usb Inicializável (Usb-creator-gtk) que vem com ubuntu conseguiu fazer o pendrive arrancar desta parte da instalação e reconheceu o "CD"

elio7769

Esse jeito que você falou é interessante. Eu só usei o Alternate no começo, quando estava aprendendo (ainda estou), quero dizer. Mas esse modo que você disse é mais customizável. Eu também não uso o Gimp, Evolution e outros programas que não me vem a memória, no momento. Deixo por não me incomodar e fica na máquina. O interessante é isso, no Ubuntu e no universo Linux. Isso é o que significa liberdade.

As pessoas quando ouvem dizer que um Sistema é livre ou free, pensam logo: é gratuito. Eu digo: mais ou menos e aí, já entra a política e o negócio desanda. Então evito, com certas pessoas a falar nesse assunto. O pessoal é muito ignorante ainda. A educação é tudo na formação de um país, um dia nosso país chega lá!
Bezerra.

Tuxjanus

Citação de: elio7769 online 03 de Junho de 2010, 09:44
Esse jeito que você falou é interessante. Eu só usei o Alternate no começo, quando estava aprendendo (ainda estou), quero dizer. Mas esse modo que você disse é mais customizável. Eu também não uso o Gimp, Evolution e outros programas que não me vem a memória, no momento. Deixo por não me incomodar e fica na máquina. O interessante é isso, no Ubuntu e no universo Linux. Isso é o que significa liberdade.

As pessoas quando ouvem dizer que um Sistema é livre ou free, pensam logo: é gratuito. Eu digo: mais ou menos e aí, já entra a política e o negócio desanda. Então evito, com certas pessoas a falar nesse assunto. O pessoal é muito ignorante ainda. A educação é tudo na formação de um país, um dia nosso país chega lá!

O único problema é que não pude instalar pela linha de comando, que era o motivo de eu ter buscado o Alternate cd. O tutorial que segui da GDH era de 2008 e os comandos obsoletos. Tentei instalar o gnome e foi impossível. E tive que desistir. Fiz a instalação completa com o alternate cd. E coloquei o Debian pra poder fazer isso que queria. "Costumizar" tudo mesmo  ;D ;)