HP DV6750BR Pavilion

Iniciado por Ricardo_SLDW, 16 de Fevereiro de 2010, 21:39

tópico anterior - próximo tópico

Ricardo_SLDW

Olá galera do Ubuntu Forum,
Tenho um Laptop HP DV6750BR que comprei em outubro de 2008 com webcam embutida, leitor biométrico, wireless, atalho de teclas multimídia (Play/pause, Volume, Mute, Quickplayer...) processador AMD Turion 64x2, 4GB de mem. DDR, leitor de DVD com lightscribe e etc.
Começando pela configuração tive um problema que só fui notar no dia em que precisei usar...depois de quase um ano de uso, a webcam simplesmente parou de funcionar e procurando soluções no site da HP e seguindo todos os tutoriais, não funcionava.Reparei que a webcam embutida era da Ricoh e que muitos usuários com essa configuração de Laptop HP estariam com os mesmos problemas, logo depois foi o driver de áudio Conexant Hight Definition não funcionava (antes deste problema, ainda formatei do zero a máquina com a partição do Recovery, sem sucesso com a webcam.) e também o leitor de DVD não era mais reconhecido, nem mesmo aparecia no "Meu Computador".
Enfim, vejo que a HP não tem uma solução para esses problemas, dizem que é culpa da Microsoft, e a Microsoft diz que é problema de hardware(imcompatibilidade de chipset da NVidia e AMD)...o que me "PRENDE" ao Ruindows são os programas que uso profissionalmente, o AutoCAD 2009 e o SolidWorks 2009.
Agora quero saber de vcs que são experts em Ubuntu se seria viável, ou melhor, se é possível resolver esses problemas usando o Ubuntu.
Minha namorada tem um HP DV6000 comprado no EUA que funciona perfeitamente, nunca teve problemas, lembrando que apenas a webcam é de uma empresa diferente, da Chicony, o chipset, processador, memória, leitor de DVD e áudio são os mesmos e nunca houve pane de imcopatibilidade de hardware.
Ah, no caso, iria usar o VirtualBox para instalar o XP apenas para usar os programas CAD 3D e o Photoshop.
Também uso com frequencia o Adobe Acrobat, no Ubuntu já vem com o Acrobat?
Agradeço muito pela ajuda e parabéns à todos que fazem parte dessa comunidade, espero que brevemente esteja migrando para o Ubuntu e me livrando do Ruindows, mesmo que para entretenimento.

Abraços a todos.

Frank K Hosaka

Eu tenho um tablet tx2075br da HP, e o touchscreen parou de funcionar no ambiente Windows. No ambiente Ubuntu, o sistema também não detectou nenhum recurso touchscreen. Logo, presumo que o problema é mecânico. Como não preciso do touchscreen, não dei a menor bola.

Instalar Ubuntu num netbook Acer modelo Aspire One é super fácil, praticamente você não precisa fazer nada, o Ubuntu até instala o ambiente de rede, onde é possível conectar o terminal Ubuntu numa rede Windows, basta ter uma conta e senha cadastrados naquela rede.

Agora, instalar Ubuntu num tablet tx2075br da HP é um sofrimento que me arrasta nesse fórum há mais de três meses. Eu escrevi milhares de vezes "sudo apt-get install" que até estou começando a gostar do novo sintaxe da Linux. Tem um negócio chamado repositório que eu não tenho a menor ideia do que se trata. Só ontem é que consegui fazer uma máquina Ubuntu enxergar uma outra máquina Ubuntu, tive que aprender na marra como configurar um programa chamado Samba.

Enfim, caro amigo, o Ubuntu nada mais é que um projeto de samaritanos. E esse é o núcleo do problema: há poucos samaritanos por aqui. Logo, a pergunta não é o que o Ubuntu pode fazer por você, mas sim o que você pode fazer por ele para que ele seja funcional seja num simples micro da LG até, quem sabe, no impressionante iPad da Apple. Eu apanhei, e chorei muito, mas gosto a beça dele e do seu belo sonho de fazer do computador a estrada do futuro, não do Bill Gates, mas de todos nós.

rjbgbo

xará Ricardo, umas coisas
sobre teu hardware funcionar perfeita/ no Linux, veja por essa dica - http://pprjbgbo.wordpress.com/2010/01/23/veja-facilmente-a-compatibilidade-de-seu-hardware-com-o-linux/

outra coisa sobre programas Linux similares ao Windows - http://wiki.ubuntu-br.org/ProgramasEquivalentes

sobre o photoshop, vai depender do seu tipo de uso, mas o gimp é de nível profissional.
já o Cad, até sei de bons projetos, mas dependendo do teu uso, ñ vou te animar muito qto a soluções open source.

veja também o link de apostilas na minha assinatura e nas suas dúvidas pode recorrer ao fórum.
um abraço

Citação de: Frank K Hosaka online 16 de Fevereiro de 2010, 23:37
..............
Agora, instalar Ubuntu num tablet tx2075br da HP é um sofrimento que me arrasta nesse fórum há mais de três meses. Eu escrevi milhares de vezes "sudo apt-get install" que até estou começando a gostar do novo sintaxe da Linux. Tem um negócio chamado repositório que eu não tenho a menor ideia do que se trata. Só ontem é que consegui fazer uma máquina Ubuntu enxergar uma outra máquina Ubuntu, tive que aprender na marra como configurar um programa chamado Samba.

Enfim, caro amigo, o Ubuntu nada mais é que um projeto de samaritanos. E esse é o núcleo do problema: há poucos samaritanos por aqui. Logo, a pergunta não é o que o Ubuntu pode fazer por você, mas sim o que você pode fazer por ele para que ele seja funcional seja num simples micro da LG até, quem sabe, no impressionante iPad da Apple. Eu apanhei, e chorei muito, mas gosto a beça dele e do seu belo sonho de fazer do computador a estrada do futuro, não do Bill Gates, mas de todos nós.

Frank, c/ respeito gostaria de considerar umas citações suas.
O usuário ñ me pareceu pedir informações sobre tablets...
E qto ao Ubuntu, Linux ao softwares livres serem produtos de bons samaritanos ñ á realidade.
O Ubuntu, é uma distro de marca registrada ligada a empresa Canonical, que tem acordos, c/ empresas como Dell, Yahoo, etc. É o Ubuntu hj a principal distribuição usada por governos e órgão militares como da França, e também do Brasil. O Linux e softwares livres são muito ligados a fundações, mantidas por empresas como Intel, IBM, Google, Microsoft e vários governos mundias. Aqui rola dinheiro, também.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Adriano R.N.

Ricardo_sldw, boa noite!
Faça uns testes via live-cd, com ele você poderá ver quais hardwares serão reconhecidos pelo Ubuntu.
Vendo os programas que você usa, penso que seria prudente manter dual boot com o windows.
Espero que você venha fazer parte do mundo GNU/Linux.
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

Ricardo_SLDW

Frank, agradeço pela disposição que teve para responder a minha postagem.
E ao xará Ricardo, agradeço também pela atenção!
A verdade é que quero usar meu laptop tanto para entretenimento qnto para trabalho, como deu todos esses problemas no meu DV6750br e sem nenhuma solução disponível, foi um incentivo grande para comecar mudar certos conceitos e me livrar do Windows tmb, que até hj já me deu muitos transtornos, visto que alguns amigos já usam o Ubuntu a mais tempo e nenhum deles em um laptop da HP e sim Dell.
Encontrei aqui no Forum um post antigo http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,40292.0.html onde encontrei a solução de me livrar do Windows (não por completo) a não ser pelo fato de que preciso pelo menos do XP para rodar o SolidWorks e o AutoCAD 2009.
E sobre o Photoshop, uso para colocar no catálogo de peças e máquinas da empresa que trabalho.
Agradeço por ajudar a solucionar certas dúvidas e me mostrar respostas para as mesmas.

Abraços.

Ricardo_SLDW

Citação de: Adriano R.N. online 17 de Fevereiro de 2010, 00:42
Ricardo_sldw, boa noite!
Faça uns testes via live-cd, com ele você poderá ver quais hardwares serão reconhecidos pelo Ubuntu.
Vendo os programas que você usa, penso que seria prudente manter dual boot com o windows.
Espero que você venha fazer parte do mundo GNU/Linux.

Adriano R.N. boa noite!
Como eu faço esse teste?
Fiz o download no site do ubuntu 9.10 em imagem de DVD (arquivo .iso).
Obrigado pela ajuda, e espero me habituar com o Linux!
Abraço.

Adriano R.N.

Agora que você baixou a .ISO:
1º é só queimar a imagem no cd (No seu caso é dvd). Normalmente quem usa windows tem o Nero para fazer isso.
2º coloque o cd/DVD no leitor e reinicie a sua máquina (com o CD/DVD dentro).
3º Escolha o idioma e depois testar o ubuntu sem mudar nada no computador.
Pronto aguarde e teste com muito gosto. (algumas coisinhas podem não funcionar por falta de codecs e plugins, lembre-se que é só um teste, se agradar estude sobre como instalar em dual boot)

Obs: Se o computador não iniciar do Live CD/DVD e ir direto para o windows, é necessário mudar o boot na bios, tem vídeos no youtube sobre isso.
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

Ricardo_SLDW

Adriano R. N.

Obrigado, estava tentando pelo daemon tools.
Vou queimar no DVD e seguir os passos que postou.
Apos o teste e me vertificar de algumas variaveis (dependo dos programas CAD para trabalhar) vou precisar de tempo para instalar tudo e configurar o Linux e o Ruindows (estava pensando em instalar o XP Pro como maquina virtual).
Agradeço muito pela atenção.

rjbgbo

Ricardo, também lhe sugiro o dual-boot conforme disse o Adriano.
Se tiver acho melhor queimar a .iso num cdr virgem.

como também disse o Adriano, teste o máximo possível a compatibilidade de seu hardware c/ o Ubuntu, pelo liveCD, só depois parte p/ a instalação, e se possível bem documentado do que vc vai precisar.

por exemplo só p/ ilustrar, veja nesse link como deixar o ubuntu perfeito - http://wiki.ubuntu-br.org/UbuntuPerfeito

sobre o photoshop, entendi que vc precisa gerar thumbs c/ ele? acho que o gimp faz isso, e outros programas também o fazem. mas é claro, vc vai precisar ter paciência, buscar soluções e aprender.

do cad, já dei minha opinião.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469