Antivirus com proteção residente

Iniciado por LaraC, 11 de Fevereiro de 2010, 17:09

tópico anterior - próximo tópico

LaraC

Caros colegas, preciso muito da ajuda de vcs. Gostaria de ter um antivirus instalado em minha máquina linux que tivesse proteção residente, ou seja, ao tentar abrir um arquivo infectado ou salvá-lo na máquina me seja informado. Uso uma distribuição sem parte gráfica. Instalei o clamav, mas lendo um pouco entendi que para ter a proteção residente teria que ter o dazuko também. Não consegui instalá-lo com sucesso. Depois ouvi falar do clamtk, mas parece que a funcionalidade dele é outra. Gostaria de saber se podem me explicar melhor para que serve o clamtk e se nele posso configurar esta questão de proteção residente ou se tem outro antivirus que faça isto.

Grata!!!

zekkerj

Acorda pra vida, colega.

Linux não é windows. Exorciza teus medos, pq eles ficaram pra trás.

Repita comigo: não preciso mais de antivírus.

Não preciso mais de antivírus.

Continue repetindo, até a ficha cair!!!
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

dtomadon

Zekkerj, até concordo com vc, mas se nosso colega abrir um email, e estiver contaminado e sem saber contaminar seus contatos que usam o rwuindows, tenho o klamav instalado sem o dakuzo, porque ele é um pé naquele lugar pra instalar temos que inseri-lo no kernel e isso dá um certo trabalho, só uso para este fim, e ás vezes escanear a partição  rwuindows que meu filho usa, talvez se quiser pesquisar e saber mais um pouco sobre o assunto nosso colega pode googar sobre rootkit que é mais comum em linux.
BacKTrack5 64 bits com Vídeo SIS

kernel omnislash 1.4.4 64 bits , Que venha o 5º Semestre !!!

agente100gelo

Citação de: dtomadon online 12 de Fevereiro de 2010, 12:59
Zekkerj, até concordo com vc, mas se nosso colega abrir um email, e estiver contaminado e sem saber contaminar seus contatos que usam o rwuindows, tenho o klamav instalado sem o dakuzo, porque ele é um pé naquele lugar pra instalar temos que inseri-lo no kernel e isso dá um certo trabalho, só uso para este fim, e ás vezes escanear a partição  rwuindows que meu filho usa, talvez se quiser pesquisar e saber mais um pouco sobre o assunto nosso colega pode googar sobre rootkit que é mais comum em linux.

Se tiver suspeita de um arquivo, testa-se em www.virustotal.com
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

zekkerj

Citação de: dtomadon online 12 de Fevereiro de 2010, 12:59

Se nosso amigo conseguir fazer isso usando Linux, vai ganhar o prêmio noobel...
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

zekkerj

Vejam que ele (ela? esse nick "LaraC" é meio dúbio) não quer um antivírus pra checar uma partição Linux em dual boot, e sim uma "Proteção residente", ou seja, quer proteger o Linux... resta saber do quê.  ::) :P

agente100gelo

Resta saber se é um servidor que compartilha dados para máquinas Windows ("Uso uma distribuição sem parte gráfica").
Qual seria então a funcionalidade desta máquina Lara?
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson