perda de arquivos de imagem e texto

Iniciado por emmana, 28 de Janeiro de 2010, 16:01

tópico anterior - próximo tópico

emmana

Nas últimas duas semanas aconteceram algumas coisas estranhas, não tenho certeza que seja por causa do Ubuntu, mas não consigo achar nenhuma explicação. Primeiro todas as pastas que estavam dentro da pasta "viagens", em minhas imagens, simplesmente sumiram. Quando tentei copiar novamente as pastas que tinha em backup de um HD externo para esse mesmo local apareceu um aviso acusando que já existia uma pasta com esse nome. Já marquei para aparecerem arquivos ocultos e continua não aparecendo nada na pasta. Agora aconteceu outra coisa estranha. Duas pastas de meus documentos, ambas com arquivos de texto e pdf dentro, simplesmente foram "subsituídas" por uma foto cada uma. São fotos minhas de outra pasta, que não estão mais em seus locais de origem e estão no lugar dessas pastas de textos que não acho em nenhum outro lugar. Também nesse meio tempo um arquivo .doc ficou "corrompido" sem nenhuma explicação e não consigo mais abri-lo.
A única coisa diferente que fiz nesse tempo foi entrar uma vez no windows (tenho o hd particionado) para usar um programa que ainda não instalei pelo wine.
Se alguém tiver alguma ideia do que possa estar acontecendo agradeço a ajuda, porque estou com medo de acabar perdendo coisas das quais não tenho backup. Obrigada.
Ah, esqueci de dizer que estou usando o ubuntu (acho que) 9.10. Eu não entendo muito dessas coisas, mas sei que é o que saiu agora em outubro.

emmana

Gente, passou algum tempo já e ninguém respondeu. Gostaria de saber se é porque não têm nem ideia do que possa estar acontecendo ou se simplesmente acham muito inverossímil meu problema. Já aconteceu com três pastas minhas, duas de arquivos de texto e uma de música, localizadas em diferentes pastas. Cada uma delas primeiro foram substituídas por fotos minhas e depois simplesmente sumiram. Isso sem contar a pasta de fotos que simplesmente ficou vazia do nada. E o mais estranho é que as pastas sumiram também no windows. Passei um anitvirus rodando o windows e não acusou nada. Estou providenciando um antivirus para o Linux, apesar de saber que é muito improvável um virus, mas não acho outra explicação. Não gostaria de deixar de usar o Ubuntu, mas estou com medo que isso volte a acontecer e que seja com alguma pasta que não tenha como recuperar. Por favor me mandem uma luz...

achteutis

olá, emmana

bom, pelo que você diz, a maior probabilidade é a de que a partição onde você está colocando esses dados esteja cheia, ou perto do limite. Li recentemente, neste tópico aqui do fórum, que quando uma partição começa a ficar cheia, começa a ficar com problemas. Já aconteceu com o laptop da minha namorada, que copiou um monte de arquivos pra partição do sistema (sda1, no caso dela), em vez da de dados (sda6). Deu lag em tudo. Essa é uma das possibilidades. Veja em sistema > administração > monitor do sistema > aba sistemas de arquivos o quanto suas partições estão cheias. Copie pra um hd externo ou pra outra partição, se for o caso.

Outra possibilidade é a de ser problema "físico" no seu hd. Sobre isso, não vou ser de muita ajuda.

Quanto a vírus, a possibilidade é mais que remota. Mais fácil ter havido uma invasão física, via brecha no firewall - pra ver se o firewall está habilitado, vá no terminal e digite sudo ufw enable. Vai pedir sua senha, e quando você digitar não vai aparecer nada. Digite mesmo assim. Se a resposta for Firewall está ativo e ativado no início do sistema, tudo bem. Em geral essa é a resposta, o uncomplicated firewall (ufw) é iniciado junto com o sistema.

Boa sorte.
Toshiba Satellite m302, core 2 duo 1.83Ghz, 3G de ram, chipset intel, Ubuntu Oneiric Oncelot (11.10) 32 bits.
Netiqueta: http://pt.wikipedia.org/wiki/Netiqueta
http://oquenaoestanogibi.wordpress.com/, blog crítico de HQ, no início.