[RESOLVIDO] Efeitos do Compiz pararam de funcionar após instalação de aplicativo

Iniciado por GuidjeLeGamba, 07 de Fevereiro de 2010, 00:13

tópico anterior - próximo tópico

GuidjeLeGamba

Prezados,

Boa noite. Ontem à noite, instalei um aplicativo para acesso remoto, o "x11vnc". O aplicativo funcionou muito bem obrigado, e agora já posso acessar minha máquina com Ubuntu instalado em modo gráfico (antes só conseguia acesso por terminal).

Acontece que, para melhorar o desempenho do acesso remoto, durante a sessão, desabilitei os efeitos visuais do sistema. Depois disso, tentei reabilitá-los, mas a tela dá umas piscadas e em seguida me mostra a mensagem: "Efeitos da Área de Trabalho não puderam ser ativados"

Buenas... Eu havia criado um script para o programinha inicializar junto com o sistema (assim, a máquina sempre estaria pronta para ser acessada remotamente). Como em primeira instância atribuí o problema à instalação do programa, retirei-o da inicialização. Sem sucesso.

Desde então, já tentei o "dpkg reconfigure", já verifiquei o xorg.conf (e tentei substituí-lo por um backup mais antigo), já removi o driver da placa de vídeo e instalei um mais recente (como uso um kernel compilado, baixei direto do site da nVidia)... Enfim, segui uma série de procedimentos que encontrei aqui pelo fórum e Google mas sem sucesso.

Através do "glxinfo", o meu dispositivo de vídeo e a versão do driver mostram tudo certinho:

CitarOpenGL vendor string: NVIDIA Corporation
OpenGL renderer string: GeForce 6150 LE/PCI/SSE2/3DNOW!
OpenGL version string: 2.1.2 NVIDIA 190.53

Usando o "glxgears" consigo ver as engrenagens rodando (e com a taxa de atualização regular). Ou seja: não é problema com os recursos gráficos da placa em si.

Utilizo o Hardy e minha placa de vídeo é essa listada acima: GeForce 6150 LE.

Enfim, se alguém tiver alguma dica por favor, agradeço!!

Um abraço!!

Georg

CitarAcontece que, para melhorar o desempenho do acesso remoto, durante a sessão, desabilitei os efeitos visuais do sistema. Depois disso, tentei reabilitá-los, mas a tela dá umas piscadas e em seguida me mostra a mensagem: "Efeitos da Área de Trabalho não puderam ser ativados"

Isso por onde? Preferência de Aparência ? Com o driver da Nvidia direto do site eu também não consigo, o sistema não enxerga e uso o 9.10, sempre só for através do fusion-icon.

T+

GuidjeLeGamba

Citação de: Georg online 07 de Fevereiro de 2010, 09:49
Isso por onde? Preferência de Aparência ? Com o driver da Nvidia direto do site eu também não consigo, o sistema não enxerga e uso o 9.10, sempre só for através do fusion-icon.

T+

Georg,

Boa tarde. Sim, tento ativar através das preferências de aparência. Mas estava funcionando, até então. Parou de funcionar após eu ter desativado os recursos para melhorar o desempenho do acesso remoto.

O que é o "fusion-icon"?

Um abraço!!

GuidjeLeGamba

Georg,

Boa tarde. Eu já estava com o "fusion-icon" instalado aqui na máquina mas não sabia da sua existência. Executei pelo terminal e verifiquei que o gerenciador de janelas que estava sendo utilizado era o Metacity, e não o Compiz!

Daí, mudei para o Compiz e fiz as seguintes alterações pelo programinha: ativei a opção "Loose Bindings" e desativei a "Indirect Rendering". Beleza, tudo funcionando normalmente.

Não reiniciei a máquina ainda, mas acredito que não vá alterar nada.

Um abraço!!

Georg

Olá, talvez altere sim, o fusion-icon deve estar incluído em Sistema -> Preferências -> Aplicativos de Sessão o comando para a inclusão aqui é /usr/bin/fusion-icon, como nome  ponha qualquer um, Compiz, Fusion Icon, etc...

T+

Obs: No link a seguir algumas das minhas configurações:
http://ginhoubuntu.blogspot.com/search/label/Compiz

GuidjeLeGamba

Georg,

Boa tarde. De fato, alterou. Então, pus na inicialização da sessão o "fusion-icon", com o parâmetro "-f", que é para forçar a inicialização do Compiz. Feito isso, o Compiz é ativado e os efeitos também, porém as bordas das janelas (em que ficam os botões de minimizar, maximizar e fechar) não aparecem enquanto eu não clicar com o botão direito sobre o "Compiz Fusion Icon" e em seguida em "Reload Window Manager":

Há algum parâmetro que eu possa adicionar ao fusion-icon para que esse "reload" aconteça de maneira automatizada? Procurei por parâmetros através do parâmetro "--help" e tentei também o "man fusion-icon", mas nenhuma das sugestões resolveu a questão.

Um abraço!!

Georg

Primeiro o -f até onde sei, para mim nunca foi necessário, experimente retirar esta opção e reinicie o computador. Se não for suficiente marque ou desmarque as opções de Compiz Options, só que reinicie o computador a cada teste, para ver como que se comporta após logado.
Tente eliminar as possibilidades.
Acho que é por ai. Melhor do que começar a mexer no xorg e acabar dando outros problemas.
Tente usar o Emerald e ou o GTK. Acredito que deverá dar.

T+

GuidjeLeGamba

Georg,

Boa noite. O "-f" é a mesma coisa que o "--force-compiz". Sem ele, o gerenciador de janelas fica sendo o Metacity. De qualquer maneira, já tentei sem o -f, e o resultado é o mesmo.

Já tentei reiniciar a máquina a cada alteração, mas o resultado é sempre o mesmo (é como se o programa não salvasse as configurações definidas por mim).

Já adicionei algumas opções ao xorg porque acho que vai ser por lá mesmo que vou resolver as coisas, então, nem esquenta com a possibilidade de eu ter que ficar na linha de comando (caso o X não entre mais) que consigo me virar... HEHEHE!!

Abraço e obrigado pelas dicas!!

GuidjeLeGamba

Georg,

Boa noite. Acabei resolvendo sem a necessidade de manter o fusion-icon instalado. Mas vamos por partes: ainda com o fusion-icon instalado (e rodando na inicialização), tentei seguir as instruções contidas neste tópico: http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=519365

Não deu certo, mas notei que os parâmetros para o Compiz (e não para o fusion) eram mais completos, de maneira que talvez pudessem me ajudar. Visto isso, criei um script com o seguinte:

#!/bin/bash
LIBGL_ALWAYS_INDIRECT=0 /usr/bin/compiz.real --replace ccp &

O primeiro parâmetro é porque descobri que minha placa não tem renderização indireta (ou algo do gênero, mas que agora nem lembro mais e também não vem ao caso.) Depois, vem o caminho completo para o Compiz (tentei acioná-lo somente com "compiz", mas não rolou... Acho que foi porque compilei o Compiz ao invés de baixá-lo do repositório) e o "--replace ccp &" que é o parâmetro para substituir o gerenciador padrão - Metacity - pelo gerenciador do Compiz.

Feito isso, retirei o fusio-icon da inicialização e pus esse script. Não funcionou totalmente, o comportamento foi o mesmo do que antes: as bordas das janelas não apareciam mas os efeitos, sim. E se eu rodasse o script de novo, daí apareciam inclusive as bordas.

O "pulo do gato" veio deste tópico: http://www.vivaolinux.com.br/topico/Ubuntu-e-Kubuntu/compiz-2?num_por_pagina=12&pagina=2

No final das contas, esses comandos indicados desativaram o metacity de vez da inicialização e adicionaram alguns parâmetros no xorg.conf, o único "inconveniente" foi ter que reconfigurar o teclado novamente para ABNT2.

Mas basicamente, rodei esses comandos:

Citarsudo nvidia-xconfig --composite
sudo nvidia-xconfig --allow-glx-with-composite
sudo nvidia-xconfig --render-accel
sudo nvidia-xconfig --add-argb-glx-visuals

Depois:

Citargconftool-2 --set --type=bool /apps/metacity/general/compositing_manager false

E reiniciei o X. Em conjunto com aquele script, está funcionando perfeitamente. E na verdade, como o fusion-icon já não era mais necessário, pude desinstalá-lo.

É isso! Te agradeço pelas dicas Georg!!

Abraço!!

Georg

Parafrazeando meu filho.
Então, pronto.

T+