Opção de Lula pelo SL atrasa o país - revista Veja

Iniciado por KubLin, 13 de Maio de 2006, 15:32

tópico anterior - próximo tópico

KubLin


Nick

Agora me fala se com uma Midia dessa que temos, dá pra sem empolgar com o SL?

Piras

"É a política do software livre contra o livre mercado."

Nunca li uma frase tão tola na minha vida. O que tem uma coisa a ver com a outra? O que há de oposição ao livre mercado no software livre? Oposição ao livre mercado está no virtual monopólio que a Microsoft exercia antes que o Linux se difundisse no mundo. E que tem a ver a política de promoção do software livre com a questão das urnas eletrônicas. Ou é muita ignorância ou é muita má-fé.

É uma matéria cheia de preconceitos e meia-verdades, feita sob medida para confundir o leitor-eleitor e desmoralizar o apoio público ao software livre. Mas é típico desta revista fortemente ideológica fazer-se porta-voz de todas as opções ultra-liberais que existam para cada problema, sempre, é claro, sob argumentos pretensamente técnicos.

Infelizmente, o ambiente político brasileiro não é de fato muito propício à expansão do software livre. Eu mesmo não vejo hoje em qualquer outro partido, salvo o PT - pelo qual, aliás, não sinto a menor simpatia -, a menor boa-vontade em relação ao software livre. Ignorância e preconceito se associam para que boa parte dos políticos veja o open source com muita má-vontade.

Mas é sintomático da má-fé exibida pela matéria em questão o fato de que nem sequer se tocou no sucesso do programa Computador para todos, pelo qual centenas de milhares de brasileiros passaram a ter acesso a um computador pessoal e a Internet. Talvez seja este mesmo o problema do software livre no Brasil: ele está chegando às massas e - com isto - assustando os fabricantes de software de distribuição restrita, que passam então a usar do seu amplo poder de fogo para fazer propaganda contra a sua adoção. É uma campanha que vai desde a concessão de palestras gratuitas por executivos da Microsoft em órgãos públicos (como Câmaras Municipais) ao pagamento de viagens a Deputados Federais ou, até mesmo, a matérias como estas, que são menos jornalismo que discurso ideológico.


KubLin

o Software Livre leva a inclusão digital aos grotões do nosso país mas isso ninguém vê

diversos projetos que deram super certo e continuam a todo o vapor

está mais pra má gestão o problema citado e não culpa do SL, ou seja, os caras erraram o foco pois o buraco é mais embaixo

como disseram no acalorado debate do BR-Linux: esta revista perdeu sua credibilidade faz é tempo

inté

rockz

Pelo que eu li no brlinux, eles estao tipo colocando a culpa no software livre, mas a verdade não é bem essa. Eu também acho que ela parece ter sido feita sob medida pra confundir e tentar formar uma opnião na cabeça dos leitores menos entendidos do assunto. Que pena que uma revista de grande circulação com essa tenha esse tipo atitude.

FaBMak

"Não creias impossível o que apenas improvável parece". (Shakespeare)
fabmak://website

CoraxX

O cara fala q a implantação do software livre está custando caro, e q o governo tah torrando uma grana chamando tecnicos q tenham familiaridade com os soft livre (o q ele tem contra a geração de empregos?). Mas a visão dele eh apenas focada no curto prazo, ele deve tah pensando q  com a virada do ano o governo vai voltar a usar softwares proprietario. É óbvio q o gasto eh grande no começo, mas no médio e longo prazo a economia com licenças irá superar e muito essa despesa.

Para vcs terem noção o mair Banco do nosso país estah migrando todo o seu sistema pro linux, em breve não existirá uma só máquina rodando o windows no BB. Agora me pergunte se uma empresa capitalista, como um banco, vai jogar dinheiro fora? É óbvio q o software livre eh mais vantajoso!

gony64

Em um sistema politico que precisa super-faturar os serviços e mão de obra....

realmente o linux não ajuda muito, pois ja tá dizendo que é de graça... (entendam gnu-glp),

então... ! tá ai o motivo.
Pior que a culpa caiu pros pobres tecnicos, devem estar com as malas cheias de dinheiro de tanto consertar maquinas com linux (piada). Isto é que eles deixaram transparecer (estou certo?).

Pereirão

Eu li a matéria na revista e vi que o autor comete o erro primário de confundir software livre com software grátis e diz que um dos pontos fracos em relação ao SL é que não possui suporte técnico de empresas. Todos nós sabemos que isso não é verdade e que é completamente possível comprar SL e suporte técnico. O que  Veja não fala é que com a adoção do SL não é mais necessário a compra de licença para cada máquina em que o software é instalado e isso produz uma economia incrível. Veja também não mostra a crescente adoção do SL pelos governos estaduais e se detém nos erros cometidos pelo governo federal em sua implementação.
"Embora seja loucura, há método nela." (William Shakespeare)

Perícope

Eu gosto da Veja, apesar de suas pisadas na bola aqui e acolá.

Penso que neste caso, o máximo possível de usuários (claro que com bons argumentos e em bom português  :wink: ) escrevam para a revista corrigindo a matéria, denunciando o ponto de vista equivocado e parcial... O BRLinux tem feito um bom trabalho nisso, enviando mensagens para órgãos do governo. Uma atitude madura e louvável.
Usuário Linux n. 414104 - Usuário Ubuntu n. 3048
| Não tenha pressa: pesquise no fórum primeiro! |

agente100gelo

Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Marcus VBP

a muito tempo deixei de considerar a Veja uma fonte de informações confiáveis.

Perícope

Felizmente, o assunto não foi abandonado nem tratado apenas como um equívoco menor da Veja. A comunidade do software livre e o governo (essa ação dele eu apóio) estão trabalhando para responder à matéria. Confiram, por favor, os endereços abaixo:

http://br-linux.org/linux/governo_vai_responder_s_perguntas_do_br-linux

http://br-linux.org/linux/psl_brasil_-_veja_mente_a_veja_no_viu

http://webinsider.uol.com.br/vernoticia.php/Veja__Lula____e_o_software_livre/id/2831
Usuário Linux n. 414104 - Usuário Ubuntu n. 3048
| Não tenha pressa: pesquise no fórum primeiro! |

cleriston

Pensei q vcs tivessem falando de alguma revista... mas estão falando dessa tal de Veja... aff
Para mim, revista que é revista não tem 2 pesos e 2 medidas.
Abraços