Qual versão do LINUX é a melhor para Netbook?

Iniciado por eloipedro, 24 de Janeiro de 2010, 14:34

tópico anterior - próximo tópico

eloipedro

Essa dúvida me veio ao comprar um netbook, que estou para receber e que já virá com algum Linux.

| processador N270 1.6 GHz, 512 Kb Cache L2
| 2Gb de RAM DDR2 667 MHz
| HD Sata 250 Gb
| tela de 10.2" Led Panel 1024 x 600
| webcam de 1.3 Megapixels
| Wireless 802.11b/g
| chipset Intel® 945GSE+ICH7-M
| teclado Português ABNT 2
| bateria de 4 células.

Qual será a versão que mais otimiza a duração da bateria? (essa questão da bateria é, ao meu ver, o ponto fundamental para quem compra um netbook, já que a utilidade é meio "escritório", "estudo" e o desempenho fica num segundo plano.
Essa indagação/ dúvida ainda será muito feita, então gostaria que os caros colegas dessem suas opiniões!
Desde já agradeço.
E espero que esse tópico seja de grande valiosidade

Tota

Ola,

Para voce entender minha resposta vamos do inicio:

Quem é o responsável pelo gerenciamento de energia e por conseguinte o responsável pela duração da bateria, na modalidade do kernel em que o Ubuntu foi idealizado ( o kernel do Ubnutu é mais monolítico, ou seja, nclui muitos "drivers" nele ), é em essência o kernel.

Logo, qualquer Ubuntu é identico neste quesito, ou seja todos usam o mesmo kernel.

A unica excessão é a versão netbook, que vem com um kernel mais apropriado a processadores atom, mesmo assim o pacote gerenciador de energia é quase o mesmo.

Tenho dois atom, um com o netbook e outro com o Ubuntu desktop e não sinto muita diferença em tempo de bateria. Nos meus Asus, as baterias duram em média 3 horas nos dois sistemas, e acionando o gerenciamento maximo quase 5 horas, mas sacrificando e muito o desempenho

Perto do windows "normal" ou seja, não otimizado, o rendimento de baterias aqui é muito melhor, pois no windows ( tenho dual boot ) ela dura menos de duas horas e no windows capado pela Asus ( na outra maquina ) aí sim a bateria dura 5 horas como no Ubuntu otimizado, mas como disse haja paciencia para abrir um texto em 50 segundos+/-

Então em realidade é voce que vai ter que decidir qual voce gosta mais.

Baixe o live cd do kubuntu, do Ubuntu e do netbook, gravem em pendrive usando o unetbootin e brinque com eles uma semana até ter uma noção do que para voce é o melhor.

[],s

eloipedro

Sou bem leigo no assunto, mas compreendi bem a resposta.
Obrigado. Agora é testar!

abdo

como fazer para que no boot eu possa forçar a instalar o xvesa, já que pelo padrão  com o xorg não consigo visualizar as duas barras do gnome e o UNR não abre o desktop, fica a tela tremendo e passando na vertical só dando pra perceber o fundo laranja?
o ubuntu 9.04 abre mas não aparece as duas barras e o karmic fica igual ao UNR que também é o 9.10.
a unica distro que consegui instalar e funfar legal com 1024x600 foi o puppy, isto pq durante o carregamento ele te da a opção de escolher entre o xorg e o xvesa
só não quero ficar com o puppy pq não encontrei nos repositorios um gerenciador de arquivos e o rox filer é ruim demais
abcs
abdo
Digo não a pirataria. Uso Linux
linuxuser #535930 | ubuntuuser #33887
http://s19.postimage.org/ys9n31xib/userbar.png

eloipedro

Mexendo aqui e aculá, tive uma dúvida.
Tenho o Wind. 7 aqui na máquina, e baixei o (ubuntu-9.10-netbook-remix-i386) e o (ubuntu-9.10-desktop-i386) para testar no meu netbook que em breve virá. No ubuntu_netbook (após extrair o .ISO), achei um aplicativo de nome usb-creator.exe.
Pesquisei e vi que ele serve para passar o ubuntu para um pen drive de forma butável. (O netbook não tem drive de CD/ DVD)
Abri o danado, detectei o pen drive e o .ISO ubuntu_netbook, mas a m*** do botão Make startup não habilita para dar prosseguimento!
Eu tenho que ter o linux instalado na máquina para executar esse programa e passar o .ISO para o pen drive e o tornar butável?

Alguém aí indica um programa para transformar imagens .ISO para arquivos butáveis...
Tenho interesse em fazer isso com os dois ubuntus e o windows 7 (é pecado falar do 7 aqui? hehehe).
Sabem onde posso encontrar um programa que faça isso?

Mais uma vez, obrigado!

Jabu

Caro... para você criar um "pen-drive" bootável do Ubuntu, você encontrará aqui, no SourceForge.net os aplicativos que precisará.

• tem o aplicativo (plataforma windows), chamado:  unebootin-windows-377
  • tem o aplicativo (plataforma linux), chamado:  unebootin-linux-377

Valeu...  ;)

LeandraSJ

Eu só quero confirmar que linux é a melhor opção para um netbook pois tem recursos inferiores a um notebook ou ainda menos que um pc de casa ou escritorio, eu comprei 1 netbook e um notebook, um netbook para uso simples que comprei aqui http://www.chinabuye.com/computer-accessories/netbook e os preços são razoaveis, e comprei um notebook bom da packard bell no site http://www.packardbell.com/universe/notebook.html , se tivesse mais dinheiro teria comprado um sony vaio mas talvez seja o mesmo em termos praticos.

platao

Citação de: abdo online 24 de Janeiro de 2010, 18:43
como fazer para que no boot eu possa forçar a instalar o xvesa, já que pelo padrão  com o xorg não consigo visualizar as duas barras do gnome e o UNR não abre o desktop, fica a tela tremendo e passando na vertical só dando pra perceber o fundo laranja?
o ubuntu 9.04 abre mas não aparece as duas barras e o karmic fica igual ao UNR que também é o 9.10.
a unica distro que consegui instalar e funfar legal com 1024x600 foi o puppy, isto pq durante o carregamento ele te da a opção de escolher entre o xorg e o xvesa
só não quero ficar com o puppy pq não encontrei nos repositorios um gerenciador de arquivos e o rox filer é ruim demais
abcs
abdo

Ola, experimente com o live-cd acrescentar depois dos "--" dar um espaço e adicionar xforcevesa ficando assim;

-- xforcevesa

Se o resultado for positivo, vc volta e aplica editando a chamada do kernel no grub com o mesmo parametro.
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Tota

Ola LeandraSJ

Bem vinda ao forum.

Pelo seu link, os netbooks estão usando o Windows CE ( aquele usado em telefones moveis )

Desta forma, é necessário se conhecer qual o processador utilizado nestes aparelhos, sua placa de viceo,etc.

Alguns deles tem apenas um ssd de 2 Gigabytes, o que vai tornar a instalação bem restrita.

Voce pode ir a uma maquina com windows, xp, vista ou seven, instale ali o programa Unetbootin e transfira a imagem do GNU/Linux Ubuntu para um pendrive com no minimo 1 gigabyte e teste o sistema. Se funcionar, faça a instalação.

[],s