Ubuntu 9.10 e Vivo ZTE MF645

Iniciado por csilvin, 14 de Janeiro de 2010, 14:43

tópico anterior - próximo tópico

csilvin

Bom dia a todos! Alguem já adquiriu o novo modem que a Vivo disponibilizou para os assinantes da internet 3G?

Na versão que uso do linux (Ubuntu 9.10), ao tentar instalar, o script instala tudo, mesmo dando uma série de erros. Ao clicar no ícone da VIVO, a janela de conexão aparece, ele demora um pouco a sincronizar, mas aparece como se já tivesse sinal de 3G. A janela de conexão fica no meio com um botão pedindo para conectar. Ao passar o mouse por cima deste botão, é como se o botão não tivesse função nenhuma. Clico e nada acontece. Consigo clicar nos outros ícones, inclusive de configuração que me leva a tela de configuração e etc., mas o de conectar, na tela principal, não rola.

Alguem que já passou por isso, teria alguma uma luz para que eu possa seguir????

Grato!

Carlos

zekkerj

CitarAo clicar no ícone da VIVO...

Ícone da VIVO? Ela está disponibilizando script de instalação, agora?

Ou vc está acessando os arquivos dentro do modem (em modo pendrive/cdrom)??
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

csilvin

Na verdade, ele cria um GRUPO dentro de Aplicativos/Internet e lá um ícone da VIVO.
É isso!

Citação de: zekkerj online 14 de Janeiro de 2010, 15:56

dtomadon

Com o modem plugado, abra um terminal e dê o comando lsusb e coloca o resultado aqui. Lembrando que no kernel de instalação do karmic muitos modems não funcionam ,
e por isso temos que seguir um outro caminho, depois do comando que lhe pedi mostraremos um caminho para vc.
BacKTrack5 64 bits com Vídeo SIS

kernel omnislash 1.4.4 64 bits , Que venha o 5º Semestre !!!

GaBa

Opa, também tenho esse modem.

gabriel@gabriel-laptop:~$ lsusb
Bus 006 Device 002: ID 04d9:1400 Holtek Semiconductor, Inc.
Bus 006 Device 001: ID 1d6b:0001 Linux Foundation 1.1 root hub
Bus 007 Device 001: ID 1d6b:0001 Linux Foundation 1.1 root hub
Bus 005 Device 001: ID 1d6b:0001 Linux Foundation 1.1 root hub
Bus 001 Device 001: ID 1d6b:0002 Linux Foundation 2.0 root hub
Bus 004 Device 001: ID 1d6b:0001 Linux Foundation 1.1 root hub
Bus 002 Device 004: ID 19d2:2000 ONDA Communication S.p.A.
Bus 002 Device 003: ID 05a9:2640 OmniVision Technologies, Inc. OV2640 Webcam
Bus 002 Device 001: ID 1d6b:0002 Linux Foundation 2.0 root hub
Bus 003 Device 001: ID 1d6b:0001 Linux Foundation 1.1 root hub

dtomadon

Citação de: GaBa online 18 de Janeiro de 2010, 19:20
Opa, também tenho esse modem.

gabriel@gabriel-laptop:~$ lsusb
Bus 006 Device 002: ID 04d9:1400 Holtek Semiconductor, Inc.
Bus 006 Device 001: ID 1d6b:0001 Linux Foundation 1.1 root hub
Bus 007 Device 001: ID 1d6b:0001 Linux Foundation 1.1 root hub
Bus 005 Device 001: ID 1d6b:0001 Linux Foundation 1.1 root hub
Bus 001 Device 001: ID 1d6b:0002 Linux Foundation 2.0 root hub
Bus 004 Device 001: ID 1d6b:0001 Linux Foundation 1.1 root hub
Bus 002 Device 004: ID 19d2:2000 ONDA Communication S.p.A.
Bus 002 Device 003: ID 05a9:2640 OmniVision Technologies, Inc. OV2640 Webcam
Bus 002 Device 001: ID 1d6b:0002 Linux Foundation 2.0 root hub
Bus 003 Device 001: ID 1d6b:0001 Linux Foundation 1.1 root hub

Bem vindo a batalha dos modems 3g, segue o que falo neste link:

http://biglinux.com.br/forum/viewtopic.php?t=8147

certamente resolverá seu problema, se não volta a postar aqui.!

GaBa

O modem MF645 não consta no usb_modeswitch... O que devo fazer?

dtomadon

Citação de: GaBa online 24 de Janeiro de 2010, 20:23
O modem MF645 não consta no usb_modeswitch... O que devo fazer?

Pesquisei bastante e ainda não achei a forma de identificar seu modem para o usb_modeswitch ,

o que achei a respeito do seu modelo foi isso:

http://zumo.uol.com.br/2009/12/17/hands-on-zte-mf645-3g-tv-digital-micro-sd-reader/

Veja uma parte do artigo:

O mais interessante é notar que o dispositivo já vem com drivers para Windows (duh!), Mac OS (uia!) e Linux (uia! uia!). Segundo o Leiame.txt contido no diretório Linux "esse aplicativo foi testado no Kernel Linux 2.6.20 e mais recentes. Se você tem uma versão antiga instalada, nós recomendamos atualizá-lo antes de continuar. O Vivo_3G suporta Fedora 8/9/10/11, uBuntu8.04/8.10/9.04, Debian 4.0/5.0, OpenSuse10.3/11″.

Acho que o grande problema resida na versão do ubuntu 9.10 , vou pesquisar na vivo e ver se já a solução para esta versão.

Dá uma lida e veja se é o seu caso.!

zekkerj

dtomadon, não seria o caso de verificar então o funcionamento sem o usb_modeswitch?

GaBa, o modem chega a aparecer como CDROM ou Pendrive para você?
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

dtomadon

Concordo zekkerj, sabes outro meio para isso??  ou
tentar todos os IDS que cito no tuto que criei com as informações deste e do outro fórum.
posso estar enganado mas os modems da vivo geralmente são os de ID 0037 ou 0053 , acho que seja válida a tentativa se não arrumar outra solução.

Outro problema seria o funcionamento do pen como receptor digital, pelo que li no site da vivo, o programa é para no máximo ubuntu 9.04, vamos pesquisar mais e ver se conseguimos uma solução.!

kellynh

Citação de: csilvin online 14 de Janeiro de 2010, 17:46
Na verdade, ele cria um GRUPO dentro de Aplicativos/Internet e lá um ícone da VIVO.
É isso!

Citação de: zekkerj online 14 de Janeiro de 2010, 15:56

Sério? Quero tanto poder receber e enviar mensagens pelo programa da Vivo 3 G
Mas desde que migrei para o ubuntu  9.10 nunca mais o vi.
Não tenho a "interface do programa"

Legal agora eles disponibilizarem.

Se alguem ai souber como se faz pra acessar a interface do programa com o modem ZTE mf 100 me digam!
Eu agradeço!

zekkerj

Citação de: dtomadon online 26 de Janeiro de 2010, 06:57
Concordo zekkerj, sabes outro meio para isso??  ou
tentar todos os IDS que cito no tuto que criei com as informações deste e do outro fórum.
posso estar enganado mas os modems da vivo geralmente são os de ID 0037 ou 0053 , acho que seja válida a tentativa se não arrumar outra solução.

Outro problema seria o funcionamento do pen como receptor digital, pelo que li no site da vivo, o programa é para no máximo ubuntu 9.04, vamos pesquisar mais e ver se conseguimos uma solução.!

Pra testar, é fazer aquele procedimento que citei, pegar o arquivo "/etc/udev/rules.d/usb_modeswitch.rules" e comentar a linha relativa aos modems Onda/ZTE. Se eles não aparecem como CDROM, passam a aparecer, e aí o comando "eject sr1" os faz passar pro "modo modem".

Isso nos dá a chance de descobrir qual é o código real do modem. Por exemplo, o meu Onda MSA405HS também não era listado na configuração do usb_modeswitch, foi com esse procedimento que eu descobri que ele tem o ID 0037, quando entra no "modo modem".

dtomadon

Zekkerj, estava tentando fazer meu modem onda msa501hs, funcionar no slack 13, kernel 2.6.32.2 e nada, seu procedimento resolveu meu problema
estou editando meu tuto que cito aki, e colocando como alternativa seu método.

valeu mesmo, vamos esperar nossos colegas testarem a alternativa e ver se funcionou para eles.

Só lembrando não precisei dar o comando eject sr1 foi automático.

zekkerj

Citação de: dtomadon online 26 de Janeiro de 2010, 16:18
Zekkerj, estava tentando fazer meu modem onda msa501hs, funcionar no slack 13, kernel 2.6.32.2 e nada, seu procedimento resolveu meu problema
estou editando meu tuto que cito aki, e colocando como alternativa seu método.

valeu mesmo, vamos esperar nossos colegas testarem a alternativa e ver se funcionou para eles.

Só lembrando não precisei dar o comando eject sr1 foi automático.

A partir do momento em que o modem é identificado, já dá pra saber em qual "família" ele entra, e aí sim, configurar o usb_modeswitch pra chaveá-lo automaticamente, se preciso...

etobar

zekkerj e dtomadon
Eu tenho um modem ZTE MF645 (Vivo) e ele só era reconhecido como pendrive. Estou usando ubuntu 9.10 (2.6.31-17). Após seguir o tutorial ele passou a ser reconhecido como modem e consegui conectar na internet, porém a velocidade não passava de 56k. Voces poderiam me ajudar a entender o que aconteceu?