como montar e ter privilegios

Iniciado por rocheiro, 11 de Janeiro de 2010, 13:42

tópico anterior - próximo tópico

rocheiro

boas ppl sou novato em linux e estou com algumas duvidas, uso o ubuntu.
eu adicionei um novo disco mas apenas tenho privilegios de leitura diz k nao sou o dono... keria saber como posso ter permissoes de escrita ou ate mesmo adicionar minha conta como root.....

kual é o comando para poder aceder a partiçao do xp e ter permissoes de leitura e escrita ?

ja agora gostaria de saber se existe algum tutorial/manual sobre linux para iniciantes que fale principalmente nos comandos, mountar discos permissoes....

Cumprimentos

rsmb

Olá rocheiro.

Você pode montar a partição automaticamente, definindo os privilégios de escrita dietamente no arquivo fstab

sudo nano /etc/fstab

Para ver como fazer isso, os seguintes artigos podem ajudá-lo:
http://www.bestlinux.com.br/index.php/dicas/120/2694
http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Montando-particoes-automaticamente/

Seguindo os procedimentos descritos nos links, no caso de partições ntfs, para poder escrever, use ntfs-3g na coluna referente ao tipo de sistema, ao invés de simplesmente ntfs.

Quanto a manual de utilização, sugiro o Guia Foca:
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,61373.0.html

Abraço

rocheiro

boas amigo, obrigado por responderes, olha eu nao tenho permissoes de escrita ao ficheiro fstab, sabes como posso ficar com permissoes ?

abraço e obrigada

Tota

Citação de: rocheiro online 11 de Janeiro de 2010, 22:08
boas amigo, obrigado por responderes, olha eu nao tenho permissoes de escrita ao ficheiro fstab, sabes como posso ficar com permissoes ?

abraço e obrigada

não é recomendavel alterar a permissão do fstab por segurança

é possivel editar o fstab como superusuario ou root

para isto use o comandos sudo em terminal ou gksudo em modo grafico

em terminal( consola )
sudo gedit fstab

para aprender mais, baixe gratuitamente o guia foca linux disponivel na net

bidut