como montar e ter privilegios

Iniciado por rocheiro, 11 de Janeiro de 2010, 13:42

tópico anterior - próximo tópico

rocheiro

boas ppl sou novato em linux e estou com algumas duvidas, uso o ubuntu.
eu adicionei um novo disco mas apenas tenho privilegios de leitura diz k nao sou o dono... keria saber como posso ter permissoes de escrita ou ate mesmo adicionar minha conta como root.....

kual é o comando para poder aceder a partiçao do xp e ter permissoes de leitura e escrita ?

ja agora gostaria de saber se existe algum tutorial/manual sobre linux para iniciantes que fale principalmente nos comandos, mountar discos permissoes....

Cumprimentos

rsmb

Olá rocheiro.

Você pode montar a partição automaticamente, definindo os privilégios de escrita dietamente no arquivo fstab

sudo nano /etc/fstab

Para ver como fazer isso, os seguintes artigos podem ajudá-lo:
http://www.bestlinux.com.br/index.php/dicas/120/2694
http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Montando-particoes-automaticamente/

Seguindo os procedimentos descritos nos links, no caso de partições ntfs, para poder escrever, use ntfs-3g na coluna referente ao tipo de sistema, ao invés de simplesmente ntfs.

Quanto a manual de utilização, sugiro o Guia Foca:
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,61373.0.html

Abraço

rocheiro

boas amigo, obrigado por responderes, olha eu nao tenho permissoes de escrita ao ficheiro fstab, sabes como posso ficar com permissoes ?

abraço e obrigada

Tota

Citação de: rocheiro online 11 de Janeiro de 2010, 22:08
boas amigo, obrigado por responderes, olha eu nao tenho permissoes de escrita ao ficheiro fstab, sabes como posso ficar com permissoes ?

abraço e obrigada

não é recomendavel alterar a permissão do fstab por segurança

é possivel editar o fstab como superusuario ou root

para isto use o comandos sudo em terminal ou gksudo em modo grafico

em terminal( consola )
sudo gedit fstab

para aprender mais, baixe gratuitamente o guia foca linux disponivel na net

bidut

Aproveitando a dúvida do nosso amigo, gostaria de saber se posso configurar a partição do windows para ser montada automaticamente na inicialização. Uso muitos arquivos que estão salvos nela.

rsmb

Citação de: bidut online 12 de Janeiro de 2010, 15:41
Aproveitando a dúvida do nosso amigo, gostaria de saber se posso configurar a partição do windows para ser montada automaticamente na inicialização. Uso muitos arquivos que estão salvos nela.

Sim. A idéia de editar o arquivo fstab é exatamente essa.

Uma maneira bem mais fácil que editar o fstab manualmente, é instalar o PySDM (via Synaptic).
Assim, você configura a montagem pela interface gráfica, e ele altera o arquivo fstab pra você.

Abraço

AndreUbuntuGV

Os nobres colegas deram boas ideias mas a maneira mais facil e inteligente é vc abrir o terminal e digitar: sudo nautilus
ai o nautilus que é tipo o windows explorer do ubuntu vai abrir q qui vc vai faze vai abrir no nautilus "computador" lá vai tá as partições/discos do seu computador ai vc vai na que vc nao ta conseguindo escreve/le clica com botão direito abre propiedades e depois vai em permissões lá pode deixa dono root e coloca outros escrever e ler fecha o nautilus e depois o terminal abre o disco/partiçao e v se vc já pode escreve
"Meu sistema não precisa de janelas afinal ele não tem paredes"

rocheiro

ppl obrigada por tentarem ajudar mas n estou a conseguir tenho meu fstab assim

# /etc/fstab: static file system information.
#
# <file system> <mount point>   <type>  <options>       <dump>  <pass>
proc            /proc           proc    defaults        0       0
# /dev/sda2
UUID=e6afea85-3a98-40f7-b6e1-b843ca21aa82 /               ext3    relatime,errors=remount-ro 0       1
# /dev/sda3
UUID=97ecbc37-b425-46e3-be7b-c0ffb62478fb none            swap    sw              0       0
/dev/scd0       /media/cdrom0   udf,iso9660 user,noauto,exec,utf8 0       0
/dev/fd0        /media/floppy0  auto    rw,user,noauto,exec,utf8 0       0
/dev/sda2       /media/disk     ntfs-3g auto,silent,locale=pt_BR.iso88591,umask=000

assim tlvx sera mais facil localizar o erro

se vou a /dev/media a pasta Disk está lá mas esta vazia....

Cumprimentos