Instalando suporte ao Last.fm no firefox

Iniciado por LedStyle, 10 de Maio de 2006, 04:06

tópico anterior - próximo tópico

LedStyle

Ai vai uma dica pra quem gosta de ouvir música la no last.fm.

Primeiramente cadastre-se no site http://www.last.fm/ e baixe o programa que eles fornecem para Linux. Se já estiver cadastrado basta ir em "Downloads" e fazer o download.

Salve o arquivo baixado no Desktop e o extraia (clique com o botão direito nele e vá em "Extrair aqui").
Entre no diretório do player e execute o arquivo "player" dando um duplo clique sobre ele. Aproveite e configure seu usuario e senhas.

Agora vamos colocar o player em um lugar que todos os usuários possam executá-lo. Supondo que o diretório criado pela extração no seu Desktop chama-se "Last.fm-1.1.4" faça os seguintes comandos num terminal de comandos:

sudo mv ~/Last.fm-1.1.4 /usr/local
sudo mkdir /usr/local/Last.fm-1.1.4/cache/
sudo chmod 777 /usr/local/Last.fm-1.1.4/cache/

Isto irá, mover para um local de fácil acesso a todos usuários, e dar permissão a todos para a pasta cache.

Agora vamos configurar o Firefox.

Abra uma nova aba ou janela e acesse o seguinte endereço (digite isto na barra de endereços e pressione ENTER):
about:config

Uma lista deve aparecer. Clique com o botão direito na lista e vá em "Nova Opção" > "Boolean".
Dê o nome de:
network.protocol-handler.external.lastfm
Quando for questionado pelo valor, selecione true

Feito isso, clique novamente com o botão direito na lista e vá em "Nova Opção" > "String".
Dê o nome de:
network.protocol-handler.app.lastfm
Quando for questionado pelo valor, entre com /usr/local/Last.fm-1.1.4/player

ATENÇÃO PARA AS LETRAS MAIÚSCULAS E MINÚSCULAS

Pronto, agora logue-se no site last.fm e quando clicar em algum local para tocar uma música, o player deverá abrir para você. Note que o firefox irá mostrar uma mensagem de alerta dizendo que um aplicativo externo será chamado e perguntar se você deseja confirmar. Geralmente os links do last.fm são muito grandes e por isso a janela expande tanto que não da pra ver o botão pra confirmar. Recomendo que você ative a caixa "Memorizar", estique a janela se necessário e mande executar. Desta forma você terá o sistema 100% automatizado.

Nota: Na primeira vez que você executar o programa, você pode ter de configurar seu usuário e senha.

[]s

arsolto

Não existe nenhuma pasta "cache" no diretório /usr/local/Last.fm-1.1.4 . Por isso recebo uma mensagem de erro quando executo o comando sudo chmod 666 /usr/local/Last.fm-1.1.4/cache/* .

Vamos rever isso aí!

Xterminator

Citação de: "arsolto"Não existe nenhuma pasta "cache" no diretório /usr/local/Last.fm-1.1.4 . Por isso recebo uma mensagem de erro quando executo o comando sudo chmod 666 /usr/local/Last.fm-1.1.4/cache/* .

Vamos rever isso aí!

Tú já rodou o player muitas vezes?
porque o diretório cache é onde ele quarda as capas do álbuns, vai ver é por isto que você não tem ainda
se for a primeira vez que usa o diretório ainda não deve ter sido criado.

arsolto

Obrigado, membro Xterminator!

Repare que o LedStyle esqueceu de escrever isto em sua mensagem. Após executar o arquivo "player", contido no diretório /usr/local/Last.fm-1.1.4 foi criada a pasta "cache".

Edita o tutorial Led, um abraço!

LedStyle

Pronto. resolvido :D

Se não tem pasta cache agente cria uma assim não precisa executar o player antes.

[]s

arsolto

Ei, Ledstyle, está acontecendo algo de errado quando dou um click nas tag's do site Last.fm, o player abre e fecha rapidamente sem reproduzir músicas. Você tem alguma sugestão de configuração pela interface do player?

LedStyle

Execute o player e configure seu username e senha...

Tenta ai pa ver.

arsolto

Já fiz isso! Coloquei o username e a senha e também o browser: firefox , mas não resolveu.

Surgiu uma linha no endereço about:config denominada network.protocol-handler.warn-external.lastfm, mas você, LedStyle, não sugeriu que ela fosse criada, certo!?

Você acha que esta linha pode ser a razão do problema? Você pode me ensinar a removê-la?

LedStyle

Essa linha é assim mesmo. Ela é criada.

Se estiver "true" significa que ele vai alertar que um programa externo será chamado toda a vez que vc clicar no link. Caso contrário ele abre o player direto.

Olha só... se vc executa o player e ele ja fica com problemas, então o problema não é no firefox. A configuração descrita acima está certinha, é a sua configuração ai pelo visto!

Abre o player, clica no último botão da direita (uma chavinha de boca) e vai em Settings. Dai vc coloca seu username e senha direitinho la (ve se tem maiuscula ou minuscula no nome...) escolha a placa de som em baixo e se tiver proxy configura ali tbm. No browser coloque "firefox". Feito isso aparece uma janela "Radio Control". Vai em "Search" e busque por algum artista. "Pink Floyd" por exemplo.
Após feita a busca clique em "Listen Now".

É igualzinho no Windows cara. Não tem o que tirar nem por!

arsolto

Acho que vou ter que desistir do programa, LedStyle, ao menos aqui no Linux. Já segui todos esses procedimentos que você citou e de nada adiantou.

Desconfiei do firestarter, mas acho que me enganei, pois, mesmo após ter removido o firewall do sistema o problema com o last.fm persistiu.

A quem ou a que eu irei recorrer agora!? Como diria o moderador galactus: melhor sorte no Dapper!

LedStyle

Se não conceta pode ser firewall mesmo cara. Tenta um

sudo /etc/init.d/firestarter stop

Eu num sei que mania o pessoal que vem do windows tem de fica levantando firewall em maquina linux desktop. As vezes o pessoal não tem nem um servidor levantado na maquina e concequentemente nenhuma porta aberta, mas instala pq acha que vai ficar mais seguro.
Não sei se é o seu caso, mas é que ja vi muuuuuita gente com problema em programa que usa internet depois de instalar o firestarter e 99% delas não precisam de firewall!

arsolto

Não sei se é o meu caso!? Pois, sou usuário iniciante e instalei por influência de pessoas supostamente esclarecidas quanto ao firewall. Talvez eu tenha recebido a orientação errada.

A sua personalidade me levou a remover o Firestarter, mas já adianto que isso não resolveu o problema do Last.fm, caro LedStyle. Quer saber de que forma resolvi?

Alterei na interface do player o item Sound (de alsa para oss) e o programa rodou numa boa. Estou ouvindo U2 e você amigo?

LedStyle

arsolto, me desculpe então pela crítica, creio que me escedi.

Ocorre que eu vejo muita gente instalando firestarter pra cima e pra baixo e vem reclamando que as coisas não funcionam como amule, limewire, envio de arquivos pelo msn, etc entende?

Eu acho o firestarter um ótimo programa, principalmente pra iniciantes, mas se você não usa nenhum servidor na sua máquina ele se torna desnecessário entende? Quando eu digo servidor me refiro a Apache, MySQL, SSH (principalmente esse) e VNC. Na teoria o pessoal deveria instalar o firestarter para coisas como:

- Eu uso SSH e quero que só meu computador do escritório possa entrar aqui em casa
- Eu uso apache mas não quero que ninguém entre aqui. Vai ser estilo intranet
- Eu quero compartilhar a conexão numa rede local mas não sei usar o iptables

etc

Mas se deu certo mudando o servidor de som ótimo! Aqui também ja tive que mudar pra OSS pra rodar o Ekiga uma vez, mas nem havia me ocorrido isso.

Abraços!

arsolto

Led, parceiro, não há razão nenhuma para você se desculpar.

Gostei muito da sua postura aqui. Você me passou segurança e foi a primeira vez que alguém falou comigo sobre firewall desvinculado ao senso comum.

Você demonstrou personalidade, fazendo-me questionar a importância do firewall no meu dia-a-dia. Já criei até um tópico para debatermos isso com os demais membros do fórum. Parabéns!

Quanto ao som, espero que haja alguma forma de poder rodar o Last.fm em modo Alsa. Na verdade, eu quero mesmo uma explicação para o player não ter funcionado com esta opção.

LedStyle

Bem... aqui eu rodei com ALSA perfeitamente. Vai de placa pra placa.

Agora uma coisa eu já te adianto: Esse player ai é feito com interface QT que é o conjunto de bibliotecas gráficas do KDE e não do GNOME que vem por padrão no Ubuntu. E o KDE pelo que me lembro (faz teeeempo que eu não uso) usa um tal de ARTS que é um sistema próprio de som que gerencia múltiplos sons e trabalha em cima do ALSA inclusive. Já o GNOME usa o ESD.

Não sei se isso pode ter algo a ver, posso estar falando muita abobrilha por cm² hehehe. Mas o que eu sei é que aqui funcionou perfeitamente usando o ALSA. Os programas que uso que eventualmente dão algum programa no ALSA são em geral os que usam meu microfone e não a saída de som.

[]s