Problemas com conexão direta (já tentei as soluções do fórum) via rádio

Iniciado por MutleiGpva, 26 de Dezembro de 2009, 01:59

tópico anterior - próximo tópico

MutleiGpva

Olá a todos do fórum.
Uso o Ubuntu a alguns meses, após ter instalado só para ver como era. Depois disso, nunca mais usei outro sistema. O caso é o seguinte:
Em minha casa tenho uma internet ADSL, conexão direta sem ppoe, a qual funcionou sempre muito bem no linux. Não precisei configurar nada, o sistema reconheceu automaticamente via dhcp. Porém agora no final do ano e próximos seis meses de 2010 estarei na casa de alguns parentes e eles possuem internet via rádio. A conexão é direta, via cabo de rede, e em outros sistemas (como o windows) a velocidade é boa e estável. O caso é que no Ubuntu a internet fica muito lenta, coisa de demorar uns 5 minutos para carregar o fórum do Ubuntu. Em casos de alguns sites internacionais o acesso se torna impossível. Li e tentei várias sugestões apresentadas nos fóruns (não somente os do fórum Ubuntu como o de comunidades como Vivaolinux) porém nenhuma funcionou. Tentei configurar os endereços manualmente mas o problema continua. Também tentei desativar o ipv6 (possível causa do problema) mas não consegui resultado. O que não tentei foi retirar o ipv6 totalmente do sistema pois não encontrei como fazer e não sou experiente em linux ainda.
Gostaria de uma ajuda para resolver o problema pois terei de ficar os próximos meses aqui e não posso ficar sem internet, devido ao trabalho. E voltar para o windows está fora de cogitação. Falando nisso, testei em windows e a internet aqui funciona bem, sem configurar, direto como a adsl.

Espero uma ajuda e desde já agradeço.

MutleiGpva

zekkerj

E aí cara, blz?

Pode fazer um teste??? Tente baixar um arquivo grande com essa conexão, e preste bastante atenção no comportamento.

Tipo, se demora pra começar o download. E depois, quando o download começa, qual a taxa de download que vc consegue.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

MutleiGpva

Olá zekkerj
Fiz o teste que pediu. De inicio os downloads demoram sim para iniciar, e a velocidade após o inicio do download é muito instável. Um exemplo, a velocidade começa é em média 20 kb e cai para 8. Lembrando que a velocidade de download do mesmo arquivo no windows é muito mais alta, e estável. Outro fato interessante de relatar é que os downloads das atualizações do próprio linux, ou ainda os programas instalados a partir dos aplicativos do linux também tem a velocidade muito baixa. O único programa que não notei uma velocidade tão baixa é o cliente messenger.

É isso, aguardo sua resposta e agradeço desde já.

zekkerj

Downloads lentos pra iniciar poderia ser problema de DNS, mas nesse caso os downloads seriam normais.

Se o problema fosse em todos os sistemas da máquina, poderia ser o cabo.

Driver não é, pois vc disse que usava sem problemas em casa. Resta a possibilidade de ser falha na configuração da rede, ou ainda MTU.

Pode postar a saída dos comandos abaixo?

ifconfig
route -n
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

MutleiGpva

Desculpe a demora para responder, mas resolvi testar mais alguns downloads.
Realmente em alguns downloads, um exemplo é a imagem do ubuntu, a velocidade fica estável e alta, porém em outros não e acontece o já citado.
As saídas dos comando abaixo.

Saída ifconfig

eth0      Link encap:Ethernet  Endereço de HW 00:90:f5:70:5d:47 
          inet end.: 192.168.10.101  Bcast:192.168.10.255  Masc:255.255.255.0
          endereço inet6: fe80::290:f5ff:fe70:5d47/64 Escopo:Link
          UP BROADCAST RUNNING MULTICAST  MTU:1500  Métrica:1
          pacotes RX:591 erros:0 descartados:0 excesso:0 quadro:0
          Pacotes TX:753 erros:0 descartados:0 excesso:0 portadora:0
          colisões:0 txqueuelen:1000
          RX bytes:243028 (243.0 KB) TX bytes:123054 (123.0 KB)
          IRQ:23 Endereço de E/S:0xe400

lo        Link encap:Loopback Local 
          inet end.: 127.0.0.1  Masc:255.0.0.0
          endereço inet6: ::1/128 Escopo:Máquina
          UP LOOPBACK RUNNING  MTU:16436  Métrica:1
          pacotes RX:4 erros:0 descartados:0 excesso:0 quadro:0
          Pacotes TX:4 erros:0 descartados:0 excesso:0 portadora:0
          colisões:0 txqueuelen:0
          RX bytes:240 (240.0 B) TX bytes:240 (240.0 B)

saída route -n

Tabela de Roteamento IP do Kernel
Destino         Roteador        MáscaraGen.    Opções Métrica Ref   Uso Iface
192.168.10.0    0.0.0.0         255.255.255.0   U     1      0        0 eth0
169.254.0.0     0.0.0.0         255.255.0.0     U     1000   0        0 eth0
0.0.0.0         192.168.10.1    0.0.0.0         UG    0      0        0 eth0

zekkerj

MutleiGpva

Testei no firefox e no Chrome (q eu usava na minha casa, onde funcionava). os resultados foram os mesmos.

zekkerj

Entra as dicas do fórum havia uma que desativava o IPv6 no firefox. Chegou a tentá-la?

MutleiGpva

Sim, não resolveu o problema. Tentei também desativar o ipv6 no grub (outra dica que encontrei), mas também não deu certo. Estou sem saber o que pode ser. Esse é o único problema q encontrei, o resto está perfeito no Ubuntu.

zekkerj

CitarTentei também desativar o ipv6 no grub (outra dica que encontrei), mas também não deu certo.
A única forma de desativar totalemente o IPv6 é recompilar o Kernel. Algum engraçadinho achou que todas as pessoas do mundo já tem IPv6 disponível.  >:(

MutleiGpva

Então complicou. Em linux sou iniciante, recompilar o kernel é outra língua para mim  :'(
Isso me lembra de uma coisa. EM minha casa o modem tem suporte a ipv6, talvez por isso tenha funcionado tão bem lá. Foi um dos motivos que me fez abandonar windows e virar fã de linux.
Então em resumo não existe uma forma de resolver isso desabilitando o ipv6 sem recompilar o kernel? Em sua opinião, o que eu devia fazer? Será que nas próximas atualizações isso pode ser corrigido? O que não quero mesmo é voltar pro windows.  ;D

zekkerj

MutleiGpva

Testei novamente e os downloads estão normais. O que continua é o problema das páginas. Tentei colocar o dns do roteador (192.168.10.1) nas configurações mas não adiantou. O que posso tentar para ver se não é o problema no dns?

mpmoraes

Prezado, tenho conexão via rádio aqui do RJ e fiz o seguinte:
a) primeiro destivei o daemon de configuração de rede automático do ubuntu:
sudo /etc/init.d/network-manager stop

b) em seguida fiz meus ajustes manuais de conexão:
sudo vi /etc/network/interfaces

o conteúdo do arquivo ficou assim:
# This file describes the network interfaces available on your system
# and how to activate them. For more information, see interfaces(5).
# The loopback network interface
auto lo
iface lo inet loopback
# The primary network interface
auto eth0
iface eth0 inet static
   address <nº no IP>
   netmask <nº da máscara de rede>
   gateway <nº gateway>

c) ajustei manualmente os endereçõs de dns
vi /etc/resolv.conf

inseri as seguintes informações (com inclusão do dns do OpenDNS):
# meu provedor
nameserver <nº do seu dns primário>
nameserver <nº do seu dns secundário>
# open dns
nameserver 208.67.222.222
nameserver 208.67.220.220

d) depois foi só restartar o daemon para usar a net:
sudo /etc/init.d/networking restart

Posta aqui o resultado, tomara que sirva...
Ubuntu 12.04 - AMD64 Notebook: Compaq Q40-714br, Intel Core 2 Duo T6600 2.2GHz Memória 4GB HD 500GB DVD-RW