Porque no Linux não precismos desfragmentar arquivos?

Iniciado por Flávio Portella, 17 de Dezembro de 2009, 12:32

tópico anterior - próximo tópico

Flávio Portella

E o 9.10 "karmik" já usa o ext4? Ou somente se for uma instalação "nova", e não uma atualização de sistema?

owas

Citação de: niquelnausea online 17 de Dezembro de 2009, 16:41
Muito interessante isso tudo, fico pensando no por que a Microsoft então usa este tipo de sistema de arquivos?

E o ext4 em relação ao ext3, quais são as melhorias nesse aspecto?

achei um post legal aqui:
http://andrem.wordpress.com/2008/12/26/ext4/

NPC

Citação de: Flávio Portella online 17 de Dezembro de 2009, 21:10
E o 9.10 "karmik" já usa o ext4? Ou somente se for uma instalação "nova", e não uma atualização de sistema?

Apenas de for instalação nova.
Googling since 1999.

luiscarlos

Então o sistema ext3[...] fragmenta sim, após 80% do disco ocupado pode ocorrer a fragmentação de arquivos certo?
Se há está fragmentação, qual será a maneira de melhorar ou desfragmentar o disco rígido após 80% de uso?  :-\

sboorbou

existem ferramentas para isso, mas todas são "testes" e podem ferrar a máquina.....

olha o link para a wiki que postei mais no inicio do topico
duvida eu em você sinto... duvida a raiva leva, raiva ao ódio leva, ódio é o lado negro da força - Mestre Yoda

RaiJorge

Isso tudo é interessante, no ext3 e ext4 pode até ser assim, mas acho que o linux " escreve " fragmentado no NTFS. Eu copiei um arquivo grande numa partição NTFS vazia, depois fui usar o desfragmentador do windows e lá acusave que o arquivo que eu tinha acabado de salvar pelo linux estava fragmentado. Alguém já testou coisa parecida?

sboorbou

Citação de: RaiJorge online 28 de Janeiro de 2010, 00:40
Isso tudo é interessante, no ext3 e ext4 pode até ser assim, mas acho que o linux " escreve " fragmentado no NTFS. Eu copiei um arquivo grande numa partição NTFS vazia, depois fui usar o desfragmentador do windows e lá acusave que o arquivo que eu tinha acabado de salvar pelo linux estava fragmentado. Alguém já testou coisa parecida?

1º o problema não seria o linux, mas as regras de escrita do sistema NTSF, pois é ele que manda como fazer e onde fazer....
2º Use um desfragmentador de 3º no windows e depois use o do proprio windows e vai acusar fragmentação dos dados.... isso por que o algoritimo usado para medir a fragmentação e organização dos arquivos é diferente entre cada programa ( e diga-se de passagem os do windows são muito arcaicos ) e se usar um, o outro vai achar que esta errado e vise-versa..........
duvida eu em você sinto... duvida a raiva leva, raiva ao ódio leva, ódio é o lado negro da força - Mestre Yoda

Becker

Ola todos.

Este tema é bem complexo.
Mas vou deixar as minhas impressões sobre a fragmentação de disco:
01- No Windows
     Use um desfragmentador de terceiros, pois o que vem nativo no próprio windows não é dos melhores;
02- Espaço real de disco que pode ser usado
     É impossível combater a fragmentação quando os nossos discos estão muito cheios.
     Num hd por exemplo de 120 GB quando estamos com 110 GB usados, não é possível fazer uma desfragmentaçaõ eficiente.
     Isto quer dizer o seguinte , temos um Hd d 120, mas na verdade tem um limite de uso que pode ser de 90 GB ou menos.
03- Então de tempos em tempos, temos que retirar blocos de arquivos do hd, fazendo backups em outras mídias, para deixar o hd com espaço para se poder fazer uma verdadeira e eficiente desfragmentação, para depois em seguida voltar os dados que são necessários no hd.

No Linux, se for verdade que com 78% de uso começa a existir fragmentação, também devemos usar o mesmo procedimento.
Acredito que não devemos usar nenhum desfragmentador no linux.
Se isto fosse realmente necessário, já teriamos softwares bem desenvolvidos para isto.
Até existem alguns, mas é arriscado usar.

O X da questão é o espaço real que teoricamente temos, onde não acontecem problemas de fragmentação.
Uma coisa é a capacidade total do disco em bytes, outra coisa é a capacidade de funcionar bem.
E para funcionar bem, sempre tem que ter um bom espaço livre.
O Computador é uma ferramenta de criação, e é no espaço livre que a coisa se desenrola.
De modo geral com pouco espaço livre, não se pode gerenciar a fragmentação de arquivos de forma eficiente.
Assim voltando ao exemplo, se o nosso hd é de 120 GB, isto é só nominal, não é real, pois nunca vamos poder deixar ele cheio.
Pois com 120 gb cheio não conseguimos trabalhar, ou com até pequeno espaço, pois surge o problema da fragmentação.
No windows dependendo do tipo de aplicação, principalmente arquivos de vídeo e áudio, requerem até uma desfragmentação diária.
Então sempre temos que no mínimo deixar 20% ou mais de espaço livre.
Assim temos que saber que a verdadeira capacidade do nosso hd em conter dados é menor.
E esta verdadeira capacidade de guardar dados depende do tipo de uso do computador.
Temos que aprender a gerenciar primeiro  o espaço livre, e não o contrário.
Pois somente com espaço livre é que podemos deixar os arquivos com baixa fragmentação, que sempre vai existir, não importando o sistema operacional.

Isto é o que tenho sentido na prática do dia a dia.