Pemissão de manipulaçaão de arquivos

Iniciado por xidodemisar, 16 de Dezembro de 2009, 16:24

tópico anterior - próximo tópico

xidodemisar

Olá pessoal como vão!?
Antes de mais nada gostaria de dizer que é uma honra participar deste forum relacionado ao melhor sistema operacional que existe hoje!
Seguinte...
Eu sou um novato em linux, e ontem eu construi um servidor web utilizando o ubuntu 9.10 porém em um dos arquivos do meu programa web faz a manipulação de um arquivo xml e quando eu mando o programa realizar a busca que está contida nesse xml aparece a seguinte mensagem:

Warning: fopen(codFabricante.xml) [function.fopen]: failed to open stream: Permission denied in /var/www/deweb/php/buscaPFabricante.php on line 139

Como eu libero a permssão?

sboorbou

Citação de: xidodemisar online 16 de Dezembro de 2009, 16:24
Warning: fopen(codFabricante.xml) [function.fopen]: failed to open stream: Permission denied in /var/www/deweb/php/buscaPFabricante.php on line 139

verifica o endereço dado no warning 1º

mas para alterar permissão é só dar um :
chmod XXX arquivo
onde XXX é a permição necessária
onde arquivo é o nome e enredeço do arquivo que precisa mudar a permisão.

duvida eu em você sinto... duvida a raiva leva, raiva ao ódio leva, ódio é o lado negro da força - Mestre Yoda

zekkerj

Citação de: sboorbou online 16 de Dezembro de 2009, 16:38
Citação de: xidodemisar online 16 de Dezembro de 2009, 16:24

verifica o endereço dado no warning 1º

mas para alterar permissão é só dar um :
chmod XXX arquivo
onde XXX é a permição necessária
onde arquivo é o nome e enredeço do arquivo que precisa mudar a permisão.

Recomendo "chmod o+r" no arquivo ".xml", e "chmod o+rx" nos diretórios acima dele.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

HelderC

Aqui está uma explicação mais detalhada sobre o esquema de permições:

http://www.vivaolinux.com.br/dica/Chmod-+-dicas/