Tópico Oficial: Ubuntu 10.04.3 LTS (Lucid Lynx ) - Versão Final Disponível!

Iniciado por FaBMak, 14 de Dezembro de 2009, 09:34

tópico anterior - próximo tópico

JeffersonX

Gostaria de compartilhar com vocês as minhas impressões com este RC do Ubuntu 10.04.

Desde o 9.10 tenho utilizado a versão 64bit do Ubuntu. Digo que a experiência com a versão 9.10 foi muito boa, sem nenhum problema. Todos os aplicativos que eu preciso funcionaram super bem, inclusive o plugin do Flash e do Java, sem malabarismos de emular Firefox ou Chrome em 32bit.

Lendo ontem alguns relatos de usuários e pelo que venho acompanhando de novidades fiquei bem tentado e decidi me aventurar nesta RC em um notebook de uso diário. Instalei a versão 64bit, o pacote restricted extras, Xine, Gimp (não consigo viver sem ele) e algumas atualizações disponíveis. Tudo funcionou super bem.

E algo que o Ubuntu consegue me surpreender cada vez mais a cada nova versão é o tempo para iniciar e para desligar. A tela de animação de boot, muito bonita diga-se de passagem, nem aparece direito e já entra na tela de login com um efeito muito elegante das barras se movendo (a barra de baixo aparece de baixo para cima e a tela de login se abre). E para desligar conseguiu superar o 9.10.

Finalmente temos um tema escuro no Ubuntu totalmente utilizável e que esperávamos a muito tempo. Com relação à polêmica troca de lugar dos botões de minimizar, fechar e maximizar, no início estranhei devido ao costume de mais de uma década do lado direito. Mas em poucos minutos já me acostumei e passei a achar até melhor. Como? Melhor! Isso mesmo. Melhor! Porque? Pelo simples fato de todos os menus, como Arquivo, Editar, Exibir e outros, ficar deste lado. Prestando atenção nós mexemos mais do lado esquerdo da janela do que do direito. deste modo, porque eu tenho que mover a seta até o outro lado da janela apenas para minimizar, maximizar ou fechar? Bom, opinião cada um tem a sua e há muito gente que prefira do outro jeito. Para isso não há problema, bastando apenas trocar o tema da barra de título ou até mesmo editar o Gconf para voltar tudo ao modo convencional.

Outra mudança que percebi foi o miniaplicativo indicador que agora passou a ter um botão separado para desligar e outro para configurar e acessar seu mensageiro instantâneo e programa de e-mail, como o Empathy ou o Evolution. Notei que o Rhythmbox também seguiu o mesmo caminho e agora o seu ícone na área de notificação fornece opções como pausar, avançar e mostrar a janela do programa. Antes era feito apertando o botão direito do mouse.

A única decepção para mim ainda é o Empathy que continua carente de funções básicas como transferência de arquivos pelo MSN e conversa por áudio e vídeo. Não entendi o porque de não ter, já que essas funções tiveram sua ausência justificada no site do programa pelo fato de a biblioteca butterfly, utilizada pelo programa para o protocolo MSN, não ter ficado pronta a tempo para os desenvolvedores do Ubuntu testarem suficientemente. Vou ver ainda se tem como incluir esse suporte. No mais a única coisa boa que vi nele foi uma tela mais agradável de bate papo e a opção de reconectar uma conta que falhou durante a abertura do programa. E só! Triste... Não quero um programa cheio de firulas como winks, emoticons saltitantes e balançar a janela dos outros para chamar atenção. Quero apenas bater papo, mas a falta de bate papo por áudio e vídeo faz falta para quem viaja e quer conversar com a sua família vendo olhos nos olhos, mesmo que de modo frio pela tecnologia. Quero enviar arquivos diretamente pelo programa, sem ter que preocupar em perguntar para a pessoa para qual e-mail eu posso mandar o arquivo.

Tirando e decepção com o Empathy, o restante é só alegria.

Com o passar do tempo posto mais impressões.

Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified
Meu Blog: http://tibyjeffersonx.blogspot.com

pigdin

Muito bom seu relato JeffersonX.

Eu também uso o 64 bits desde o 9.10 (E estou usando neste momento).

Continuarei acompanhando as experiências de todos aqui.

Desk: Phenom X3 2GB DDR II - Win 7 / Ubuntu 10.04 64 Bits
Note MUB: Core2Duo 4GB - Win7 / Ubuntu 10.04 / Bodhi Linux.
@alexpigdin

JLCarneiro

Instalei o Lucid Lynx a partir do gerenciador de atualizações:
update-manager -d

Tive problemas com o flashplugin-nonfree e problemas com o som.

Enquanto o plugin do flash eu resolvi com uma dica de Georg aqui do fórum, o som eu ainda não consegui.

Minha placa de som é uma SiS AC'97 onboard (placa-mãe D201GLY2), como pode ser visto no lspci:
Citar00:00.0 Host bridge: Silicon Integrated Systems [SiS] 662 Host (rev 01)
00:01.0 PCI bridge: Silicon Integrated Systems [SiS] SiS AGP Port (virtual PCI-to-PCI bridge)
00:02.0 ISA bridge: Silicon Integrated Systems [SiS] SiS964 [MuTIOL Media IO] (rev 36)
00:02.5 IDE interface: Silicon Integrated Systems [SiS] 5513 [IDE] (rev 01)
00:02.7 Multimedia audio controller: Silicon Integrated Systems [SiS] AC'97 Sound Controller (rev a0)
00:03.0 USB Controller: Silicon Integrated Systems [SiS] USB 1.1 Controller (rev 0f)
00:03.1 USB Controller: Silicon Integrated Systems [SiS] USB 1.1 Controller (rev 0f)
00:03.2 USB Controller: Silicon Integrated Systems [SiS] USB 1.1 Controller (rev 0f)
00:03.3 USB Controller: Silicon Integrated Systems [SiS] USB 2.0 Controller
00:04.0 Ethernet controller: Silicon Integrated Systems [SiS] SiS900 PCI Fast Ethernet (rev 91)
00:05.0 IDE interface: Silicon Integrated Systems [SiS] SATA (rev 01)
00:06.0 USB Controller: VIA Technologies, Inc. VT82xxxxx UHCI USB 1.1 Controller (rev 50)
00:06.1 USB Controller: VIA Technologies, Inc. VT82xxxxx UHCI USB 1.1 Controller (rev 50)
00:06.2 USB Controller: VIA Technologies, Inc. USB 2.0 (rev 51)
00:1f.0 PCI bridge: Silicon Integrated Systems [SiS] PCI-to-PCI bridge
01:00.0 VGA compatible controller: Silicon Integrated Systems [SiS] 661/741/760 PCI/AGP or 662/761Gx PCIE VGA Display Adapter (rev 04)

Procurei na internet e, pelo que vi, já está registrado no bugtrack. Mas, enquanto não é corrigido, que workaround posso usar para não "apanhar" de minhas filhas por ter "perdido o som" do computador delas? ;)

Darcamo

É verdade que o empathy ainda não tem áudio e vídeo pelo MSN, mas em geral funciona bem pela rede do google talk. A pessoa do outro lado pode usar o chat do gmail (requer instalação que será pedida quando a pessoa tentar te contatar por vídeo) e provavelmente deve funcionar pelo orkut também. Como gmail e orkut são comuns por aqui então dá para substituir o MSN em muitos casos.

brottor

Tbm to usando o 64 bits... e ta perfeito, não sinto falta do 32bits!

No mas o empathy ta muito longe... do pidgin por exemplo.
Linux Professional Institute Certificated Level 2.
LPI000220827

e.daniel-ct

Bom pessoal, depois do poste de ontem, na hora estava instalando o ultimo driver da nvidia, e o resultado não foi muito bom, fiquei sem o servidor grafico, minha configuração é a seguinte.

Sony VAIO CW21FX

placa de video, nvidia 310M 256 dedicado
processador core I3,

Bom tudo funcionava antes, exeto o monitor do noltebook, a saida dele era desativa e era ativa apenas a saida VGA, isso já na inicialização pelo liveCD, contornei isso usando a opção no boot, "nomodeset" no liveCD e no sistema instalado no HD, mas por consequencia ficava sem as outras saidas para video externo e sem o controle da iluminação do monitor do notebook.

Depois disso tentei instalar o ultimo driver de video, e o resultado como dito acima foi a falta do X, pelo que eu li não sou só eu que tenho esse problema. Alguem conseguiu resolver ou sabe se o problema já foi relatado.

Desde já agradeço.

platao

Ola companheiros, nao sei se vcs se recordam o Lucid nao viria com um manual? eu acompanhei o alfa desse manual mas nao vi mais comentarios sobre o assunto.
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

achteutis

Citação de: platao online 25 de Abril de 2010, 19:24
Ola companheiros, nao sei se vcs se recordam o Lucid nao viria com um manual? eu acompanhei o alfa desse manual mas nao vi mais comentarios sobre o assunto.

tá saindo, aos poucos. Link: https://wiki.ubuntu.com/ubuntu-manual
Toshiba Satellite m302, core 2 duo 1.83Ghz, 3G de ram, chipset intel, Ubuntu Oneiric Oncelot (11.10) 32 bits.
Netiqueta: http://pt.wikipedia.org/wiki/Netiqueta
http://oquenaoestanogibi.wordpress.com/, blog crítico de HQ, no início.

achteutis

to escrevendo agora, no liveCD do lucid, no meio da instalação e posso dizer: a versão tá muito rápida, bonita (tá mesmo), estável, reconheceu tudo, os wallpapers são lindos - mesmo. Vamos ver como vai ficar a versão depois de instalada. Ah, o instalador está também muito profí, com animações, etc.

Pela primeira vez desde que descobri docks e etc não me dá vontade de mudar tudo de cara. Versão matadora, pelo menos na aparência, até agora. Esperemos.
Toshiba Satellite m302, core 2 duo 1.83Ghz, 3G de ram, chipset intel, Ubuntu Oneiric Oncelot (11.10) 32 bits.
Netiqueta: http://pt.wikipedia.org/wiki/Netiqueta
http://oquenaoestanogibi.wordpress.com/, blog crítico de HQ, no início.

Hqxriven

CitarO problema é que, apesar de terem feito um KDE muito, muito bonito,mesmo (de tirar o chapéu), ainda está muito complicado fazer coisas básicas nessa interface (não consegui nem mesmo trocar o tema default). Parece que tá tudo muito escondido e difícil de utilizar. Mais uma vez, eu também voltei pro Gnome, pois, apesar de há anos não fazer nenhuma grande inovação, segue oferecendo aos usuários uma combinação bastante atraente: simplicidade, flexibilidade e eficiência. Mas o KDE4 ainda tem um longo caminho pela frente, e, tenho certeza, seus desenvolvedores estão trabalhando muito e melhorando cada vez mais a interface.

Sinceramente, vc tem razão...

Algumas coisas estão meio que escondidas

As coisas mais simples, são fáceis de alterar, porém outras...

Configurações do sistema, Aba geral, Aparência, Estilo, Workspace e aí é só escolher o que vc quer (vai mudar a barra de tarefas e o menu)

Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

velox256

Eu ainda acho que o KDE 4 deveria ter a listagem de janelas ao estilo do 3.5 e que fosse possível configurar isso; por isso que eu gosto do Gnome (ou do KDE 3.5), hehehehe... Mas em questão de frescurinhas visuais o KDE 4 dá um banho no Gnome, pode usar efeitos de fade in/out e transparências sem precisar de placa de vídeo decente...

Citação de: Hqxriven online 26 de Abril de 2010, 00:03
CitarO problema é que, apesar de terem feito um KDE muito, muito bonito,mesmo (de tirar o chapéu), ainda está muito complicado fazer coisas básicas nessa interface (não consegui nem mesmo trocar o tema default). Parece que tá tudo muito escondido e difícil de utilizar. Mais uma vez, eu também voltei pro Gnome, pois, apesar de há anos não fazer nenhuma grande inovação, segue oferecendo aos usuários uma combinação bastante atraente: simplicidade, flexibilidade e eficiência. Mas o KDE4 ainda tem um longo caminho pela frente, e, tenho certeza, seus desenvolvedores estão trabalhando muito e melhorando cada vez mais a interface.

Sinceramente, vc tem razão...

Algumas coisas estão meio que escondidas

As coisas mais simples, são fáceis de alterar, porém outras...

Configurações do sistema, Aba geral, Aparência, Estilo, Workspace e aí é só escolher o que vc quer (vai mudar a barra de tarefas e o menu)

Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

e.daniel-ct

Bom uma critica, as criticas, sem querer bater boca nem nada... calma galera, eu acho que vc's tão meio a á usuarios windows, o kde tem um paradgima dele na organização do ambiente, dai ser um ambiente novo, as criticas que vc's estão fazendo são as mesmas que ouço dos usuariso windows assim que chegam no linux em qualquer ambiente, as mesmas que ouvi dos ususarios windows xp ao mudarem pro vista "ta tudo diferente e num lugar que eu não achei", "é muito complicado", é diferente uaaa... tem que ser complicado no começo, mas acho que a curva de aprendizado com certeza vai ser exponencial...

Boas novas tentativas se assim o fizerem e viva a liberdade de escolha, abraço a todos!

musinet

Citação de: pigdin online 25 de Abril de 2010, 12:37

pidgin e JeffersonX,

Como vocês resolveram a questão de não haver plugin flash para 64 bits? Tentei instalar o Firefox 32 bits no ambiente 64 bits e instalar o flash-plugin mas me retornava um erro de plataforma não suportada...

Valeu,
Cassiano

pigdin

Citação de: musinet online 26 de Abril de 2010, 11:32

pidgin e JeffersonX,

Como vocês resolveram a questão de não haver plugin flash para 64 bits? Tentei instalar o Firefox 32 bits no ambiente 64 bits e instalar o flash-plugin mas me retornava um erro de plataforma não suportada...

Valeu,
Cassiano

http://andregondim.eti.br/?p=1503
Desk: Phenom X3 2GB DDR II - Win 7 / Ubuntu 10.04 64 Bits
Note MUB: Core2Duo 4GB - Win7 / Ubuntu 10.04 / Bodhi Linux.
@alexpigdin

musinet

Citação de: pigdin online 26 de Abril de 2010, 11:37
Citação de: musinet online 26 de Abril de 2010, 11:32

pidgin e JeffersonX,

Valeu,
Cassiano

http://andregondim.eti.br/?p=1503

pidgin,

Não entendi... você me mandou para uma página que fala sobre o Java (que será muito útil também, não estou reclamando  ;D ), mas eu gostaria de saber sobre o Flash. Você está usando qual navegador na versão 64 bits? Ele roda bem, por exemplo, os vídeos do Youtube?

Abs.
Cassiano