Internet Vivo 3g [Resolvido]

Iniciado por spektrum_w, 09 de Dezembro de 2009, 22:47

tópico anterior - próximo tópico

spektrum_w

Olá a todos!
Pessoal, sou novato no "ramo" Linux, já tinha ouvido sobre mas só instalei o Ubuntu 9.10 anteontem!!

Meu problema é o seguinte: Eu tenho internet via 3g da Vivo, meu aparelho é um Nokia Datacard HSPA (comprei faz uns 2 meses).
Quando eu inicio o Windows, o sistema detecta o modem, pisca a luzinha azul e boa, conecta normal. Quando eu reinicio com o Ubuntu, eu consigo conectar também, pois a luzinha azul tá piscando e boa, também conecta!
Agora, o problema é que, quando eu inicio direto com o Ubuntu a luzinha azul do modem não acende nem a pau! Quando eu dou o comando lsusb no terminal, ele identifica o aparelho, mas só não sei porque ele não acende a luzinha pra que eu possa conectar.
Procurei em alguns fóruns mas até agora só achei problemas diferentes do meu.
Se alguém souber o como proceder nesta situação, agradeço desde já! =]

zekkerj

Que coisa interessante, spektrum_w.

Diz uma coisa, vc instalou o Ubuntu, ou tá usando do LiveCD?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

spektrum_w

Então...
Eu instalei msm!! Inclusive eu tive que particionar o HD porque eu também tenho o Windows instalado.
Mas aí tem isso, que eu não sei as causas.
Eu estou até usando a internet via Ubuntu agora, mas tive que logar no Windows pra depois reiniciar e logar no Ubuntu. Só daí consigo conectar!!

Jesus

Li em algum lugar que quando usas o windows primeiro, como esses negócios são feitos pra o padrão windows, o windows prepara o modem (desabilitando a memória flash do modem - não sei se o nokia vem com memoria flash). Mas quando usas direto no Linux, as informações disponíves na memória flash - que são para windows - não são interpretadas pelo Linux.

Então, tens que ejetar a memória flash manualmente (mause, botão direito, ejetar - sobre o ícone do "modem"), para que o Linux possa acessar o modem. Ou seja, seria necessário tirar a memória flash do caminho - ou usar um programa que faça isso (usb-modeswitch. No meu caso esse não funcionou direito, mas vou voltar a testá-lo).

zekkerj

Citação de: spektrum_w online 10 de Dezembro de 2009, 00:39
Então...
Eu instalei msm!! Inclusive eu tive que particionar o HD porque eu também tenho o Windows instalado.
Mas aí tem isso, que eu não sei as causas.
Eu estou até usando a internet via Ubuntu agora, mas tive que logar no Windows pra depois reiniciar e logar no Ubuntu. Só daí consigo conectar!!

E as atualizações do Ubuntu, estão em dia?
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

spektrum_w

Bem, ainda não atualizei nenhum Hardware...
Será que é por isso??! Mas msm assim é estranho porque ele detecta o Hardware (vi isso com o comando lsusb) só não faz rodar...

Mas valew a dica, vou fazer uma atualização dos Hardwares e depois eu posto o resultado...

spektrum_w

Citação de: Jesus online 10 de Dezembro de 2009, 01:10
Li em algum lugar que quando usas o windows primeiro, como esses negócios são feitos pra o padrão windows, o windows prepara o modem (desabilitando a memória flash do modem - não sei se o nokia vem com memoria flash). Mas quando usas direto no Linux, as informações disponíves na memória flash - que são para windows - não são interpretadas pelo Linux.
Então, tens que ejetar a memória flash manualmente (mause, botão direito, ejetar - sobre o ícone do "modem"), para que o Linux possa acessar o modem. Ou seja, seria necessário tirar a memória flash do caminho - ou usar um programa que faça isso (usb-modeswitch. No meu caso esse não funcionou direito, mas vou voltar a testá-lo).

Então, só que o problema é que no Linux não aparece nenhum ícone referente ao modem, é como se ele não tivesse sido detectado! Eu só sei que o modem tá sendo identificado por causa que eu dou o comando lsusb e ele aparece lá no meio dos outros hardwares detectados (como a webcam que é integrada).
Num sei, acho que funciona mais ou menos como no Windows, que quando voce pluga um pen drive por exemplo, e o Windows detecta mas não reconhece o dispositivo.

zekkerj

CitarBem, ainda não atualizei nenhum Hardware...
Hardware não, software mesmo. Atualizações do Ubuntu. "apt-get upgrade", mesmo.

spektrum_w

Citação de: zekkerj online 10 de Dezembro de 2009, 02:38
CitarBem, ainda não atualizei nenhum Hardware...
Hardware não, software mesmo. Atualizações do Ubuntu. "apt-get upgrade", mesmo.

Ahh sim sim...
Então, andei atualizando os softwares sim, mas apenas aqueles que o próprio PC pede...
Mas até agora nads...

Achei interessante o que o colega aí acima disse a respeito do Linux não reconhecer o mecanismo em flash que foi feito próprio pro Windows...
MAs aí vai outra pergunta, não há nada que se possa fazer pro Linux reconhecer o dispositivo sem eu precisar logar com o Windows primeiro?

spektrum_w

Olá amigos que procuraram me ajudar na dúvida!!

Eu resolvi o problema!!
O problema era que o Linux reconhecia o modem como dispositivo de armazenamento, e aí foi só ejetar e ele passou a reconhecer como modem (inclusive eu li sobre isso em um dos tópicos aqui do fórum).

Resumindo...
O meu erro foi não saber como chegar no dispositivo pra resetá-lo, pois no Windows basta entrar no meu computador e lá estão os dispositivos de mídia, já no Linux precisamos entrar em Sistemas>>Admistração>> ...
hehehehehehhe

Devagar eu acostumo!!

Valew aew galera!!

Jesus

Se estás com o 9.10 e com o usb-modeswitch instalado, experimenta remover o usb-modeswitch que o ícone do modem deve aparecer na tua área de trabalho. Aí é só ejetar com o botão direito do mause. Ou, se é o ZTEMODEM com o software zmc-vivo, provavelmente, ao clicares no ícone Vivo_3G em Aplicativos > Internet, o ícone ZTEMODEM vai desaparecer e carregar o discador...

spektrum_w