como montar dois computadores em rede no ubuntu

Iniciado por nisimura, 12 de Dezembro de 2009, 14:51

tópico anterior - próximo tópico

nisimura

Pessoal, será que alguém poderia me ajudar a montar uma rede entre dois computadores passo a passo? Tenho uma maquina que esta instalado o Ubuntu e outra que tem o Windows XP, na maquina do windows estou usando o Virtual box com uma imagem do Ubuntu. Eu configurei o IP das maquinas, só que não estou conseguindo pingar de uma para outra, gerando a seguinte mensagem:
icmp_seq=0 destination Host Unreachable
icmp_seq=1 destination Host Unreachable
icmp_seq=2 destination Host Unreachable
icmp_seq=3 destination Host Unreachable
Não sei se fui muito claro, pois estou começando com linux.

alexportalgyn

Olá amigo seja bem vindo ( partindo do presuposto que é sua primeira postagem)
procure por: Samba ou compartilhamento de arquivos aqui:
http://ubuntuforum-br.org/index.php?action=search;advanced
tem bastante informação relevante no fórum que irá te ajudar na resolução deste item

zekkerj

Brrrrr... dois problemas pra resolver ao mesmo tempo... já sei: modo Jack-o-estripador ativado, vamos por partes.  ;D

Se vc precisa acessar a máquina virtual a partir de outras máquinas, certifique-se de que o virtualbox esteja configurado pra usar a rede em modo bridge.

sua máquina virtual, nesse caso, vai ter de usar um IP na mesma faixa das outras máquinas de sua rede, o que vai ser facilitado se vc tiver um servidor DHCP na sua rede.

Quando for testar o acesso, fique atento pq não é incomum que firewalls e antivírus rodando em sua máquina hospedeira XP possam atrapalhar a comunicação entre as duas máquinas Linux.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

nisimura

Amigos, obrigado pela ajuda. Problema resolvido.
Era só configurar a rede no Virtual Box para o modo Brigde.