Wallpaper diferente para cada workspace do gnome

Iniciado por NPC, 02 de Dezembro de 2009, 14:50

tópico anterior - próximo tópico

NPC

Eu tava procurando algum daemon que pudesse fazer isso, mas acabei esbarrando num site que ensina a mudar o wallpaper  dos workspaces sem instalar nada. É tão ridicularmente simples que não sei como foi tão difícil de achar.

Importante:
- Testado apenas no karmic koala. É provável que dê zica em versôes anteriores.
- É necessário estar usando o compiz como gerenciador de janelas e ter instalado o CompizConfig Manager.

Primeiro segure ALT + F2 e digite "gconf-editor" pra abrir o editor de configurações do gnome.
Em seguida navegue até /apps/nautilus/preferences e nas opções que aparecerem do lado direito procure por "show desktop" e desmarque.

Depois vá até o CompizConfig e clique na opção de Wallpaper. Lá, clicando em "New" (novo) adicione quantos wallpapers quiser, de acordo com o número de workspaces que você usa. Se usa 4 workspaces diferentes, adicione 4 wallpapers diferentes. Não esqueça de habilitar a opção de Wallpaper do CompizConfig.

Provavelmente os wallpapers já estarão configurados de imediato, mas caso não estejam reinicie o gnome.

É isso.

O lado ruim é que, como você tá tirando o gerenciamento do desktop das mãos do nautilus e deixando nas mãos do compiz, você vai perder algumas funcionalidades (que pra algumas pessoas podem ser importantes) como icones na área de trabalho e o menu de contexto quando clica com o botão direito. Mas ainda tô vendo um jeito de contornar isso.
Googling since 1999.

clcampos

Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Versuri

Qual seria o procedimento para quem utiliza o KDE?

Abraços
Versuri

NPC

Ué, o KDE já tem suporte a isso normalmente...
Googling since 1999.

Versuri

Citação de: NPC online 02 de Dezembro de 2009, 16:32
Ué, o KDE já tem suporte a isso normalmente...

Ola NPC,
Sempre usei o Gnome e por isso não sou expert no KDE porém estou testando a nova versão 4.3.4.
Como eu faço para que cada workspace tenha uma wallpaper diferente?

Abraços
Versuri

NPC

Eu não posso te ajudar pois também tô apenas com o Gnome no momento. Mas até onde eu lembro, era apenas uma questão de escolher uma figura pra cada desktop mesmo... não precisava fazer nenhuma gambiarra.
Googling since 1999.

Alyscom

Boa dica! :)
Mais de que adianta ter wallpapers diferentes se não pode usar a área de trabalho e menu de contesto? e os wallpapers ficam com uma qualidade horrível! :P

[],s

Alyscom
O álcool é o photoshop da vida real

NPC

Citação de: Alyscom online 03 de Dezembro de 2009, 06:30
Boa dica! :)
Mais de que adianta ter wallpapers diferentes se não pode usar a área de trabalho e menu de contesto? e os wallpapers ficam com uma qualidade horrível! :P

Apesar de eu não ter costume de usar icones na área de trabalho (pra mim ela só serve como um lugar pra deixar wallpapers e o conky, hehehe) ainda assim é um efeito colateral bem chato mesmo. É uma pena... deviam implementar isso logo no gnome, já tem uns 5 anos que tão pedindo isso.

Sobre os wallpapers, aqui a qualidade ficou exatamente a mesma... veja se você não tá escolhendo a opção de redimensionar eles ou algo assim.
Googling since 1999.

walescko

valeu pela dica. gostei, fazia isso com wmaker.

sboorbou

duvida eu em você sinto... duvida a raiva leva, raiva ao ódio leva, ódio é o lado negro da força - Mestre Yoda

Alyscom

Citação de: walescko online 03 de Dezembro de 2009, 15:42
valeu pela dica. gostei, fazia isso com wmaker.
Bem legal esse wmaker, como você conseguiu esse efeito com ele? :)

vinicius_aleao

Instalei essa wmaker pelo Synaptic e rodei via terminal. Ele me retornou o seguinte erro:

Citarfind: atenção: você especificou a opção -mindepth depois de uma não opção de argumento -type, mas as opções não são posicionáveis (-mindepth afetam testes espeficicados antes disto tão bem quanto aqueles especificados depois disso). Por favor especifique as opções antes de outros argumentos.

find: atenção: você especificou a opção -maxdepth depois de uma não opção de argumento -type, mas as opções não são posicionáveis (-maxdepth afetam testes espeficicados antes disto tão bem quanto aqueles especificados depois disso). Por favor especifique as opções antes de outros argumentos.

/usr/lib/WindowMaker/WindowMaker fatal error: aparentemente já há um gerenciador de janelas sendo executado

Se eu desativo o compiz, apenas essa última linha de erro aparece. Eu preciso desabilitar também o gerenciador de janelas nativo? É seguro fazer isso?

Alyscom

Instale o wmaker, wmakerconf e wmakerconf-data, depois execute-o com o comando wmakerconf, acho que é isso! ;D

[],s

Alyscom

vinicius_aleao

Citação de: Alyscom online 03 de Dezembro de 2009, 23:34
Instale o wmaker, wmakerconf e wmakerconf-data, depois execute-o com o comando wmakerconf, acho que é isso! ;D

[],s

Alyscom

Muito obrigado, deu certo. Só não descobri ainda como usar, mas amanhã eu vejo isso e, qualquer problema, eu posto aqui. Valeu!

Alyscom

Wmaker é um gerenciador de janela "que nem o KDE, Gnome, xfce etc..", é meio antigo e feio, mais rápido e personalizável!
Para você poder usa-lo você terá de escolher ele na tela de inicio de sessão!
Com o Enlightenment você também consegue isso,eu recomendo ele pois é mais bonito ;)