Drive de disquete não funciona no ubuntu 9.10 (?).

Iniciado por Paulo R Silva, 02 de Dezembro de 2009, 14:36

tópico anterior - próximo tópico

Paulo R Silva

Oi, pessoal, seguinte: usava o Ubuntu 9.04. Formatei a partição do Linux p/ fazer uma nova instalação limpa. Após o trabalho de ajustes finais do novo sistema Ubuntu 9.10, dei-me conta que o drive de disquete não está funcionado, isto é, após a inserção do floppy, o sistema acusa ausência de mídia ??? Reinicei, abri o WinXP Pro (dual boot), e lá no Windows ele funciona normalmente. Deduzo, então, ser um problema apenas do novo Ubuntu 9.10. Nesse caso, teríamos que fazer a montagem do drive FAT, tipo:
# mount -t vfat /dev/fd0/mnt/floppy        
Seria por aí ou mudou-se alguma coisa?
No aguardo e agradecendo,
Paulo R Silva

navegantesdailusao

Ola ele consegue ler o driver? bote assim

$ sudo su
# modprobe floppy
# mkdir /media/floppy0
# gedit /etc/fstab

E adicione a linha:

/dev/fd0        /media/floppy0  auto    rw,user,noauto,exec,utf8 0       0


abs
J.E.S.U.S. - Juntos Estaremos Sendo Um Só.

Paulo R Silva

Está certo! Vou tentar depois posto aqui!
Abraço.

Paulo R Silva

Oi, colega, seguinte: o sistema não lê o drive de disquete. Apliquei os comandos sugeridos por vc.. Inclusive, no FSTAB, já constava a linha de montagem do floppy (idêntica no seu script), e continua não abrindo nem lendo disquetes... ??? Nunca aconteceu isso nos meus Ubuntus, desde o 7.04. E aí? como a gente resolve esse impasse. Não se pode dizer que é defeito do drive e cabos, visto que, funciona no Windows XP e no BigLinux 4.2. Não seria problemas nos drivers do floppy e/ou controladora de Sistema?
Abraços.

P.S.: ...a tempo, acrescento que na instalação foi realizado o Teste de Integridade do CD sem problemas.

ricardoGO1967

Colega Paulo, no meu computador só consigo acessar o drive abrindo o gerenciador de arquivos como root (sudo nautilus). Tentei uma configuração que funcionou no Mandriva 2010, adicionando meu usuário ao grupo floppy e alterando as permissões da pasta /media/floppy para que ela passe a pertencer ao grupo floppy e esse grupo tenha permissão de leitura e escrita, mas essa configuração não funcionou no Ubuntu 9.10.

Espero que essa dica possa ser útil.

Atenciosamente,

ricardoGO1967