Laboratorio com 30 pcs wireless

Iniciado por mmarcoelho, 01 de Dezembro de 2009, 00:42

tópico anterior - próximo tópico

mmarcoelho

Olá pessoal, estou com uma dúvida, trabalho em uma escola que implantei um servidor de dados ubuntu 8,04 ;) e agora o laboratório irá mudar de lugar :(, to querendo colocar usb wireless, são 30 pcs e o servidor que vou deixar a cabo, com o roteador dentro da sala, será que dá algum tipo de conflito tantas máquinas juntas via usb wireless? Sei lá conflito de ondas ou alguma coisa do tipo? Acham que a conexão das máquinas ficará estável? To querendo tirar dúvidas que afinal se não funcionar eu que terei de reembolsar.
Abraços

junniox

Boas...
Creio que não haverá problemas (tipo de conflito)... mas vocẽ deve levar em consideração alguns fatores:

- Habilitar e configurar encriptação de dados no roteador (Segurança: WPA2 com AES ou WPA2 com TKIP)
- Definir um SSID da rede (depois de conectar todos os clientes pode desabilitar o Broadcast do SSID)
- Mudar a senha de admin do Router
- Para garantir mais segurança você também pode utilizar filtro de MAC
- Regular a intensidade do sinal, como todos os PC's estarão na mesma sala, pode deixar a potência de transmissão do AP baixa, na faixa dos 28...30 mW
- Verifique se seu router é 802.11a, 802.11b ou 802.11g (Geralmente um router "doméstico" é 802.11g) e adquira adaptadores USB 802.11g, o padrão 802.11g garante uma velocidade de até 54Mbps nas melhores condições.

[]'s

pauloleoni

na minha opinião acho que pelo número de máquinas seria interessante utilizar um ap de maior velocidade que 54... isso claro se utilizarem a rede para alguma coisa, se for só internet não há problemas... As estações são linux também?

mmarcoelho

As estações são xp, e o ap pensei nesse http://www.oiwtech.com.br/produtos/equipamentos/oiw_2411apg/
e o usb o mais barato mas se 802.11g for melhor vou ver pelo preço o que fazer.
Obrigado