Dúvidas de como instalar o Ubuntu 9.10 em um hd particionado com Windows xp?

Iniciado por igopoty, 29 de Novembro de 2009, 22:30

tópico anterior - próximo tópico

igopoty

Boa noite,

Galera tenho um Pc com as seguintes configurações:

Processador: Athon 64 3000+ com 1.8 GHz
Mémoria: 512
Hd: 160 sata sansung
Placa-mãe: offboad da asus M2N-E

Queria saber como faço para instalar corretamente o Ubuntu 9.10 neste HD já dividido em dua unidades: (c:) está o windows xp sp2 e a outra unidade (d:) programas, arquivos e etc. Ou seja, não queira perder a unidade (d:) queira instalar o ubuntu como dual-boot deixando o a unidade (d:) no windows xp e no ubuntu um espaço bom para que ele rode sem problemas. Queira um passo a passo de como dividiria lá na partição de instalação do Ubuntu. Estou querendo fazer parte desta família Linux. Aguardo à resposta.

NPC

Aqui no forum você tem bons topicos com passo-a-passo, e mesmo no youtube eu já vi vídeos tutoriais.

O jeito que eu faço normalmente é assim:

- Primeiro eu faço backup das informações importantes do hd.
- Desfragmento o windows (várias vezes, se necessário), até não ficar nenhum arquivo no final da partição.
- Reinicio o computador, com meu liveCD do gparted (http://gparted.sourceforge.net/download.php).
Se não me engano, no próprio cd do ubuntu tem uma versão do gparted, mas prefiro usar o livecd dele pois é uma versão mais recente.

- No gparted, além de criar partições, você pode redimensionar ou mover as que já existem.
Nessa parte, depende muito do que você tem em mente. Aqui eu deixei 50gb pro vista (ntfs), 20gb pro ubuntu (ext4) e o resto pra uma partição de dados (ntfs) (como a sua unidade d:). A partição que vai abrigar o ubuntu, você cria como extendida (extended) e dentro dela, além da ext4, crie também um swap. Essa partição de swap vai depender do quanto você tem de memória, se tem 512 ou menos cria um swap com o dobro disso, ou mais. Se tem mais que isso, pode criar uma swap menor.

- Depois é só clicar no icone pro gparted aplicar as mudanças. Demora um pouco.
- No final, coloque o cd do ubuntu, reinicie o computador e siga os passos da instalação. Na hora de escolher onde instalar, você seleciona a opção manual e escolhe a partição que você criou no gparted.
Googling since 1999.

boron08

Ola NPC.
Venho usando Ubuntu desde a versão 7.Sempre em Dual Boot e tem funcinado perfeitamente
To tentando instalar essa versão 9.10 mas não consigo.Tenho windows no meu Hd de 120GB
Dando boot pelo disco quando ele chega na parte da partição ele diz que não tem nenhum sistema operacional ???.Ai tenho que abortar senão ele vai apagar todo o HD.
Tanto faz no automatico ou no particionamento manual.
Tenho procurado uma solução para isso mas não encontrei.
Ja viu algo assim?

NPC

boron, ele não reconhece nenhuma partição?
você testou se o cd tava bom? Em ultimo caso, tente a versao alternative do cd de instalação.
Googling since 1999.