Vista e Ubuntu no HP dv5-1220BR

Iniciado por paulocosta1980, 27 de Novembro de 2009, 01:56

tópico anterior - próximo tópico

paulocosta1980

Caríssimos, utilizo o ubuntu há alguns tempo, mas não me considero um usuário avançado, por isso, estou postando nesta categoria.

Recentemente comprei um Pavilion dv5-1220BR com 2Gb de memória. Em minha casa e no laboratório onde trabalho, utilizo apenas Linux, porém, estou precisando usar Windows para alguns programas específicos como Origin, ArcGis, Surfer e outros, que estão disponíveis apenas para Windows, e costumam dar problemas quando rodados com o Wine.

Por não gostar mesmo de Windows (não é xiitismo), resolvi instalar uma partição com o Ubuntu, para usar enquanto não estou trabalhando com estes programas específicos, porém, não consegui instalar pelo Live (9.04) tampouco redimensionar o tamanho da partição do Windows pelo Gparted. O assistente de instalação do 9.04 não forneceu opção para redimensionar a partição ntfs, apenas para excluí-la, mas este não é meu objetivo.

Por outro lado, encontrei neste forum alguns usuários que tiveram problemas com instalação do Ubuntu neste Notebook.

Gostaria de saber se há algum método seguro de instalar, neste notebook, o Ubuntu sem prejudicar a partição do Windows.

Agradeço desde já.

NPC

Eu recomendo baixar o liveCD do próprio gparted e deixar guardado aí pra casos como esse.
Se a opção nem chega a aparecer, eu não sei o que pode ser. Talvez seja preciso instalar o ntfsprogs ou o ntfs-3g.
Se a opção aparece, mas dá erro na hora de redimensionar, talvez seja preciso você desfragmentar antes o windows.

No meu dv5 eu usei o livecd do gparted, criei as partições e só depois usei o cd do ubuntu.
Googling since 1999.

paulocosta1980

Olá amigo. Aparece um sinal de exclamação na partição do Vista quando vou utilizar o gparted. As opções para desmontar ou redimensionar aparecem desabilitadas. Consegui instalar pelo Wubi a versão 9.10, porém, deu erro no boot. Desinstalei e fui tentar o Wubi do 9.04, mas o aplicativo nem chega a iniciar. O Windows foi desfragmentado já e tudo mais, além de existir muito espaço livre. Como expliquei na mensagem anterior, não posso simplesmente apagar o Windows, pois precisarei dele para alguns programas específicos.

pigdin

De uma olhada aqui:

http://www.vivaolinux.com.br/topico/UbuntuBR/Problema-ao-instalar-Ubuntu-9.04-em-note-hp-dv51220br?pagina=2&num_por_pagina=12

"Consegui resolver este problema reinstalando o vista na máquina.
Após reinstalado, atualizei a BIOS com o executável que baixei do site da HP, instalei o Ubuntu 9.04, consegui acesso à partição recovery pelo GRUB e gravei os DVD's de recuperação do sistema. Agora está tudo normal."

Desk: Phenom X3 2GB DDR II - Win 7 / Ubuntu 10.04 64 Bits
Note MUB: Core2Duo 4GB - Win7 / Ubuntu 10.04 / Bodhi Linux.
@alexpigdin

paulocosta1980

Fiz o seguinte:

Como não estava conseguindo particionar o HD e não tenho a intenção de remover o SO de fábrica, tentei o instalador Wubi do 9.10,  mas não deu certo, pois dava erro na inicialização. Tentei o 9.04, mas o Windows não queria abrir o programa de jeito algum. Finalmente tentei o 8.10. Consegui, e fui atualizando para o 9.04 e depois para o 9.10. Agora tá ok, pena que não é em uma partição própria.

Alguém poderia me informar onde e como faço alterações para que o boot padrão seja o Ubuntu, e não o Vista?