Restaurar sistema - Imagem do HD

Iniciado por alam.alam, 26 de Novembro de 2009, 10:27

tópico anterior - próximo tópico

alam.alam

Bom dia,
Não sei mais o que fazer! No local de trabalho fiz uma besteira, e o sistema LINUX-Kubuntu parou de funcionar. Não existe disco de recuperação e nem o Live-CD. Tenho mais duas máquinas iguais como o mesmo sistema, tudo remasterizado, máquinas LENOVO Core 2 duo placa Intel on bord. O unico CD que consigo dar boot e o Kubuntu 7.04.
Verifiquei que o HD-SATA está particionado. E em uma das partições existe arquivos que parece ser uma imagem para restauração. ( SDA1_IMG.000 - arquivos da tabela de partições e a MBR. )
Lendo aqui no Forum encontrei um artigo sobre a restauração da imagem pelo Kurumin Live-CD, porém ele não boota a máquina de jeito nenhum. Pelo artigo nele existe o Partimage.
Estou baixando o Konoppix para ver se boota a máquina, mas não sei como restaurar e usar as tabela de partições e MBR.

Outra coisa, como são maquinas iguais, tem como fazer cd de restauração de uma e aplicar na outra?

Por favor, sou leigo, curioso e teimoso e metido a besta. Assumi uma responsábilidade sem ter o devido conhecimento. Até que mando bem no Windows, mas pelo visto terei de entrar no linux. Ajudem-me por favor.
Se possivel passo-a-passo.

NPC

Se as máquinas são iguais, você pode usar o clonezilla pra fazer a imagem de uma e instalar na outra. Mas é complicado porque normalmente a imagem fica muito grande, e precisaria de um hd externo ou de um cabo ide pra "clonar" os hds.
Googling since 1999.

alam.alam

Olá amigo,
Tem como fazer um CD ou DVD de restauração de uma máquina e executar na outra!
Ou, atraves de cabo USB. Porque pelo cabo IDE terei de romper o lacre da máquina, e é aqueles gabinetes verticais, que quando abre rompe um lacre e fica acusando no boot a violação. Igual aqueles da ItauTec antigos.

Como informei na máquina tem uma partição com a imagem. Haveria algum programa bootavel que carregue o partimage para executa-lo. O do Kurumin não consegui a maquina não dá boot, aparece apenas a opção de Boot .......... a imagem Kurumin não, depois fica com tela preta. Tentei usar o acpi=off aí deu erro de não localização dos discos. Creio que é por causa do hd-sata e da mabo Intel on bord.

Tota

Ola

Sem saber onde foi o "estrago" fica mais dificil.

Mas voce pode tentar baixar a iso do ubuntu e instalar num pendrive para tentar corrigir.

Por acaso no boot ja tentou o safe mode ?  ( a segunda opção de cima para baixo )

Nela voce faz um fsck ( checa os discos ) depois um restauro do seu ambiente grafico, etc.

se souber onde e o que voce fez para dar pau, use o pen e grave numa pasta os arquivos "bons" de outra maquina e coloque na maquina 'bichada". como o Linux é bem modular deve funcionar.

Ou pelo menos poste aqui o que fez para o sistema ficar irrecuperavel que o forum pode tentar auxiliar.

[],s

alam.alam

Olá Tota,
Acabei fazendo mais mer--. No desespero, achando que seria possivel utilizar o partimage pelo Ubuntu 7.04, instalei o sistema na mesma partição. Agora ela não existe mais. O HD (160GB) esta particionado em 3. sda1 - sda2 e sda3.
No sda1 agora com o ubuntu 7.04 - que não reconheceu a placa de rede Ethernet Intel 82567 LM-3.
No sda2 está swap
No sda3 está os arquivo que parece ser a imagem (sda1_img.000 - e mais dosi arquivos de configuração)

Não sabia das alternativas que voce colocou!

Tota

Bem, agora o negocio é clonar um hd de outra maquina.

Tem varios pacotes para te ajudar.

Veja no forum e fora dele sobre mondo/mindi , e outras ferramentas  de back up/recuperação.

Veja no forum também sobre a possibilidade de se abrir esta imagem com o comando "dd" ( acho que é isto )

[],s

sboorbou

se são máquinas completamente iguais, use o phantom.
crie a imagem do pc bom, e depois "cole" no pc ruim....

leia a págia do phantom para maiores http://www.phantomsystem.com.br/

é simples... leia a documentação
duvida eu em você sinto... duvida a raiva leva, raiva ao ódio leva, ódio é o lado negro da força - Mestre Yoda

alam.alam

Ok. vou tentar fazer isso.
Outra coisa, estava verificando que existe um comando de criação de ISO a partir de uma imagem.
No Kubuntu que eu instalei na máquina destruida, tem um comando GENISOIMAGE. Sei que executei esse comando, da forma seguinte:
como root: GENISOIMAGE -o /home/usuario/imagem.iso /media/sda4 - que é o local onde estão as imagem (sda1_img.ooo - sda.mbr e sda.sf) E ELE CRIOU UMA IMAGEM ISO.
Ainda não sei se funciona, por que aqui não tenho nenhuma midia de DVD, ela ficou com o tamanho na partição - 1.9gb. Copiei ela no penDrive e em casa vou grava-la no dvd e ver se vai funcionar. Estou ancioso para chegar em casa, esta deve ser minha salvação. Se tudo der certo, vou procurar certinnho o nome do comando no kubuntu.

OBS:..... Lamentavelmente, a ISO só foi gerada com os arquivos da imagem sda1_img.000 - sda.mbr e SDA.sf. Parece que faltou algo, e o mais importante o boot. O DVD não inicializa o computador. talvez deva existir alguma forma de criar esse boot.

alam.alam

Ola amigo, SBOORBOU
Baixei  http://www.phantomsystem.com.br/

Executei no PC bom, criei a imagem na partição vazia (Pasta Phanton)

Não consigo colocar essa imagem no DVD.
Quato tento fazer um DVD de dados com o K3b, localizo a pasta e na hora de adicionar ao projeto, dá erro de "permissão insuficiente para ler o arquivo"

sboorbou

Boas!!!
caro alam.alam

o Phantom gera uma pasta com vários arquivos dentro, correto?
executa o k3b como root para conseguir gravar....

aconselho a fazer pela rede, caso disponha de uma, é mais rápido ( na minha opinião )
mas caso não de para usar rede, quando for restaurar é só escolher como "source" seu drive de DVD.
duvida eu em você sinto... duvida a raiva leva, raiva ao ódio leva, ódio é o lado negro da força - Mestre Yoda

alam.alam

Ola amigo, Sboorbou
Corretos os arquivos foram gerados dentro da pasta.
As máquinas estão em uma rede sim, mas não sou o administrador, sou apenas usuário. Então creio que não vou conseguir faze-lo pela rede.

Mas, pelo DVD, talvez eu consiga, mas não sou conhecedor do linux.
Por isso pergunto como executar o K3B como root.

Tota

Se o k3b já estiver instalado:

<alt>+<F2>gksudo k3b

[],s

sboorbou

se ainda precisar de ajuda posta ai, mas o dica anterior ta certa, deve resolver teu problema.

alam.alam

É, o Linux não é tão facil assim de ser usado!

Executei o comando "gksudo k3b", tive a permissão de criar o DVD de dados com a pasta do phantom, mas aí apareceu aquela pergunta, se era para criar uma imagem? Até aí, cliquei que sim para criar a imagem, porém não gravou nada np DVD. Ao sair do k3b ele pertutou se era para salvar o trabalho, coloquei que sim. Gravou em pasta /tmp/phantom. Não consegui jogar a gravação para o dvd. Então abri a unidade optica e fechei em seguida, apareceu a informação se eu queria gravar o dvd. Indiquei sim, localizaei a pasta /tmp/phanton..., e começo a gravação em forma de imagem? Fui até a máquina que está sem sistema, bootei com o phantom, a midia foie ejetada.
Coloquei o dvd com a imagem que havia gerado, indique a restauração por dvd, apontei a imagem. Chegou a fazer a formatação da partição swap, ejetou sozinho a midia, com a informação que não mais necessitaria dela e voltou para o menu principal!
Ai não sei mais o que fazer? Nada aconteceu. Mandei reiniciar e deu erro no grub por falta de sistema, acho!

sboorbou

não cria imagem... faz dvd de dados....

mas o mais mais mais facil é tu usar pela rede.... sério... só tem de saber o ip da máquina que vai ser o "servidor" e ter um compartilhamento SAMBA.... que no ubuntu tu faz com 2 cliques...

faz assim.... no pc bom, que vai ser servidor, abre o terminal e digita ifconfig, vai aparecer muitas coisas, procura pelo IP da máquina ( ex: inet add.: 192.168... )
depois instala o samba na máquina "servidor", vai em sistema > administração e vai ter o icone do SAMBA ( eu acho, to no trampo e num to no linux ) lá pe facil criar um compartilhamento, da tua pasta home, por exemplo, e coloca na raiz do compartilhamento a pasta que o phantom criou...

na máquina bugada... inicia pelo cd do phantom, configura os dados do servidor e então espera acabar a restauração..........

leia a página do phantom o manual... ele ensina passo a passo o que eu resumi aqui.....