Não identifica conector wireless

Iniciado por Sammael_Caim, 19 de Novembro de 2009, 10:50

tópico anterior - próximo tópico

Sammael_Caim

Sou usuário novo no sistema linux, instalei o Ubuntu 9.04 e estou com alguns problemas. Se alguém puder me ajudar ficarei muito grato.

Primeiramente estou tendo problemas em configurar uma rede sem fio usando o adaptador descrito logo ao final da mensagem. Faço as configurações que diz no livro que veio junto com o cd do sistema operacional, porém ele não detecta a rede wi-fi do local onde estou. Geralmente uso as redes wi-fi dos shoppings (isso tem alguma coisa a ver?).

Outra coisa é que não consegui me conectar a internet via 3G. Usei o Velox-3G da OI, logo quando o computador iniciou (ele ja estava com o adaptador na usb), o sistema identificou o adaptador automaticamente porém quando abri o Firefox pra tentar a conexão ele não pode exibir página alguma. tirei do modo off line, mas nada aconteceu novamente.

Outra coisa que eu gostaria de saber é se devido ao modelo do meu notebook (DELL Latitude CSx) estou tento problemas com meu player de som que não consegue reproduzir nem mp3, nem video simples como mpg/mpeg/avi/wmv.

Estou tentando migrar do "RuinDows XP" para o Ubuntu mas está dificil, posso dizer que no sistema microsoft entendo bem, mas tenho tido muitas dúvidas quanto ao linux em geral.

Não quero voltar ao sistema da microsoft pois a pesar dos problemas que citei, gostei muito de usar um sistema linux.

Obrigado pela ajuda!

Adaptador wireless

ENCORE eletronics

802.11g

Renato Krause

Citação de: Sammael_Caim online 19 de Novembro de 2009, 10:50
Sou usuário novo no sistema linux, instalei o Ubuntu 9.04 e estou com alguns problemas. Se alguém puder me ajudar ficarei muito grato.

Parabéns, apesar de sempre termos que despender uma energia/esforço maior no início, depois de colocar a matéria em movimento as coisas facilitam.

Primeiramente estou tendo problemas em configurar uma rede sem fio usando o adaptador descrito logo ao final da mensagem. Faço as configurações que diz no livro que veio junto com o cd do sistema operacional, porém ele não detecta a rede wi-fi do local onde estou. Geralmente uso as redes wi-fi dos shoppings (isso tem alguma coisa a ver?).

O fato da rede sem fio que está tentando utilizar ser do shopping, da padaria ou da sua casa não influi para a conectividade. É muito importante que você informe quais configurações descritas no livro que você utilizou. Primeiramente gostaria de saber se a sua interface wireless está disponível, para isso por favor execute o seguinte comando no console:
iwconfig

Outra coisa é que não consegui me conectar a internet via 3G. Usei o Velox-3G da OI, logo quando o computador iniciou (ele ja estava com o adaptador na usb), o sistema identificou o adaptador automaticamente porém quando abri o Firefox pra tentar a conexão ele não pode exibir página alguma. tirei do modo off line, mas nada aconteceu novamente.

Minha experiência com 3g é muito pequena porém a única vez que utilizei notei que ele não setava o servidor DNS automaticamente. Dessa forma vamos primeiramente verificar suas informações de DNS rodando o seguinte comando no terminal:
cat /etc/resolv.conf
Logo após tente acessar a internet através do seu 3g utilizando o seguinte endereço no browser: http://74.125.45.100/
Caso abra a página do google você está sem DNS (Não se preocupe pois é de fácil solução).

Outra coisa que eu gostaria de saber é se devido ao modelo do meu notebook (DELL Latitude CSx) estou tento problemas com meu player de som que não consegue reproduzir nem mp3, nem video simples como mpg/mpeg/avi/wmv.

No Synaptic instale o pacote ubuntu-restricted-extras.

Abraço,

zekkerj

recomendo fortemente que você migre para o Ubuntu 9.10. Muita coisa melhorou em relação ao 9.04, inclusive a detecção de hardware.

[/quote]
A chave do wireless está ativa? No Dell Latitude E5500 ela fica na frente, do lado esquerdo.

Isso acontece comigo também, aparentemente é um problema do NetworkManager. Mas você pode se conectar em modo texto, com alguma ginástica.

No meu Latitude E5500, além de instalar os pacotes sugeridos pelo Krause, eu tive que mexer no mixer, ativando o controle "Analog loopback", pra ativar o som como um todo.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Sammael_Caim

vou tentar fazer o update pra versão q vc me falou assim q eu conseguir fazer o adaptador funcionar e me conectar na net...
cara, aproveitando, será q vc tem algum tutorial ou apostila do ubuntu 9.04 pra me arrumar? ou até citar onde eu possa encontrar essas apostilas?

valeus ;D

zekkerj

Citação de: Sammael_Caim online 19 de Novembro de 2009, 17:36
vou tentar fazer o update pra versão q vc me falou assim q eu conseguir fazer o adaptador funcionar e me conectar na net...
cara, aproveitando, será q vc tem algum tutorial ou apostila do ubuntu 9.04 pra me arrumar? ou até citar onde eu possa encontrar essas apostilas?

valeus ;D
Não tenho apostilas não. Logo aparece alguém com algum link.

Sobre a atualização... pq você não baixa a nova imagem, e atualiza logo? Pq pode ser que seja mais simples de fazer assim...
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D