Toda vez que reinicio a máquina o ubuntu cria uma nova interface de rede

Iniciado por Escorpiao512, 19 de Novembro de 2009, 00:00

tópico anterior - próximo tópico

Escorpiao512

Boa noite a todos.
Estou com um problema muito chato e incomum aqui. Configurei um servidor DHCP na minha máquina para a interface eth1 e até ai tudo bem, o problema é que, de uns dois dias pra cá, toda vez que reinicio a máquina o ubuntu cria uma nova interface de rede para essa placa que configurei o servidor DHCP. Ai é bronca, pois sempre tenho que ir no arquivo de configuração /etc/udev/rules.d/70-persistent-net.rules e deletar a nova interface eth2 criada, se eu reiniciar de novo sem deletar a eth2 ele cria a eth3, se reinicio cria a eth4, sempre para a mesma placa e por ai vai. Na placa que está configurado o meu link de acesso a internet, a eth0 (rede principal) não acontece nada, tudo normal. A bronca é só com a placa da rede local (eth1).
E aew? Que é que pode estar acontecendo? Alguém tem alguma ideia?
Agradeço a atenção.
Jesus está vindo...
mas o diabo já está aqui!

alevian

Fiz pelo pppoeconf.
Deu tudo certo.

Praticamente não se digita quase nada no terminal; tudo "next", "next", "ok" e variações sobre o mesmo tema.

Peguei a dica daqui:

http://my.opera.com/neifreitas/blog/configurando-uma-conexao-speedy-pelo-pppoeconf
Linux User 586375

zekkerj

Citação de: Escorpiao512 online 19 de Novembro de 2009, 00:00
Boa noite a todos.
Estou com um problema muito chato e incomum aqui. Configurei um servidor DHCP na minha máquina para a interface eth1 e até ai tudo bem, o problema é que, de uns dois dias pra cá, toda vez que reinicio a máquina o ubuntu cria uma nova interface de rede para essa placa que configurei o servidor DHCP. Ai é bronca, pois sempre tenho que ir no arquivo de configuração /etc/udev/rules.d/70-persistent-net.rules e deletar a nova interface eth2 criada, se eu reiniciar de novo sem deletar a eth2 ele cria a eth3, se reinicio cria a eth4, sempre para a mesma placa e por ai vai. Na placa que está configurado o meu link de acesso a internet, a eth0 (rede principal) não acontece nada, tudo normal. A bronca é só com a placa da rede local (eth1).
E aew? Que é que pode estar acontecendo? Alguém tem alguma ideia?
Agradeço a atenção.

Já tentou apagar todas as entradas nesse arquivo? Fazer o sistema esquecer as placas eth0 e eth1.

Se não resolver, poste aqui a saída do comando lspci. Poste também o conteúdo do arquivo /etc/udev/rules.d/70-persistent-net.rules com as interfaces erradas.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Escorpiao512

Citação de: zekkerj online 19 de Novembro de 2009, 03:52
Já tentou apagar todas as entradas nesse arquivo? Fazer o sistema esquecer as placas eth0 e eth1.

Se não resolver, poste aqui a saída do comando lspci. Poste também o conteúdo do arquivo /etc/udev/rules.d/70-persistent-net.rules com as interfaces erradas.

Bom dia amigo Zekkerj.
Segue o arquivo /etc/udev/rules.d/70-persistent-net.rules como solicitado. O que mais me intriga é que o endereço físico da placa está sendo alterado todas as vezes também...

(Quanto a essa placa não tenho problemas, ele é a minha placa onboard, onde o link da rede principal está conectado)
# PCI device 0x1106:0x3065 (via-rhine)
SUBSYSTEM=="net", ACTION=="add", ...
KERNEL=="eth*", NAME="eth0"

(Essa é a placa que dá bronca: O que está engraçado é o fato do endereço MAC também está mudando... Isso é normal? Ele não é um endereço fixo? Cada placa tem o seu e pronto? Não entendi.)
# PCI device 0x1317:0x0985 (tulip)
SUBSYSTEM=="net", ACTION=="add", DRIVERS=="?*", ATTR{address}=="00:08:81:5a:61:1c", ATTR{type}=="1", KERNEL=="eth*", NAME="eth1"

SUBSYSTEM=="net", ACTION=="add", DRIVERS=="?*", ATTR{address}=="00:4c:69:6e:75:79", ATTR{type}=="1", KERNEL=="eth*", NAME="eth2"

SUBSYSTEM=="net", ACTION=="add", DRIVERS=="?*", ATTR{address}=="00:08:a1:5a:61:1c", ATTR{type}=="1", KERNEL=="eth*", NAME="eth3"

Esse é o resultado gerado pelo comando lspci:

00:00.0 Host bridge: VIA Technologies, Inc. CN700/VN800/P4M800CE/Pro Host Bridge
00:00.1 Host bridge: VIA Technologies, Inc. CN700/VN800/P4M800CE/Pro Host Bridge
00:00.2 Host bridge: VIA Technologies, Inc. CN700/VN800/P4M800CE/Pro Host Bridge
00:00.3 Host bridge: VIA Technologies, Inc. PT890 Host Bridge
00:00.4 Host bridge: VIA Technologies, Inc. CN700/VN800/P4M800CE/Pro Host Bridge
00:00.7 Host bridge: VIA Technologies, Inc. CN700/VN800/P4M800CE/Pro Host Bridge
00:01.0 PCI bridge: VIA Technologies, Inc. VT8237 PCI Bridge
00:08.0 Display controller: Conexant Unknown device 2b30 (rev 01)
00:09.0 Ethernet controller: ADMtek NC100 Network Everywhere Fast Ethernet 10/100 (rev 11)
00:0f.0 IDE interface: VIA Technologies, Inc. VIA VT6420 SATA RAID Controller (rev 80)
00:0f.1 IDE interface: VIA Technologies, Inc. VT82C586A/B/VT82C686/A/B/VT823x/A/C PIPC Bus Master IDE (rev 06)
00:10.0 USB Controller: VIA Technologies, Inc. VT82xxxxx UHCI USB 1.1 Controller (rev 81)
00:10.1 USB Controller: VIA Technologies, Inc. VT82xxxxx UHCI USB 1.1 Controller (rev 81)
00:10.2 USB Controller: VIA Technologies, Inc. VT82xxxxx UHCI USB 1.1 Controller (rev 81)
00:10.3 USB Controller: VIA Technologies, Inc. VT82xxxxx UHCI USB 1.1 Controller (rev 81)
00:10.4 USB Controller: VIA Technologies, Inc. USB 2.0 (rev 86)
00:11.0 ISA bridge: VIA Technologies, Inc. VT8237 ISA bridge [KT600/K8T800/K8T890 South]
00:11.5 Multimedia audio controller: VIA Technologies, Inc. VT8233/A/8235/8237 AC97 Audio Controller (rev 60)
00:12.0 Ethernet controller: VIA Technologies, Inc. VT6102 [Rhine-II] (rev 78)
01:00.0 VGA compatible controller: VIA Technologies, Inc. UniChrome Pro IGP (rev 01)

Quanto a resposta do Alevian:
Citação de: alevian online 19 de Novembro de 2009, 00:58
Fiz pelo pppoeconf.
Deu tudo certo.

Praticamente não se digita quase nada no terminal; tudo "next", "next", "ok" e variações sobre o mesmo tema.

Peguei a dica daqui:

http://my.opera.com/neifreitas/blog/configurando-uma-conexao-speedy-pelo-pppoeconf

Acho que não é esse o problema... não quero configurar a conexão pppoe, quero apenas que o sistema não atribua novas interfaces a minha placa. Eu já fiz toda a configuração de conexão e está perfeita, consigo acessar a net e tudo mais, só que tenho que re-amarrar a placa off board ao endereço MAC toda vez que reinicio o sistema. Grato pela atenção assim mesmo. Mas se esse problema de MAC descontrolado era o que estava acontecendo com você e sua solução foi a citada acima, por favor me escreva de novo reafirmando a solução sugerida do (# ppoeconf).

A todos eu agradeço a atenção.
Jesus está vindo...

zekkerj

Hmmmm. Nunca tinha visto esse chipset "ADMtek". Essa placa não é onboard, é? Se não for, fica muito complicado pra vc testar com uma realtek fusquinha, pra ver se não é problema relacionado ao driver???
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Escorpiao512

Citação de: zekkerj online 19 de Novembro de 2009, 12:31
Hmmmm. Nunca tinha visto esse chipset "ADMtek". Essa placa não é onboard, é? Se não for, fica muito complicado pra vc testar com uma realtek fusquinha, pra ver se não é problema relacionado ao driver???

Não. A placa é OFF BOARD. É uma placa da Clone de R$ 25,00. Comprei só pra configurar uma rede local mesmo.
Mas vê só... em vez de apagar as informações eu deletei o arquivo /etc/udev/rules.d/70-persistent-net.rules e reiniciei a máquina. O Ubuntu trocou a ordem das interfaces eth0 pela eth1 e vice versa. Reiniciei de novo e ele parou de instalar novas interfaces. Com isso configurei os outros scripts baseado nessa nova configuração e pronto.
Problema resolvido. Já reiniciei algumas vezes e o arquivo /etc/udev/rules.d/70-persistent-net.rules não foi mais alterado.

Problema resolvido.
Grato pela atenção Zekkerj.
Jesus está vindo...