Aplicações Win no Linux

Iniciado por piccininsouza, 03 de Maio de 2006, 09:18

tópico anterior - próximo tópico

piccininsouza

Olá pessoal, gostaria de uma ajudinha de vocês, observem o seguinte cenário:

Estou montando um plano de migração para a empresa onde eu trabalho, só que há um empasse: existe um software de gerenciamento financeiro, contabil e de estoque que é utilizado já a algum tempo por nós. Este software é instalado em um servidor Windows XP, e é executado remotamente pelas estações, também Windows, sem que seja necessário instalar nenhum executável nestas, agente apenas cria um mapeamento, definindo o servidor como uma unidade "F:", por exemplo, e seta uma varável de ambiente com o nome estacao e com o valor da estação que está trabalhando com ele, 01, por exemplo.

O que eu gostaria de saber, é se existe alguma forma de executar este software em um cliente Linux, rodando em um servidor Rwindows, sob as condições que citei acima.

Muito obrigado, e fico no aguardo, uma migração de aproximadamente 20 máquinas depende disso!!!! :D

Valeu!!!!

isaacguerra

Bem existem várias maneiras de resolvere esse seu problema, todavia, a mais correta seria vc contratar uma equipe de desenvolvimento pra migra essa aplicação tbm! E se possivel disponibilizar em Open Source! eheh!

Bem mais nem sempre isso é possivel de imediato, por isso, existem varia aplicações que podem te ajudar!
cito:
 dosemu - emulador de aplicações em DOS
 Wine - Implementação das dll windows no Linux

Bem mais eu ja estive nessa situação!
E não fui feliz emulando aplicações, em geral as aplicações legadas são muito importantes pra empresa, se nao fosse assim nao precisariam ser migradas, e com isso, tornasse perigoso colocar sua empresa sobre um emulador que pode travar a qualquer momento, não que o emulador tenha problemas mais pela propria aplicação emulada!
Eu te aconselho, ja que a aplicação tem que funcionar!!

Instala um servidor windows 2000 server, ou 2003 server!
Colocar a aplicação nesta maquina e acessar remotamente essa aplicação, via Terminal Server. No linux tem uma aplicação chamada rdesktop que acessa o protolo RDP que e usado pelo terminal server.
Claro que isso não é bem uma migração mais ate vc desenvolver sua aplicação novamente, te ajuda a migrar o maximo possivel, sem perder tempo com resolução de bug na emulação!!

Falou!!

piccininsouza

Antes de mais nada, eu gostaria de dizer que este fórum é muito bom, a galera é muito rápida para responder e também pra compreender o(s) caso(s), isso sem falar na clareza e objetividade das respostas. Parabéns!!

Quanto ao assunto que iniciei, muito obrigado, você acabou de salvar uma empresa quase que completamente das ferozes garras proprietárias da Microsoft. Por sorte "(ou não  :wink: )", temos o Windows Server 2003 em nossa empresa, ele está dedicado a uma aplicação BI, mas acho que dá pra colocar o programa que eu citei nela.

Valeu mesmo, muito obrigado!! :D