Ubuntu Karmic Koala trava tudo...

Iniciado por theirfriend, 31 de Outubro de 2009, 10:14

tópico anterior - próximo tópico

theirfriend

Amigos da comunidade estou desesperado e decepcionado!

Aguardei frenetica mente a versão 9.10 do Ubuntu, parecia uma  "mãe" aguardando a chegada de um filho... Fiz propaganda e tudo, tanto no meu blog quanto para amigos e familiares!
Levei cerca de 2 dias baixando o arquivo iso, fiz tudo como de costume(já instalei outras versões sem problema algum), e quando fui testar em live CD já observei problemas como: travamento no boot, travamento na área de trabalho(tela "congelada" toda vez que tento abrir uma página, ou mesmo pelo simples fato de mexer com o mouse.)
Fiquei receoso e resolvi verificar o md5 e a resposta foi:
# MD5 checksums generated by MD5summer (http://www.md5summer.org)
# Generated 31/10/2009 02:31:52

8790491bfa9d00f283ed9dd2d77b3906 *ubuntu-9.10-desktop-i386.iso

Ou seja, tudo correto para meu PC!(32 bits)

Pois bem, tomei coragem e instalei...Resolvi graças a Deus particionar o HD(tenho o WV original)! E de certa forma essa foi a minha sorte/asar!

Vou resumir agora o meu pedido de ajuda!

1 - Tem jeito pra eu resolver esses travamentos? Gosto muito do Ubuntu e não quero me desfazer dele, muito menos ficar com uma má impressão dele!
2 - Tem como se for o caso eu retirar o Ubuntu do  meu PC(inclusive o Grub) sem comprometer o Windows?

Por favor me ajudem!

navegantesdailusao

Ola ta parecendo  impassibilidade com hard

qual foi a instalação? direto no Windows?

Qual a BIOS da placa mãe? ativou o 3D da placa de vídeo?

o processadores Amd ou Intel?

abs
J.E.S.U.S. - Juntos Estaremos Sendo Um Só.

navegantesdailusao

***Icompatibilidade, 90% dos problemas e detecção incorreta do
hardware da máquina...

tenta instalar de novo...

nao se preocupe.. tem varias opções de boot (cheatcodes)
que pode resolver seu problema.

abs
J.E.S.U.S. - Juntos Estaremos Sendo Um Só.

theirfriend

Poxa amigo eu bem que queria responder tudo, mas tem coisa que não sei onde encontrar pra lhe dizer...Não sou expert em informática!
As informações que pude pegar são as seguintes:

processador: Intel(R) Celeron(R) CPU 420 @ 1.60 GHz 1.60 GHz
Memória RAM: 1,00 GB
Sistema Operacional: 32 Bits

Ps.: A instalação foi do live CD

alarcon

Você chegou a usar pelo liveCD por uns minutos ou horas e achou o uso normal, ou seja, funcionou bem, ou foi logo instalando no HD?

Já usava a versão anterior do Ubuntu (9.04) instalado no seu HD sem problemas?

Você, se possível, poderia reinstalar o Ubuntu 9.10 e ao invés de escolher a formatação ext4 que é nova e portanto sujeita ainda a possíveis bugs, pela formatação ext3 já bastante conhecida e estável ou até mesmo a formatação reiserfs. Isso só para fazer um teste e verificar se seria por isso ou outro motivo.

Qual é sua placa de vídeo, onboard ou offboard? Esse também é um ponto crítico que tem de se verificar.

Use o liveCD e escolha a opção de verificar a integridade física do LiveCD para verificar se a gravação do seu CD ocorreu sem erros. Não use CD-RW prefira somente o CD-R.

Em muitos casos uma reinstalação do Ubuntu pelo liveCD resolve alguma possível falha de instalação da tentativa anterior, pois pode ter ocorrido algum erro de leitura e transferência de dados durante o processo de instalação anterior do Cd para o HD e aí algo tenha ficado corrompido.

Se pelo liveCD funciona bem e instalado não, deve ser mesmo algum erro de instalação.

Ah, acho que li aqui que alguém usou a opção do livecd para instalação direta, ou seja, não entrou pelo liveCD para uso sem instalar e deu erro na instalação. Depois usou a opção de testar sem instalar e por lá clicou na opção instalar no HD e foi tudo ok, vai entender.

theirfriend

Ao amigo Alarcon.

Deixa eu organizar tudo pra te responder da melhor maneira possível ok?!

1 - Usei em live CD por alguns minutos antes e notei os travamentos.
2 - Usava a versão 9.04 maravilosamente! Tanto no live CD quanto instalada.
3 - vou fazer o que sugeriu quanto as formatações ext3.
4 - Quanto ao vídeo não sei dizer...Futuquei o Windows e peguie as seguintes informações:
Intel(R) Graphics Media Accelerator Driver Report
Report Date:      10/31/2009
Report Time[hr:mm:ss]:   13:33:59
Driver Version:      7.14.10.1409
Operating System:      Windows Vista (TM) Starter* , Service Pack 2 (6.0.6002)
Default Language:      Portuguese
DirectX* Version:      10.0
Physical Memory:      1014 MB
Minimum Graphics Memory:   8 MB
Maximum Graphics Memory:   250 MB
Graphics Memory in Use:   68 MB
Processor:      x86 family 6 Model 22 Stepping 1
Processor Speed:      1596 MHZ
Vendor ID:      8086
Device ID:      2772
Device Revision:      02

*   Accelerator Information   *
Accelerator in Use:      Intel(R) 82945G Express Chipset Family
Video BIOS:      1374
Current Graphics Mode:   1280 por 800 True Color (60 Hz)

*   Devices Connected to the Graphics Accelerator   *
Active Monitors: 1

*   Monitor   *
Monitor Name:      Monitor Genérico PnP
Display Type:      Analog
Gamma Value:      2.20
DDC2 Protocol:      Supported
Maximum Image Size:   Horizontal: 12.0  inches
         Vertical:   10.0  inches
Monitor Supported Modes:
640 por 480 (60 Hz)
640 por 480 (72 Hz)
640 por 480 (75 Hz)
720 por 400 (70 Hz)
800 por 600 (56 Hz)
800 por 600 (60 Hz)
800 por 600 (72 Hz)
800 por 600 (75 Hz)
1024 por 768 (60 Hz)
1024 por 768 (70 Hz)
1024 por 768 (75 Hz)
1280 por 800 (60 Hz)
Display Power Management Support:
   Standby Mode:   Supported
   Suspend Mode:   Supported
   Active Off Mode: Supported

* Other names and brands are the property of their respective owners.

5 - Já fiz a verificação na intergirade do liveCD e deu tudo ok! Utilizei o CD-R
6 - Vou fazer a reinstalação, mas, Não sei se vou conseguir pq está particionado!

Vou continuar tentando...espero que eu consiga! Gosto muito do Ubuntu!

Ps.: Se eu instalar o Ubuntu 9.04, sem ter feito qualquer auteração nele, posso instalar por ele o 9.10? Como faço? tem algum comando por terminal?

alarcon

Se você já usou o Ubuntu 9.04 neste mesmo PC, então o uso do ext4 não tem muito haver, pois já no Ubuntu 9.04 era possível usr esta formtação. Só se você não usou ela no momento da instalação do Ubuntu 9.04, pois não era a formatação padrão. Somente no Ubuntu 9.10 é que o ext4 passou a ser o padrão.

Estranho que no Ubuntu 9.04 é que placas de vídeo intel tiveram uns problemas com o compiz, já nessa nova versão isso foi resolvido e como vc falou na versão anterior funcionava bem e nesta não.

Tenta uma nova instalação do Ubuntu 9.10, pois como falei anteriormente. Quanto ao que falou "Não sei se vou conseguir pq está particionado!", não há problema, pois é só vc escolher na instalação a opção que fala em particionamento manual e aí ir escolhendo as partições apresentadas a vc e só editar para formatar na formatação desejada (ext3 ou ext4 ou reiserfs) e escolher os pontos de montagem raiz (/), pasta home (/home) em uma partição particular e etc. Faça da forma como costuma fazer.

CitarPs.: Se eu instalar o Ubuntu 9.04, sem ter feito qualquer auteração nele, posso instalar por ele o 9.10? Como faço? tem algum comando por terminal?

Não entendi o que quis dizer, mas é possível vc ter o Ubuntu 9.04 instalado e um cd alternate do Ubuntu 9.10 e através do Ubuntu 9.04 utilizar este cd alternate do Ubuntu 9.10 e atualizar. Só não sei os procedimentos, pois nunca fiz.

Querendo vc pode atualizar seu Ubuntu 9.04 instalando no HD para o Ubuntu 9.10 pela internet como muitos fazem por aqui. Primeiro atualize seu Ubuntu 9.04:

sudo apt-get update

depois tecle Alt+F2 e na janela que abrir digite:

update-manager -d

que vai atualizar, pelo menos é assim que vejo por aí, particularmente eu gosto de sempre instalar do zero e nunca tive problemas com esta forma, só trabalho. ;D

Agindo assim nunca precisei reinstalar ou formatar meu Ubuntu a não ser para colocar uma nova versão do mesmo.

theirfriend

Pois é amigo, tentei fazer tudo que disse...Mas não rola, pois antes que eu consiga abrir as janelas para instalar(dentro do liveCD) trava tudo... Não sei mesmo o que pode estar acontecendo! Já utilizo o Ubuntu desde a versão 8.04 e nunca tive problema algum! Vou baixar tudo de novo pelo torrent, e ver no que vai dar!

Sabe me dizer se tem como eu retirar o Ubuntu que instalei(particionei meu HD com o W. Vista), se possível tirar aquele Grub do início também!? Obrigado por tudo...
Vou continuar tentando uma solução aqui!

alarcon

Citação de: theirfriend online 31 de Outubro de 2009, 14:36
Pois é amigo, tentei fazer tudo que disse...Mas não rola, pois antes que eu consiga abrir as janelas para instalar(dentro do liveCD) trava tudo... Não sei mesmo o que pode estar acontecendo! Já utilizo o Ubuntu desde a versão 8.04 e nunca tive problema algum! Vou baixar tudo de novo pelo torrent, e ver no que vai dar!

Sabe me dizer se tem como eu retirar o Ubuntu que instalei(particionei meu HD com o W. Vista), se possível tirar aquele Grub do início também!? Obrigado por tudo...
Vou continuar tentando uma solução aqui!

Nunca fiz isso de remover o linux e restaurar a mbr só para o windows, ou seja, retirar o grub, mas sei que é com algum comando do tipo:

fixmbr

por um disquete ou cd de inicialização do windows.

Pode ser até mesmo pelo Recovery Console do windows, mas certeza mesmo você deve procurar no google por fixmbr e Win. Vista ok.

Numa busca rápida: http://support.microsoft.com/kb/927392/pt-br

theirfriend

Amigos acho que tenho uma luz!!!
Entrei no Ubuntu e antes que ele travasse, retirei os efeitos 3d todos! Aí ele funfou direito, mas sempre usei o 3d e nunnnnnnnnnnca tive problemas!
Ao inicializar ele exibe um montão de letrinhas(isso é normal?)
Consegui me conectar a internet(estou escrevendo por ele), e estou fazendo umas atualizações pra ver o que acontece!!!
Não vou tirar ele ainda não...
vou ver no que dá!

insign

De fato, travou tudo, vou tentar tirando os efeitos visuais. Nunca vi isso no Ubuntu. Que decepção viu, uma versão nova definitiva, vir assim.

insign

Incrível, consegui tirando os efeitos visuais. Isso não tinha antes...

Seila

Estou com o mesmo problema. Uso ubuntu desde do 8.10 e nunca tive esse problema. Minha placa de video é a mesma. Por favor, se alguem tiver alguma solução poste aqui, to procurando muito de como resolver esse problema...

alarcon

Aqui também tenho placa de vídeo Intel, só que este modelo:

VGA compatible controller: Intel Corporation Mobile GM965/GL960 Integrated Graphics Controller (rev 0c)

e funciona perfeitamente o Ubuntu 9.10 karmic koala com o compiz ativado.

theirfriend

Pois é amigos, pelo jeito não é somente comigo que está acontecendo esse problema...Menos mal, se for algo genérico acredito que a solução virá mais rapidamente, comigo resolveu um pouco destivando os efeitos visuais como disse anteriormente, mas poxa, fiquei meio frustrado...esperei tanto, nunca tive problema algum!
quem sabe uma atualização vai resolver isso? por favor ajudem!
obrigado!